Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Redação, 07/08/2025
Ivan Costa, da livraria Belle Époque, é o novo presidente da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AELRJ). A chapa Quente! liderada por ele vai aproveitar o clima favorável da Rio Capital Mundial do Livro para celebrar em 2026 o Verão do Livro. “Tem muita gente nova, com ideias interessantes, que pode se somar à experiência dos mais antigos”, disse ele. “A ideia do Verão do Livro pode gerar muitas ações, desde as básicas, nas redes sociais, com as pessoas lendo na praia e marcando suas livrarias, até as presenciais”. Vice-presidente da AELRJ na gestão anterior, Ivan assumiu a presidência da entidade em junho após a renúncia de Borgópio D’Oliveira, da Triuno, por motivos de saúde. Nesta quarta-feira (6), foi eleito para o cargo no biênio 2025/2027. Com Ivan, que foi da Leonardo da Vinci e da Berinjela, está André Nascimento Silva, na vice-presidência, ex-Argumento e Arlequim. Ele tem a Machado e Cia. e participa, com a livraria, de feiras como a do Lavradio, no Centro. Com Ivan, que foi da Leonardo da Vinci e da Berinjela, está André Nascimento Silva, na vice-presidência, ex-Argumento e Arlequim. Ele tem a Machado e Cia. e participa, com a livraria, de feiras como a do Lavradio, no Centro. Para André, a realização de uma feira itinerante entre as associadas da entidade, com eventos literários simultâneos, poderá dar mais visibilidade às livrarias na cidade. Uma grande festa literária anual também está nos planos da nova chapa. Acesse o Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Beatriz Sardinha, 07/08/2025
A escritora Jéssica Balbino lançou o livro autoficcional Porca gorda (Barraco Editorial) na Casa Queer, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Na obra, ela debate gordofobia através de uma escrita combativa em torno de estigmas associados ao tema. Jéssica é curadora da Festa Literária Pirata das Livrarias Independentes (Flipei) e colunista do jornal O Estado de Minas. No sábado (9), ela estará também na mediação do painel Mesa pelas margens: literatura de encruzilhada, na Flipei, junto de Wesley Barbosa e Lilia Guerra e Alessandro Buzo. Ao PN ela respondeu o que está lendo. Clique no Leia mais para conferir a resposta na íntegra.
PublishNews+, Redação, 07/08/2025
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre os livros previstos para a semana entre 22 e 28 de detembro estão Círculo dos dias (Arqueiro), de Ken Follett que traz a saga de um dos maiores mistérios de nossa era: Stonehenge; O ponto cego (Record), em que o teórico de física Marcelo Gleiser, o astrofísico Adam Frank e o filósofo Evan Thompson questionam a concepção da ciência como estudo desvinculado da experiência pessoal; e Crônica da terra das pessoas mais felizes do mundo (Companhia das Letras) em que Wole Soyinka realiza uma investigação multifacetada da sociedade nigeriana contemporânea. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 07/08/2025
A Editora UFPR anunciou oficialmente a realização da XXII Feira do Livro da UFPR, que acontecerá de 1º a 4 de setembro de 2025, no pátio do Campus Reitoria, em Curitiba. A versão virtual será realizada de 5 a 7 de setembro, ampliando o alcance do evento para leitores de todo o Brasil. Vista como uma importante ação de promoção da leitura, do livro e da produção editorial universitária no Paraná, a Feira reúne editoras universitárias, comerciais, livrarias e distribuidoras de diversas regiões do país. Com descontos que podem chegar a 50%, o público terá acesso a milhares de títulos de diferentes áreas do conhecimento e gêneros literários. Além da feira de livros, o evento contará com uma programação cultural e acadêmica que inclui a realização de oficinas e atividades formativas, apresentações artísticas e sessões de autógrafos com autores. As inscrições para participação como expositor no evento deverão ser realizadas por meio de preenchimento do formulário de inscrição que constará no edital da XXII Feira do Livro Editora UFPR. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 07/08/2025
O Shopping JK Iguatemi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – São Paulo / SP) recebe até o dia 31 de dezembro a Livraria da Vila – Artes, uma loja temporária com curadoria especial dedicada a livros e objetos voltados às artes visuais, arquitetura, design, decoração e fotografia. Instalada no térreo, em um espaço de 40m², a unidade reúne mais de mil títulos cuidadosamente selecionados, incluindo publicações de editoras internacionais como Abrams (EUA), Assouline (França), Luster (Brasil), Rizzoli (Itália), Taschen e TeNeues (Alemanha) e Thames & Hudson (Inglaterra). Projetado para proporcionar uma experiência acolhedora e inspiradora, o ambiente também oferece itens de papelaria refinada e artigos de lifestyle que dialogam com o universo das artes. “A Livraria da Vila – Artes tem curadoria especial para os amantes de livros de arte, arquitetura, decoração e fotografia; em um ambiente aconchegante, imaginado para proporcionar uma boa experiência para os nossos clientes”, comenta Eliana Menegucci, CEO da Livraria da Vila. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 07/08/2025
A Scortecci Editora comemora 43 anos no mercado editorial brasileiro no próximo dia 16 de agosto. O evento ocorre das 16h às 20h30, no Espaço Scortecci (Rua Deputado Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo / SP). A Scortecci nasceu em agosto de 1982, numa sexta-feira 13, na loja 13, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. São mais de 11 mil títulos publicados em primeira edição. Já recebeu os prêmios: Jabuti, APCA, FBN, ABL e PEN Clube. Foi ainda finalista do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por mais sete vezes, nas categorias: Poesia, Contos, Reportagem, Adaptação e Romance (autor estreante). Desde 1982, a Scortecci edita, imprime e comercializa livros em pequenas tiragens. Possui gráfica própria com tecnologia digital, acabamento de qualidade, sofisticado controle de vendas e central de logística. É associada da Abigraf – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Clique no Leia mais para conferir a programação do dia 16 na íntegra da nota.
PublishNews, Redação, 07/08/2025
Alberto Manguel se tornou conhecido por ter sido, ainda adolescente, leitor oficial de ninguém menos que Jorge Luis Borges. Nas entrevistas de Uma vida imaginária (Edições Sesc, 132 pp, R$ 68 – Trad.: Alberto Manguel do Amaral), contudo, feitas de forma simultaneamente densa e leve por Sieglinde Geisel, o leitor descobre quantas outras facetas compõem o homem, leitor e escritor Alberto Manguel. Longe de ter se tornado quem é por sua convivência com o mestre, foi por Manguel já ser quem era que Borges o escolheu. Tido como uma das pessoas que mais leu no planeta, esse colecionista e humanista escreve como quem procura dar conta daquele livro total, daquela Babel com que seu mestre sonhava. Há dez anos, Manguel lê, todas as manhãs, um canto da Divina comédia de Dante, obra que conhece de cor. Em seus livros, como Uma história da leitura, O leitor como metáfora e Os livros e os dias, entre muitos outros, é como se Manguel se tornasse Virgílio, o guia de Dante, conduzindo o leitor pelos círculos do inferno, pelo purgatório e pelo céu da literatura, cujo centro, ou Beatriz encarnada, é a própria Divina comédia. Para cada pergunta da crítica Sieglinde, nesta entrevista-diálogo, o escritor lembra de obras que explicam, exemplificam, mas principalmente problematizam questões fundamentais.
PublishNews, Redação, 07/08/2025
O livro It starts with one: A lenda e o legado do Linkin Park (Belas Letras, 420 pp, R$ 149,90 – Trad.: Marcelo Barbão) narra a trajetória da banda que marcou a sua geração. Escrito por Jason Lipshutz, o livro mostra o início de carreira da banda, passando pelo sucesso com o lançamento de Hybrid Theory e o futuro incerto após a morte de seu vocalista Chester Bennington. A obra explora ainda a fusão de estilos musicais do grupo, combinando pop, hip-hop, pós-grunge e nu metal, além de destacar o impacto emocional de suas letras na discussão sobre saúde mental e inclusão. Lipshutz analisa a evolução da banda por meio de cada álbum, revelando os desafios e inovações que moldaram sucessos como Hybrid Theory, Meteora e Minutes to Midnight. Além de traçar a história musical da banda, a biografia também mergulha na vida pessoal de Chester Bennington, abordando sua infância difícil, os traumas que enfrentou e sua luta contra o vício. O livro também relembra momentos marcantes da carreira do Linkin Park, como a parceria com Jay-Z no projeto Collision Course e sua influência em artistas de diferentes gerações. Com entrevistas exclusivas de músicos que foram impactados pelo grupo, It starts with one se torna um registro interessante para fãs e admiradores do grupo.
|
“O poeta vale aquilo que vale o melhor dos seus poemas.”
Poeta e escritor português
(1888 - 1935)
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
3.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
4.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
5.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
6.
|
Mais esperto que o diabo
|
7.
|
1984
|
8.
|
Mais esperto que o Diabo 2
|
9.
|
Melhor que nos filmes
|
10.
|
O homem que comprou o tempo
|
|
|
PublishNews, Redação, 07/08/2025
Divina e seus muitos amantes habitam o boêmio e extravagante bairro parisiense de Montmartre. Embriagam-se nos cafés enfumaçados, seduzem clientes em becos suspeitos, transam loucamente em tugúrios e se torturam mutuamente. Escrito numa das muitas passagens do autor pelas prisões francesas e publicado pela primeira vez em 1943, Nossa Senhora das Flores (Todavia, 256 pp, R$ 94,90 - Trad.: Julio Castañon Guimarães) nasceu das memórias pessoais e obsessões íntimas de Jean Genet. Fruto de uma necessidade incontrolável de evasão e subversão eróticas, a narrativa de Divina adquire, na prosa inigualável de Genet, uma força visionária tão potente que leva os personagens a ultrapassarem os limites da trama e visitarem, como aparições angelicais cheias de malícia, o narrador encarcerado, confundindo aquilo que é real e o que não é. O narrador alterna elementos autobiográficos com impulsos líricos, reflexões sobre a vocação artística com explosões avassaladores de vitalidade erótica — além de momentos em que se revela o absurdo da existência. O livro de Genet dialoga com a produção de autores como Édouard Louis, Paul B. Preciado e Annie Ernaux.
PublishNews, Redação, 07/08/2025
Como um mestre espiritual concilia a vastidão da consciência expandida com os desafios do mundo material? Nesta autobiografia Sri Prem Baba compartilha sua trajetória de vida em busca da verdade sobre os mistérios da existência. Com a corajosa escolha de não se apegar a dogmas religiosos, essa busca trouxe desafios para um homem que queria entender o que verdadeiramente existe além das crenças da mente humana. Em suas reflexões, Prem Baba explica também como superou o período de difamações que abalaram sua missão. Passado o período de cancelamento, encontrou novamente forças para seguir seu propósito espiritual que continua tocando milhares de pessoas no mundo. Mais do que uma autobiografia, Em busca da verdade (Matrix, 264 pp, R$ 74) é um convite para aqueles que sentem um chamado para um despertar espiritual, mas se perguntam como caminhar com os pés na terra, lidando com os desafios da vida, sem perder a conexão com o divino.
PublishNews, Redação, 07/08/2025
Na produção autobiográfica A saga continua: ser mulher não é para qualquer um (Umanos Editora, 224 pp, R$ 60), Nany People mostra que a vida não começa aos 50 anos, ela se realinha. Além de dar detalhes das últimas viradas que viveu profissionalmente, como a ida para a TV Globo, a artista compartilha experiências marcantes de sua trajetória pessoal, novos relacionamentos, a adequação de seu nome, os desafios de ser mulher trans de 60 anos, a passagem pela pandemia, viagens pelo mundo, entre outros assuntos. O texto foi escrito por Flavio Queiroz e contou com curadoria da própria Nany, trazendo relatos pessoais da artista, além de momentos emocionantes por meio da linguagem bem humorada já conhecida no imaginário do público. A saga continua é permeado por narrativas emocionantes, histórias de superação, inspiração e momentos de celebração, retratando a vida intensa da atriz na última década.
|
|
|