Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Talita Facchini, 03/07/2025
Um dos autores e roteiristas mais celebrados da China, Liu Zhenyun assumiu o papel de autor embaixador da Feira Internacional do Livro de Pequim com o objetivo de ajudar o evento a fortalecer suas conexões globais. Zhenyun venceu diversos prêmios, vendeu 15 milhões de cópias no mercado chinês e já foi traduzido para mais de 30 idiomas. É mais conhecido por seu premiado romance Someone to talk to (Alguém para conversar, em tradução literal) e pelo filme I am not Madame Bovary (Eu não sou Madame Bovary), dirigido por Xiaogang Feng e baseado no seu romance. Sua escrita se destaca pela sagacidade e a narrativa é descrita por diversos veículos internacionais como “magistral”. Durante a Feira do Livro de Pequim, Zhenyun ofereceu um jantar para alguns convidados – que incluiu nomes como Jacks Thomas, diretora do BolognaBookPlus; o autor e ilustrador Neil Packer; Melissa Fleming, autora de Uma esperança mais forte que o mar (Rocco), e Doaa Al Zamel, a personagem central da obra; Mary E. Glenn, chefe de publicações da ONU; Lin Liying, presidente da CNPIEC, e o PublishNews – para falar sobre sua nova obra e a importância do seu trabalho como autor embaixador. Tendo crescido em uma pequena comunidade rural na China, Zhenyun tomou o cargo como missão e uma oportunidade de "exaltar o prazer da leitura" ao visitar essas pequenas aldeias pelo país e levar crianças e adolescentes para o evento. Com tom descontraído e ao mesmo tempo reflexivo, Liu respondeu algumas perguntas do PublishNews sobre suas obras, sua escrita, inspirações e sua relação com o Brasil. Ele comenta ainda sobre o apelo universal de suas histórias, a intersecção entre literatura e cinema, sua relação com as redes sociais, seus leitores e tradutores ao redor do mundo. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
Nesta semana, duas reuniões políticas realizadas pelo Governo Federal e pela Câmara dos Deputados debateram ações para a construção do novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). No dia 30 de junho, foi realizada a 1ª reunião (virtual) dos Colegiados com a presença dos conselheiros diretivos, da Coordenação-Executiva e dos membros consultivos, que tiveram acesso à minuta do texto base do PNLL 2025-2035. Na terça-feira (1º), uma audiência pública sobre a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) discutiu o tema junto à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o Ministério da Cultura (MinC), representado pelo secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba, e o Ministério da Educação (MEC) apresentaram ao público informações sobre o documento. A consulta pública está prevista para iniciar no dia 7 de julho e ficar disponível até o dia 8 de agosto. Além de Piúba, estavam presentes a diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Anita Stefani; o presidente do SNEL, Dante Cid; a diretora-executiva da CBL, Fernanda Garcia; o presidente da Abrelivros, José Angelo Xavier; entre outros. “O PNLL é um conjunto de políticas, programas, projetos, ações continuadas que tem como objetivo a formulação permanente de estratégias para o desenvolvimento da capacidade leitora no Brasil”, destacou o secretário Piúba, ao pontuar a importância da confluência de ações importantes para o PNLL. Ele também frisou que o novo Plano é uma tarefa de Estado e sociedade, para a construção de um país de leitores. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
Com a ideia de aproximar livrarias e autores dos leitores, o projeto Arena da Palavra entra em sua 3ª edição e passa a integrar o Festival Cidade da Cultura, evento multiartístico realizado na cidade de São Paulo neste mês de julho. O festival terá atrações gratuitas em várias áreas de expressão artísticas, entre elas literatura, instalação, intervenção, performance, circo, exposições de artes visuais, cinema e música. O festival integra mais de 150 espaços da cidade, com dezenas de atrações, entre internacionais e nacionais. A curadoria do Arena da Palavra segue com o formato de ter, em cada livraria, a figura do autor-livreiro, que conduzirá um debate com o público a partir dos títulos e obras selecionados previamente das prateleiras da loja, e que serão objeto de debate. Entre as livrarias participantes, estão lojas como Banca Tatuí, Bibla, Cabeceira, Livraria da Tarde, Livraria da Vila, Livraria Miúda e Livraria Simples, entre outros. Autores e autoras como Aline Bei, Marçal Aquino, Cristhiano Aguiar e Cassiana Der Haroutiounian (artista visual brasileira de origem armênia) também já estão confirmados. Na programação internacional, estão entre os destaques o lançamento de um livro de Leonello Abello Mesa (Cuba), uma mesa sobre o autor Sándor Marai (Hungria), e atrações de Bélgica, Suécia e Alemanha. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
O ritmo positivo segue no 6º período de 2025 do Painel do Varejo de Livros no Brasil — pesquisa conduzida pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) —, apresentando saldo positivo tanto no volume quanto no faturamento. Foram 4,37 milhões de livros vendidos, com uma receita de R$ 215,55 milhões pelo setor livreiro no período, contra 4,14 milhões de livros no período equivalente de 2024, além de um faturamento de R$ 195,64 milhões, registrando uma variação positiva de 5,50% e 10,18%, respectivamente. “O setor celebra mais um período de crescimento nos canais tradicionais enquanto ainda contabiliza os excelentes resultados de vendas durante a Bienal do Livro Rio, que também apresentou recordes de resultados”, comenta Dante Cid, presidente do SNEL. Os livros de colorir continuam impulsionando os resultados do período bem como os títulos de ficção e de infantojuvenil. Luiz Gaspar, Diretor Regional da NielsenIQ Book Brasil, comenta: “o ano de 2025 certamente será marcado pelo crescimento dos livros de colorir. O desafio agora é entender em que momento esse fenômeno atingirá seu ponto de saturação. Ainda assim, ao excluirmos esse segmento, observamos que o mercado continua apresentando crescimento: 1,4% em volume e 4,4% em faturamento. Os principais impulsionadores desse avanço são os gêneros de ficção literária e crime, suspense e aventura". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews+, Redação, 03/07/2025
O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre os livros previstos para a semana entre 18 e 24 de agosto está o conjunto de ensaios radicais sobre prisões de Abolição (Companhia das Letras), de Angela Y. Davis, a jornada de uma menina em busca de seu pai Jon Fosse em A pequena violinista (Companhia das Letrinhas), e também a discussão dos desafios organizacionais do teatro presentes em Liderança em cena (Portfolio-Penguin), de Nuno Saramago. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
O Grupo Editorial Global está à procura de um consultor sênior em soluções educacionais para atuação em São Paulo. É preciso ter com sólida experiência no segmento editorial educacional; networking ativo com agentes públicos, distribuidores e instituições educacionais; histórico de atuação em grandes editoras; capacidade de liderança, pensamento estratégico e execução; e visão ampla de políticas públicas e programas educacionais. As funções do cargo incluem liderar a estruturação completa do departamento de soluções educacionais; desenvolver e executar estratégias de posicionamento e expansão no setor público; prospectar, consolidar e gerir parcerias estratégicas com distribuidores, agentes e redes educacionais; ampliar a presença institucional junto a órgãos governamentais e educacionais; e atuar na análise de mercado e desenvolvimento de soluções editoriais inovadoras. Interessados devem encaminhar currículos para recrutamento@globaleditora.com.br.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
A segunda edição do Prêmio Caminhos de Literatura segue até o dia 13 de agosto com inscrições abertas para o envio de obras. O prêmio segue também com a campanha de financiamento coletivo para 2025, disponível na plataforma Catarse, e oferece diferentes níveis de recompensas aos apoiadores, incluindo exemplares do livro vencedor da primeira edição. Lançado em 2024, prêmio surgiu com a proposta de ampliar o acesso ao mercado editorial e revelar novos talentos. Interessados podem se inscrever clicando aqui. A grande novidade desta edição é a publicação do romance vencedor simultaneamente no Brasil e em Angola. A obra será publicada no Brasil pela Editora Dublinense, e pela Editora Kacimbo, em Angola, que publica o escritor Ondjaki, em uma parceria que busca aproximar os dois lados do Atlântico por meio da literatura. O angolano celebrou a parceria: "Estamos desejosos que isso aconteça e que o oceano Atlântico nos aproxime ainda mais". Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
Em julho, o premiado autor franco-senegalês David Diop vem ao Brasil para participar de uma série de encontros promovidos por Sesc, BiblioMaison, Universidade Federal Fluminense e Sempre um Papo, ao lado de grandes nomes da literatura brasileira – todos os eventos têm entrada gratuita. Seus livros são publicados por aqui pela Editora Nós. Junto a Itamar Vieira Jr., Diop participa da mesa “Irmandade de alma e de luta: A fraternidade e a resistência nas personagens de David Diop e Itamar Vieira Jr.”, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, Vila Mariana – São Paulo / SP), nesta sexta-feira (4), às 19h30. Os autores discutem as conexões entre suas obras e os laços de solidariedade forjados pela experiência da negritude e da luta coletiva. Outros encontros serão realizados no Sesc Campinas, BiblioMaison (Rio de Janeiro / RJ), e no Palácio das Artes (Belo Horizonte / MG). Em 2021, Diop foi contemplado pelo prêmio International Booker Prize por seu romance Irmão de alma, ambientado na Primeira Guerra Mundial. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
|
“Acho que quanto mais você sabe, de maneira mais simples você é capaz de escrever.”
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
Dias frios (Fall Winter)
|
3.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
4.
|
Isso e aquilo (This & That)
|
5.
|
Elo Monsters Books: Flow Pack
|
6.
|
Amanhecer na colheita
|
7.
|
Como se tornar um cristão inútil
|
8.
|
A hora da estrela (edição comemorativa)
|
9.
|
O Deus que destrói sonhos
|
10.
|
O abismo de Celina
|
|
|
PublishNews, Redação, 03/07/2025
Neste sábado (5), a região central de Campinas (SP) receberá a ação Esconder poemas – palavras em deslocamento no Centro – que faz parte da [SUB]poética, uma das atividades da programação paralelas da Feira [SUB] de arte impressa e publicações independentes. A ação é um convite para um movimento coletivo pela cidade para esconder-revelar poesia. A partir de um circuito pré-determinado, o Mapa da Poesia, a ação fará um passeio pela região Central a fim de ocultar palavras e deixar marcas de versos para serem descobertas. Idealizado pelo escritor Zé Maurício da Costa junto das Manas Escritas, Lívia Mota e Natália Moretti e das organizadoras da Feira [SUB], Fabiana e Marcela Pacola, o roteiro inclui 12 pontos da cidade. Começa na frente da Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, às 10h, e passa por destinos que, de alguma forma, contam uma história como a Praça Carlos Gomes, o Mercadinho Campineiro, a viela da Praça das Andorinhas, além de dois ateliês artísticos, sebo, igreja, sex shop e bares. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
O Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 — Rio de Janeiro / RJ) recebe a roda de conversa Ágota Kristóf – Uma das mais importantes escritoras europeias do Século XX. No evento, realizado no próximo sábado, 5 de julho, de forma híbrida das 14h às 16h, a escritora Adriana Vieira Lomar, finalista do Prêmio Jabuti 2024, mediará um encontro com o editor da Dublinense, Gustavo Faraon, apresentando toda a profundidade e relevância de Ágota Kristóf, autora do Leste Europeu, ainda parcialmente desconhecida do público brasileiro. A suíça-húngara Ágota Kristóf (1935-2011), que escrevia em francês, hoje é considerada uma das mais importantes escritoras europeias do século XX, tendo recebido inúmeros prêmios literários, dentre os quais Prêmio Schiller e o Prêmio Kossuth do Estado Húngaro. As inscrições deverão ser encaminhadas para: dridrilomar@gmail.com. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
A Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro, recebe a partir desta quinta (3) a exposição Jornada do Pequeno Príncipe – Uma experiência imersiva e inédita no Brasil. A mostra permanece aberta até o dia 22 de agosto e buscar trazer o público para embarcar em uma viagem pelo universo criado pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos online através da plataforma Sympla. A iniciativa integra a campanha “Literatura do Rio ao RJ”, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, como parte das celebrações pelo título de Rio Capital Mundial do Livro, concedido ao Rio pela Unesco. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
Em A urgência de ser feliz (Gente, 176 pp, R$ 74,90), a empresária, palestrante e mentora Sabrina Dourado ensina o leitor a não ignorar a felicidade e questiona: “se viver é uma dádiva, que escolhas você tem feito para aproveitar esse presente com felicidade?”. Na obra, Dourado compartilha exemplos da própria trajetória, que é marcada por desafios e superações, e apresenta um método prático e acessível para o leitor resgatar o brilho da sua existência. Por meio do autoconhecimento, do domínio das emoções e da construção da imunidade emocional, é possível encontrar o caminho para protagonizar a sua vida. O livro ensina ainda a transformar crenças limitantes e padrões de autossabotagem em confiança; desenvolver resiliência emocional para lidar com desafios e incertezas de maneira mais leve e equilibrada; construir relações mais saudáveis e alinhadas com a sua essência; e transformar a sua rotina em um percurso de gratidão, realização e felicidade real.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
O livro Deixa pra lá (BestSeller, 322 pp, R$ 49,90 – Trad.: Alessandra Bonrruquer e Ivanir Callado), de Mel Robbins, tem como tema a importância dada às atitudes e opiniões dos outros. Segundo a autora, a forma como cada indivíduo leva opiniões alheias pode ter relação com sentimento de frustração e sobrecarga no cotidiano. Robbins, que é palestrante e especialista em mudança comportamental, está por trás da concepção da teoria Let Them, traduzida livremente para o português como "Deixe eles". Neste livro, a autora tem como objetivo transmitir para o leitor formas de não desperdiçar energia e foco naquilo que está fora do controle de cada indivíduo. A partir de uma abordagem direcionada na aplicação no dia a dia, o livro é voltado para leitores que se mostram esgotados com viver em razão de opiniões alheias e têm como meta descobrir como aplicar lemas como "deixa pra lá" e "deixa comigo", em suas rotinas.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
E se fosse possível abrir um livro no momento em que enfrentamos um grande desafio e encontrar a saída? Dividido por temas de rápida identificação, Para você ler quando... (Sextante, 272 pp, R$ 59,90 – Trad.: Carolina Simmer) é um guia que apresenta conceitos baseados em evidências científicas e ferramentas poderosas para usar nos momentos de maior vulnerabilidade. A psicóloga Julie Smith criou este “manual de primeiros socorros” para ajudar os leitores a lidar com desafios de saúde mental no momento em que eles estão diante de nós, e não depois que tudo passou. Ela mostra como controlar nossas emoções e permanecer presentes, pois só assim seremos capazes de escolher como reagir a cada situação. A obra ensina a agir com mais leveza quando for difícil conviver com outras pessoas – por timidez, por se achar inferior ou porque elas traíram sua confiança; quando for difícil estar consigo mesmo – por medo, insegurança ou excesso de autocrítica; quando for difícil lidar com suas emoções – como solidão, raiva e falta de esperança; e quando olhar para o futuro e não quiser cometer os mesmos erros do passado, encontrando o caminho para se sentir realizado e em paz consigo mesmo.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
A filosofia do estoicismo conquistou adeptos célebres, como Eugène Delacroix e Adam Smith, e hoje se coloca como uma possibilidade de guia para viver bem e buscar a realização pessoal, tanto para pessoas comuns como para personalidades da NBA, financistas de Wall Street e empreendedores do Vale do Silício. Referência no estudo do estoicismo e em sua aplicação prática, Ryan Holiday apresenta em seu novo livro uma proposta de tratado sobre a justiça. Em Faça o certo, faça agora (Intrínseca, 304 pp, R$ 59,90 – Trad.: André Fontenelle), o autor declara que, mesmo em um mundo tão injusto, a noção de fazer o que é certo é uma noção universal e está ligada às esferas social, profissional e pessoal. Neste volume, ele discorre sobre a virtude que orienta todo o restante. Afinal, não adianta trabalhar a autodisciplina se ela levar ao egoísmo. Nem ser corajoso e não ter senso moral. Segundo o autor, a justiça deve ser encarada como a bússola para todas as nossas ações. Dividida em três partes, a obra apresenta importantes reflexões sobre como a justiça se relaciona com as esferas pessoais, sociais e profissionais dos indivíduos, e argumenta que agir de forma justa deve fazer parte da essência de cada um.
PublishNews, Redação, 03/07/2025
O livro A síndrome da boa garota (Faro Editorial, 256 pp, R$ 64,90 – Trad.: Nathália Rondán), da psicóloga Marta Martínez Novoa, levanta um debate em cima da questão do porquê as mulheres são ensinadas a colocar a necessidade dos outros acima das suas. O livro advoga que ser uma pessoa boa geralmente não é um problema, mas que a expressão dessa bondade e desse comportamento pode atrasar o momento de estabelecer limites, lidar com conflitos ou defender valores individuais. Novoa explica na obra que, no final, o importante é que cada um seja como realmente quer ser, e não ser aquilo que os outros esperam. Em A síndrome da boa garota, Marta Martínez quer dialogar especialmente com suas leitoras, a questionarem essa síndrome, tendo em vista seu bem-estar emocional e para a formação de relacionamentos mais verdadeiros e equilibrados. Como uma espécie de guia, a autora propõe reflexões sobre o passado, auxiliando o entendimento dos sentimentos.
|
|
|