Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/03/2025
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Talita Facchini, 27/03/2025

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta quinta (27) a abertura das inscrições para a 67ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional reconhecimento do mercado editorial brasileiro. Nesta edição, um dos esforços será para promover o Prêmio em feiras nacionais e internacionais. Em celebração ao Ano da Cultura Brasil/Reino Unido — promovido pelo British Council em parceria com o Instituto Guimarães Rosa (IGR) e que fomenta parcerias culturais entre ambos os países —, o vencedor da categoria Livro do Ano será premiado com uma viagem para a Feira do Livro de Londres, e não mais Frankfurt, incluindo credencial para acesso ao evento, passagem aérea, hospedagem, alimentação e uma agenda especialmente preparada pela CBL de contatos, palestras e divulgação de sua obra. O vencedor também receberá a tradicional estatueta do Jabuti e R$ 70 mil. Além do Livro do Ano, a premiação conta com 22 categorias, divididas em quatro eixos. Cada obra pode ser inscrita em apenas uma categoria do Eixo Literatura ou do Eixo Não Ficção, salvo algumas exceções detalhadas no regulamento disponível no site da premiação. As inscrições já estão abertas e vão até 15 de maio de 2025. Podem concorrer ao prêmio obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, que possuam ficha catalográfica e ISBN emitidos no Brasil no ano passado, e não tenham utilizado recursos de Inteligência Artificial – com exceção dos casos cujo propósito seja de citação a título de exemplo, estudo, debate ou crítica. "Temos percebido no mercado internacional um interesse pelos prêmios brasileiros e o Jabuti desperta ainda mais esse interesse por ter muitas categorias", disse Hubert Alquéres, curador da premiação pelo terceiro ano consecutivo. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

Paulo Leminski (1944-1989) é o autor homenageado da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), ano em que a Festa volta a ser celebrada no seu período habitual, entre 30 de julho a 3 de agosto. O autor é o primeiro escritor nascido no sul do Brasil a ser escolhido pela Festa. Atualmente, a Companhia das Letras publica a maior parte de sua obra. Iluminuras, Arte & Letra e Editora da Unicamp também contam com livros do escritor em seus catálogos. Tradição desde a primeira Flip, a escolha do autor homenageado é uma oportunidade de novas leituras de sua obra. Nomes como os dos também poetas Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Ana Cristina Cesar, Hilda Hilst e Maria Firmina dos Reis já foram homenageados. Leminski foi um artista múltiplo. Autor de Catatau, romance experimental lançado nos anos 1970, foi um tradutor criativo, biógrafo erudito, judoca faixa preta, publicitário e músico. Ele é mais conhecido, porém, pela sua poesia pop e iconoclasta. “A poesia é uma expressão muito cara ao Brasil, país que tem uma relação tão íntima com a música, e o Leminski é uma espécie de embaixador dessa relação, por sua compreensão profunda de que a poesia e a música se misturam para comunicar melhor. Além disso, sua produção em prosa e em textos críticos é fundamental para entender um contexto da produção literária brasileira, que passa pelo concretismo, tão importante na poesia brasileira, mas também por um processo de multiplicação, com a poesia marginal, a autopublicação e a democratização literária como um todo”, conta a curadora literária Ana Lima Cecilio sobre o autor escolhido para a homenagem da Flip 2025. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

Livraria Leitura inaugura sua 122ª loja | © DivulgaçãoA Livraria Leitura amplia sua presença no mercado com a inauguração de sua 122ª unidade, no Shopping Metrô Itaquera (Av. José Pinheiro Borges, s/n, Itaquera – São Paulo / SP), nesta sexta-feira, dia 28 de março. Segundo o CEO da Livraria Leitura, Marcus Teles, a expansão da rede acompanha a demanda crescente por espaços dedicados à lazer tendo como carro chefe a leitura. "Reafirmamos nosso compromisso em fomentar a cultura e o entretenimento, consolidando-nos cada vez mais como um centro de referência para os amantes da leitura e do conhecimento", destaca. Em 2024, a Livraria Leitura alcançou 121 lojas ativas e um crescimento nas vendas. No ano passado, a comercialização de livros representou aproximadamente 62% do faturamento da rede, com mais de 11 milhões de exemplares vendidos. "Para 2025, nossa expectativa é ultrapassar a marca de 12 milhões de livros vendidos", projeta Teles. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

O Grupo Editorial Book One anunciou a aquisição da Editora Casa dos Espíritos, especializada em literatura espiritualista e esotérica. Segundo o Grupo, a transação marca uma nova fase de crescimento para a Book One, consolidando sua estratégia de diversificação editorial e expansão em nichos estratégicos que atendem à crescente demanda por conteúdos voltados ao autoconhecimento, espiritualidade e bem-estar. A aquisição ocorre em um momento de transição para Luis Matos, CEO da Book One e fundador da Universo dos Livros, que anuncia sua saída da editora que criou há 20 anos. Fundada em 1995, a Casa dos Espíritos construiu uma trajetória de sucesso ao publicar best-sellers como os livros do autor Robson Pinheiro, vendendo mais de 2 milhões de exemplares. Com a aquisição pelo Grupo Book One, a Casa dos Espíritos se tornará um selo da editora e receberá um investimento direto de R$ 5 milhões. Esse aporte visa garantir a continuidade das publicações e ampliar a distribuição dos títulos já consagrados. “A Casa dos Espíritos é referência no segmento espiritualista. Nosso objetivo é transformá-la num selo de destaque para os maiores autores espíritas e espiritualistas, oferecendo ampla distribuição nacional e a oportunidade de expandir significativamente sua base de leitores. Com essa estratégia, projetamos que o selo triplique seu faturamento já nos próximos meses", afirma Luis Matos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 27/03/2025

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Entre os livros previstos para a semana entre 12 e 18 de maio estão a reunião de contos de Caio Fernando Abreu em O ovo apunhalado (Companhia das Letras), a atmosfera sublime do mangá Violência & Paz + O Jovem com uma Government .45 (Darkside), de Shinobue Kaze e a reconstituição de uma vida de amor ao livro em O primeiro leitor (Companhia das Letras). Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

Além de uma programação 100% gratuita para crianças, jovens e adultos, a Festa Literária Internacional da Mantiqueira (FLIMA) 2025 terá uma feira de livros com o objetivo de promover a bibliodiversidade e aproximar os leitores de quem faz os livros. Por isso, o evento abre agora um chamado para selecionar editoras, coletivos editoriais e livrarias para participar da feira. O chamamento fica aberto até o dia 07 de abril deste ano. Clique aqui para acessar o edital. Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), a 170 km da capital, a Festa Literária da Mantiqueira é um festival de literatura que, desde 2018, promove a difusão literária, a formação de leitores e a valorização do livro na região da Serra da Mantiqueira. Neste ano, ocorre entre os dias 15 e 18 de maio, com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos” e tem como autor homenageado o escritor amazonense Milton Hatoum. Podem participar do chamado quaisquer editoras, coletivos editoriais e livrarias com atuação no Brasil, desde que seus títulos não manifestem preconceito racial, social ou contra minorias, que incitem a violência, atividades criminosas, religiosas, pornografia ou política partidária. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

Obra de Ruth Rocha será exposta na Feira de Bolonha | © Nágila Rodrigues Neste mês de março, a escritora Ruth Rocha completou 94 anos. Agora, a obra da autora será exposta na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que ocorre de 31 de março a 5 de abril na Itália, uma das mais importantes do mundo dedicadas à literatura para crianças e jovens. Ruth participou também da última edição da Feira do Livro de Frankfurt, em outubro de 2024. Pela primeira vez, um espaço especial foi dedicado à autora no estande oficial do Brasil, apresentando suas obras traduzidas para o inglês e promovendo negociações de direitos autorais em diversos países, como Eslovênia, Turquia, Alemanha, Holanda, Nigéria, Mianmar, Espanha e Irã. Além disso, o The Ruth Rocha Project, iniciativa que impulsiona a internacionalização de sua obra, foi oficialmente lançado no evento, gerando novas parcerias estratégicas em mercados como Rússia, China e Japão. Agora, o The Ruth Rocha Project segue para a Itália. Com mais de 50 anos de carreira, Ruth Rocha acumula 200 livros publicados, 40 milhões de exemplares vendidos e traduções para mais de 25 idiomas. Seu clássico Marcelo, marmelo, martelo (Moderna) foi publicado recentemente em Portugal e nos Estados Unidos, ampliando o alcance de suas histórias. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

A Minha Biblioteca, serviço de streaming de livros, realiza nesta quinta-feira (27), às 16h, o webinar gratuito “O bibliotecário está on: mercado de trabalho e tendências na profissão”. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Em celebração ao mês em que se comemora o Dia do Bibliotecário, o webinar vai debater o cenário atual e as tendências de mercado da profissão. O evento terá a participação de Lygia Canelas, fundadora do projeto Bibliothinking; Josilaine Cezar, coordenadora de bibliotecas da PUC Paraná e das bibliotecas da sub-região Brasil da ODUCAL; Aline Oliveira, bibliotecária na Minha Biblioteca; e Erik Adami, diretor comercial da Minha Biblioteca. Entre os assuntos que serão abordados estão a criação de novos cargos para bibliotecários que atuam com ferramentas digitais, como a tecnologia impacta o dia a dia dos bibliotecários; quais softwares e ferramentas todo bibliotecário precisa conhecer; como a UX está relacionada à área de biblioteconomia; como a IA pode ser usada por bibliotecários; e mais informações e tendências para os profissionais que buscam se atualizar. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“Nenhum crítico ensina ninguém a fazer romance.”
Jorge Amado
Escritor brasileiro (1912 - 2001)
1.
Do dia para a noite (Day to night)
2.
A força do silêncio
3.
Dias quentes (Spring Summer)
4.
Café com Deus Pai 2025
5.
Transforme o seu restaurante em um negócio milionário
6.
Comfy and Cozy Pink
7.
Ainda estou aqui
8.
Verity
9.
Criaturas fofinhas
10.
A empregada
 
PublishNews, Redação, 27/03/2025

Às vésperas de celebrar o dia Dia da Biblioteca (9 de abril) e o mês do livro, também comemorado em abril, a ONG Vaga Lume promove nesta sexta-feira (28), o 5° Encontro Virtual Vaga Lume, “Floresta de palavras: Reflexões literárias e os desafios socioambientais”, que será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo Youtube da Vaga Lume, a partir das 10h45. O evento, realizado anualmente, reúne autores infantojuvenis premiados para uma imersão com os voluntários. Este ano, o painel "Literatura & Amazônia: como cultura e ciência dialogam e refletem sobre desafios ambientais?" será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo Youtube da Vaga Lume a partir das 10h45. Participam do painel Cristino Wapichana, escritor indígena premiado de Boa Vista (RR); Rachel Trajber, Doutora em Antropologia e Linguística, Roberta Tavares, escritora quilombola da região do rio Bujaru, poeta e historiadora afroamazônida, e a paraense e indígena Tai, ilustradora e quadrinista. “Os nossos voluntários são um ativo super importante para a Vaga Lume, eles são a nossa maior força colaborativa. São eles que, de fato, executam e fazem as bibliotecas acontecerem em cada território da Amazônia. Esse encontro é preparado de modo muito especial para ser uma inspiração, a nossa abertura do ano juntos, o momento em que a gente combina o que vai acontecer ao longo do ano em cada território”, diz Nathália Flores, gerente de Educação da Vaga Lume. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

Três vidas em risco. Um lugar seguro. Ninguém em quem confiar. Essa é a premissa do mais novo livro de C. J. Tudor, autora de O homem de giz, que se tornou um fenômeno de vendas no Brasil e no mundo. Em Tormenta (Intrínseca, 336 pp, R$ 59,90 – Trad.: Thaís Britto), ela reafirma sua habilidade em criar enredos macabros, naquela que vem sendo considerada sua história mais assustadora até o momento. Na obra, os sobreviventes de um vírus mortal que dizimou a população mundial precisam enfrentar o maior desafio de todos: acreditar uns nos outros em meio ao cenário de devastação global, no qual nada mais importa e não há nada a perder. Após um grave acidente provocado por uma nevasca, Hannah fica presa com um grupo de estranhos no ônibus que os levava ao Refúgio. Ela assume a liderança do bando enquanto aguardam o resgate, mas uma descoberta aterrorizante pode colocar em risco a salvação de todos. Quando o teleférico de Meg sofre uma pane, ela e os outros passageiros precisam se unir para criar um plano. No entanto, a limitação do espaço se torna um problema ainda maior quando percebem que há um assassino entre eles. Já Carter vive com relativa tranquilidade no Refúgio, um porto seguro para os sobreviventes. Carter, Meg e Hannah são as peças centrais de um grande quebra-cabeça construído ao longo da narrativa. Quanto mais os conhecemos, mais claro fica que todos escondem algo. Conforme o enredo avança, descobrimos como as três histórias se conectam de formas surpreendentes até chegarem a um desfecho de tirar o fôlego.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

Em nome da segurança nacional, a CIA e o gênio do Vale do Silício, Cy Baxter, criaram o maior programa de vigilância da história, capaz de localizar qualquer pessoa: a Iniciativa Fusão. Porém, antes de esse sistema revolucionário ser colocado em prática, dez pessoas cuidadosamente selecionadas precisam passar pelo teste beta. Quando o momento chegar, cada participante do teste terá duas horas para desaparecer sem deixar rastros e fazer o que for necessário para não ser detectado. E assim deverá permanecer por 30 dias, enquanto as competentes equipes de captura de Cy Baxter utilizam tecnologias de ponta para encontrá-lo. Há muita coisa em jogo. Se a Iniciativa Fusão for bem-sucedida, Cy Baxter garantirá um vultoso contrato de 9 bilhões de dólares por dez anos com o governo dos EUA, além de acesso a recursos do serviço de informações que acredita serem capazes de salvar vidas. Porém, se algum participante derrotar o sistema de vigilância, este vai receber um prêmio de 3 milhões de dólares. Entre os participantes do teste beta, há uma bibliotecária simplória de Boston chamada Kaitlyn Day, que logo se destaca. Ela demonstra um talento excepcional que a equipe da Fusão não esperava. E sua motivação é mais pessoal do que qualquer um poderia imaginar. Escrito por Anthony McCarten, Protocolo Zero (Record, 364 pp, R$ 74,90 – Trad.: Ronaldo Sergio de Biasi) é um thriller que explora as implicações éticas e morais do desenvolvimento das tecnologias de vigilância e levanta questões como a segurança, o poder do governo e o direito à privacidade.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

A verdade é vagabunda (Urutau, 152 pp, R$ 52) é um thriller psicológico experimental e contemporâneo. O romance conta a história de Adriana, uma escritora mantida em cativeiro dentro da própria casa e que usa a literatura para escapar, oferecendo ao sequestrador o que tem de mais valioso: os rascunhos guardados em um caderno. A mistura de tempos narrativos e as rasuras do caderno formam as peças de um quebra-cabeça que revela uma trama capaz de surpreender. Lançado pela Editora Urutau, o livro aborda questões urgentes, como saúde mental, trauma e o impacto das narrativas que permitimos (ou não) contar. A verdade é vagabunda tem assinatura de Lina Borbi. É o heterônimo da atriz, compositora, tradutora e jornalista Angela Brandão. O uso do heterônimo, segundo ela, reforça a ideia de que o processo criativo é, muitas vezes, tão misterioso quanto à obra e libertador.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

Sir George e Lady Stubbs são os mais novos donos da Casa Nasse, uma propriedade histórica no interior da Inglaterra. Determinados a celebrar a aquisição do terreno, têm uma ideia brilhante: fazer uma Caça ao Assassino. E quem melhor do que a autora de livros de mistério Ariadne Oliver para ajudá-los na empreitada? Em A extravagância do morto (HarperCollins, 224 pp., R$ 59,90 – Trad.: Ulisses Teixeira), eles só não esperavam que a brincadeira inocente tivesse um revés sombrio e que a menina que estava fazendo o papel de “vítima” fosse encontrada assassinada… de verdade! Agora, caberá a Ariadne Oliver e ao detetive Hercule Poirot distinguir as pistas reais das falsas e encontrar o assassino verdadeiro antes que seja tarde demais. Agatha Christie (1890-1976) nasceu em Torquay, na Inglaterra, e, conhecida como a Rainha do Crime, é a escritora de maior vendagem da história, atrás apenas da Bíblia e de Shakespeare, com quatro bilhões de exemplares distribuídos por todo o mundo.

PublishNews, Redação, 27/03/2025

Escrito por Tana French, Árvore de ossos (DarkSide, 496 pp, R$ 89,90 – Trad.: Regiane Winarski) segue Toby, um jovem que sempre teve uma vida privilegiada, até ser atacado violentamente em sua própria casa. Recuperando-se em meio ao caos físico e mental, ele se muda para a casa de sua família, onde um crânio humano é encontrado sob um olmo antigo, forçando-o a confrontar seu passado e a verdade que talvez preferisse esquecer. Elogiada por Stephen King e celebrada por suas histórias intrincadas, Tana French entrega um thriller arrepiante sobre a fragilidade da memória, os privilégios e as complexidades morais da justiça. Considerada sua obra mais sobrenatural, Árvore de ossos captura os leitores com uma atmosfera sombria e uma trama que se desenrola no ritmo perfeito, revelando segredos e equívocos de maneira gradual, como os melhores e mais perturbadores suspenses. Fãs de Ruth Ware e Lucy Foley encontrarão aqui um livro à altura de suas expectativas mais sombrias.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.