Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 19/05/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 19/05/2025

Neste episódio do Podcast do PublishNews, conversamos com Isaac Maciel e João Varella. Isaac é fundador da Editora Valer, que tem mais de dois mil títulos lançados, e agora está retomando a Livraria Valer Teatro, em Manaus (AM), integrada ao complexo cultural Valer Teatro, composto por restaurante, cafeteria, sala de vinhos e galeria de artes, além da livraria e do auditório – tudo isso no Largo São Sebastião, ao lado do icônico Teatro Amazonas. Para o empreendimento, foram reformados dois casarões centenários para abrigar o empreendimento, num investimento de R$ 10 milhões de reais. João Varella é jornalista, escritor e fundador da editora Lote 42, livraria Banca Tatuí (2014) e escola de edição Sala Tatuí – a empresa está inaugurando a nova Livraria Gráfica, especializada em livros sobre livros. O espaço fica na mesma rua da Banca Tatuí, na Barão de Tatuí, 509, Santa Cecília, região central de São Paulo/SP. Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

A Bienal do Livro Rio 2025 – a ser realizada entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro – está celebrando um aumento na metragem ocupada por diversas editoras, de acordo com nota enviada com exclusividade ao PublishNews. Dezessete casas ampliaram seus espaços em mais de 50m². Todos os espaços dedicados a editoras já foram ocupados, e os ingressos para o público estão à venda no site da Bienal. O crescimento da área das editoras é um dos grandes destaques desta edição. A editora On Line ampliou sua presença em mais de 300%, enquanto o Grupo HarperCollins aumentou em 60%, impulsionado pelo selo Thomas Nelson. A Ciranda Cultural, que já costumava apostar em grandes estruturas, mais do que dobrou sua metragem para incorporar novos selos, como W. Books e Kairós. Já a Companhia das Letras manteve o alto investimento em metragem da última edição, a ainda retorna como a maior investidora nas ativações Book Park, com presença na Roda-Gigante Leitura nas Alturas Light, Escape Bienal Rio Estácio e no Labirinto de Histórias Paper Excellence. A Globo Livros também reforça sua participação e ampliou sua área em quase 50%, impulsionada pelo crescimento do selo jovem Globo Alt. Outras grandes editoras, como Sextante, Intrínseca, Record, Autêntica e Aleph, também aumentaram seus investimentos em espaço. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

A Virada Cultural de São Paulo tem uma novidade para quem gosta de livros: a primeira edição da Virada Cultural Literária de São Paulo – Virada Lusófona, nos dias 24 e 25 de maio de 2025, que será realizada integralmente na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital. Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação busca aproximar leitores de autores, promovendo atividades com nomes como Leandro Karnal, Paulo Lins, Bruna Lombardi, Itamar Vieira Junior, entre outros. O evento é realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Com curadoria de José Manuel Diogo e Tom Farias, e apoio da SMC, da Associação Portugal Brasil 200 anos e da Casa da Cidadania da Língua, a Virada promove uma maratona cultural dedicada à literatura, com início às 18h do sábado (24) e programação ininterrupta até o fim da tarde do domingo (25). A primeira edição nasce com o propósito de celebrar a literatura em língua portuguesa como um território de encontros, resistência e transformação, de acordo com a organização. Inspirada no conceito de uma cidade que gira em torno da palavra, o evento promove diálogos literários, poesia e reflexão, conectando escritores, leitores e pensadores dos países lusófonos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

Guilherme Kroll é o novo Gerente Editorial da Conrad | © DivulgaçãoGuilherme Kroll está de volta à Conrad Editora e assume a posição de Gerente Editorial, previamente ocupada por Cassius Medauar. Após um ano e quatro meses como Gerente Editorial na Panini, Kroll agora tem a missão de guiar a Conrad em sua constante crescente no mercado dos quadrinhos. Em sua primeira passagem pela editora, entre 2020 e 2024, Guilherme Kroll atuou principalmente na função de consultor editorial, auxiliando na escolha de títulos marcantes para o catálogo da Conrad que renascia, como A Coleta, de Pedro Vó. Além disso, Kroll participou ativamente das atividades editoriais de revisão e tradução de conteúdo, como em O Último Detetive, de Claudio Alvarez e Geraldo Borges. "Estou de volta à Conrad para dar seguimento ao que vinha sendo feito e implementar também a minha forma de gestão", comenta Kroll. Outra movimentação no mercado é que Samara Lindquist assume o cargo de gerente comercial geral da Maquinaria Sankto Editorial, atuando nos selos Maquinaria, Sankto, Dei Gloriam, Dose Bíblica e Versia. Samara Lindquist iniciou sua carreira no mercado editorial em 2008, com passagens por empresas como Superpedido, Grupo Ediouro e Editora Mundo Cristão. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

Um artigo assinado por Sérgio Cohn, curador das revistas Poesia Sempre (Fundação Biblioteca Nacional) e BRICS Poetry Review, no portal A Terra é redonda, traz para o debate a questão da descontinuidade de projetos de leitura e como isso contribui para a crise do livro no país. No texto, o poeta e editor retoma acontecimentos "chave" para exemplificar sua tese de que, no atual governo, as ações em torno do livro ainda não são suficientes. O homem responsável pelo ataque a Salman Rushdie foi condenado a 25 anos de prisão, de acordo com uma notícia da Folha com informações da AFP. Rushdie foi atacado em agosto de 2022 durante um evento literário. A Folha de S. Paulo também repercutiu a morte de Pedro Paulo Poppovic. O intelectual foi Secretário da Educação à Distância durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), além de editor da revista Sur e fez parte da coleção Pensadores, da editora Abril. O Estado de S. Paulo produziu um webstories com cinco livros para conhecer mais da figura de Malcolm X, que completa 100 anos nesta segunda (19). O Estadão também recuperou alguns dos destaques da Virada Cultural Literária e publicou uma resenha sobre Orbital (DBA), título de Samatha Levy e vencedor do Booker Prize de 2024. O livro Desaparecer (WMF Martins Fontes), da escritora russa Maria Stepánova, foi tema de uma resenha do caderno Pensar, do jornal Estado de Minas. No Nexo, a escritora e jornalista Patricia Xavier indica cinco livros para pensar sobre a necessidade e os caminhos da reparação pela escravidão no Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

Em maio de 2025, o Grupo Girassol celebra suas bodas de prata pelos 25 anos de atuação ininterrupta no mercado editorial infantil. Fundada por Karine Pansa e seu pai, Benedito Gonçalves, a editora nasceu de uma sociedade com o grupo espanhol Susaeta Ediciones e com a Girassol Portugal. Em 2013, passou a operar com capital 100% nacional. Hoje, a Girassol é um ecossistema editorial que reúne cinco selos ativos, mais de quatro mil títulos publicados. Uma de suas mais sólidas e bem-sucedidas colaborações do Grupo Girassol é com a MSP Estúdios, que rendeu mais de 300 títulos com a Turminha mais amada do Brasil. São livros que celebram o imaginário infantil com a criação de Mauricio de Sousa — contos de fadas, fábulas e lendas, livros de não ficção, livros com quebra-cabeças, pop-ups, de escrever e apagar, colorir — sempre com alto valor lúdico e educativo. Em 2018, a Girassol deu um passo ousado ao agregar ao grupo a Editora Callis, conhecida por seu catálogo de literatura e obras voltadas à educação de qualidade. Em 2022, nasceu o selo Amora, dedicado a livros e audiolivros de clássicos universais da literatura mundial. Já em 2024, o grupo cresceu novamente com a chegada de novas parcerias estratégicas, a Estrela Cultural e a Lume Livros, fortalecendo ainda mais sua presença no mercado e ampliando seu portfólio com coleções que combinam ludicidade, conhecimento e valores. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

O Reading Colombia é um programa de co-financiamento à tradução que tem como objetivo promover a edição de obras literárias colombianas em línguas estrangeiras. A partir desta convocatória internacional, editoras estrangeiras são convidadas a se inscrever para obter incentivos oferecidos para a tradução e publicação de autores colombianos. A convocatória está aberta até 31 de outubro de 2025 – ou até que todos os incentivos sejam concedidos. As inscrições devem ser enviadas para o email readingcolombia@mincultura.gov.co. Esta sétima edição apoia e fomenta ações de promoção, tradução e publicação de obras literárias colombianas no mundo. Isso contribui também para a construção de novas narrativas sobre o país, seus habitantes e seus territórios, a partir da literatura. O programa oferece estímulos à tradução, com ênfase especial no fortalecimento do setor editorial independente, visando contribuir para a sustentabilidade e diversidade desse segmento fundamental da economia cultural e criativa. A edição do Reading Colômbia ficará aberta até 31 de outubro de 2025, e editoras estrangeiras que tenham adquirido os direitos de tradução e publicação de obras colombianas de ficção e não ficção (contos, romances, crônicas, biografias, história, ensaios, epistolares) poderão concorrer a um dos 15 incentivos de 20.000.000 de pesos colombianos (cerca de R$ 25 mil, em conversão aproximada). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/05/2025

O PublishNews em 1 minuto é um quadro semanal nas redes sociais em que a redação do PN comenta os destaques da semana no mercado editorial. A principal notícia da semana vem do 4º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2025. Houve um aumento de 15,84% em volume e 12,92% em valor. O varejo atingiu a marca de 3,93 milhões de livros vendidos no 04T2025, acumulando uma receita de R$201,47 milhões. No mesmo período de 2024 foram registrados 3,39 milhões em volume e R$178,43 milhões em faturamento. A pesquisa é realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e o quarto período diz respeito às vendas entre 24/03 e 20/04. A apresentação, texto e edição são de Guilherme Sobota. O PublishNews em 1 minuto é um oferecimento de Suzano. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A literatura tem esse dom de unir os tempos.”
Paulo Lins
Escritor brasileiro
1.
Dias frios (Fall Winter)
2.
Do dia para a noite (Day to night)
3.
Isso e aquilo (This & That)
4.
Dias quentes (Spring Summer)
5.
Mapeando o diabo
6.
Elo Monsters Books: Flow Pack
7.
Café com Deus Pai 2025
8.
Mãe, me conta sua história?
9.
O profissional do futuro
10.
O poder da autorresponsabilidade
 
PublishNews, Redação, 19/05/2025

Adam Silvera lança o terceiro volume da série Central da Morte. A obra chega ao Brasil em lançamento simultâneo mundial e aborda temas como saúde mental e extremismo nas redes sociais. Em O sobrevivente quer morrer no final (Intrínseca, 264 pp, R$ 69,90 – Trad.: Carlos César da Silva e Vitor Martins), o autor explora dois personagens já conhecidos: Paz, que aparece em um momento crucial de O primeiro a morrer no final, e Alano, herdeiro da Central da Morte — empresa que consegue prever mortes e avisa às pessoas para que possam viver seus últimos dias ao máximo. Paz, um jovem que assassinou o pai para salvar a mãe e a si mesmo, cresceu sendo alvo constante de comentários negativos e ofensivos nas redes sociais. O menino foi inocentado pela justiça por agir em legítima defesa, mas grande parte da sociedade ainda o considera um assassino de sangue-frio. Há poucos meses, um documentário pró-naturalista — grupo de pessoas que são contra os serviços da Central da Morte — o colocou em evidência, e mais uma vez os olhares do público se voltaram para o incidente que mudou a vida de Paz. Decidido a ser um grande ator, ele é rejeitado no teste para encarnar o personagem dos seus sonhos, de seu livro favorito, por conta da má fama que cerca seu nome. Viver nestas condições acarreta sérios problemas. Paz tentou tirar a própria vida duas vezes e anseia pela oportunidade de tentar a terceira, mesmo que não tenha recebido a ligação que antecipa o seu Dia Final.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

Luna, Rory e Jodie estão enfrentando desafios em suas vidas. Luna se sente sozinha após o término de seu relacionamento e questiona a lealdade de seus antigos amigos. Rory, apaixonada por arte, estuda Direito para agradar sua família, enquanto Jodie, embora bem-sucedida academicamente, sente-se exausta e questiona se está no caminho certo. Em busca de escapismo, em Um verão offline (Livros da Alice, 336 pp, R$ 59,90 – Trad.: Flavia Souto Maior), elas reservam férias que se revelam um retiro de desintoxicação digital, sem telefones. O verão promete ser inesquecível, mas será uma experiência que desejariam esquecer? Beth Reekles é autora de comédias românticas, mais conhecida pela adaptação de seus livros para a série A barraca do beijo, sucesso da Netflix. A autora iniciou sua carreira escrevendo para plataformas digitais como o Wattpadd e assinou seu primeiro contrato com uma editora com apenas 17 anos, antes mesmo de concluir a graduação em Física na Universidade de Exeter. Reekles foi nomeada uma das adolescentes mais influentes pela revista TIME em 2013. Nerd confessa, a autora se dedica integralmente à escrita, às resenhas de filmes que posta regularmente no Instagram e em aprender novos idiomas quando tem algum tempo livre.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

Depois do grande sucesso da adaptação no Prime Video, os fãs de Maxton Hall podem se preparar para mais emoções: Salve-se (Alt, 328 pp, R$ 59,90 – Trad.: Karoline Melo), o segundo volume da trilogia de Mona Kasten, já está nas livrarias e conta com uma edição especial limitada, incluindo brindes e pintura trilateral. Na continuação de Salve-me, Ruby tenta equilibrar seus objetivos acadêmicos com os sentimentos intensos por James, que a magoou profundamente. Já James enfrenta crises pessoais e precisa lidar com seus erros se quiser reconquistar seu grande amor. Entre romance, desafios e amadurecimento, Salve-se promete levar os leitores ainda mais fundo no universo de Maxton Hall. Com novos personagens e tramas envolventes, a história mantém o tom cativante que conquistou fãs ao redor do mundo. A adaptação da série se tornou a produção de língua não inglesa mais assistida da história do Prime Video, e a expectativa só cresce para o desfecho da trilogia em Salve-nos.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

Talvez, se Mariposa não tivesse se banqueteado de vida, restasse um pouco no carro para sua mãe, pai e irmão naquele trágico acidente. Desde então, mesmo morando com a tia, Mariposa se sente cada vez mais empoeirada, sozinha e desconectada de tudo. Mas um dia conhece Sani, que também está em busca de raízes. Afinal, aquilo que antes era a base dele, agora definha dentro do garoto. Apesar de um começo de amizade hesitante, os dois logo percebem que compartilham muito mais do que apenas dor e medo. Em Eu (Mariposa) (Editora Pitaya, 240 pp, R$ 59,90 – Trad.: Jim Anotsu), de Amber McBride, o amor pela música os impulsiona e os transforma, é assim que surge a vontade de se movimentar, de amadurecer e de compor uma canção. Se Sani voltar para sua terra-mãe, onde se sentia protegido, ele será capaz de compreender melhor a própria depressão. Se Mariposa o ajudar a manter os pés no chão, pode voltar a se apaixonar pela vida no processo. E, quem sabe, também entender a si mesma. Munidos de sentimentos crescentes, assim como de uma lista de locais para visitarem, eles embarcam em uma jornada em busca de seus ancestrais e fantasmas, cada um à sua maneira.

PublishNews, Redação, 19/05/2025

Em Missão cupido (Seguinte, 264 pp, R$ 69,90 – Trad.: Sofia Soter), Evan tem tudo. Lindo, inteligente e talentoso, ele lidera o coletivo LGBTQIAP+ da escola, arrasa na maquiagem e conta com milhares de seguidores nas redes sociais. E ainda arranja tempo para bancar o cupido entre os amigos -- tendo até casamento entre seus casos de sucesso. Quando a tímida Natalia é transferida para o colégio, ele imediatamente elabora um plano para torná-la popular e, claro, encontrar seu par perfeito. Só que Evan acaba indo longe demais na missão, desencadeando uma série de confusões e mal-entendidos que fogem do seu controle... Será que ele vai conseguir parar de se intrometer na vida amorosa das pessoas que ama ou vai acabar perdendo os amigos — e sua própria chance no amor? O livro é assinado pela autora Anne Camlin e ilustrado por Isadora Zeferino.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.