ONG Vaga Lume realiza evento de literatura infantojuvenil indígena e quilombola
PublishNews, Redação, 27/03/2025
Encontro tem como objetivo promover reflexões literárias e discutir os desafios socioambientais

Às vésperas de celebrar o dia Dia da Biblioteca (9 de abril) e o mês do livro, também comemorado em abril, a ONG Vaga Lume promove nesta sexta-feira (28), o 5° Encontro Virtual Vaga Lume, “Floresta de palavras: Reflexões literárias e os desafios socioambientais”, que será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo Youtube da Vaga Lume, a partir das 10h45.

A ONG implementa bibliotecas comunitárias em regiões rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas da Amazônia Legal brasileira. Evento reunirá centenas de voluntários que atuam nessa rede de bibliotecas em imersão com convidados.

O evento, realizado anualmente, reúne autores infantojuvenis premiados para uma imersão com os voluntários. Este ano, o painel "Literatura & Amazônia: como cultura e ciência dialogam e refletem sobre desafios ambientais?" será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo Youtube da Vaga Lume a partir das 10h45. Participam do painel Cristino Wapichana, escritor indígena premiado de Boa Vista (RR); Rachel Trajber, Doutora em Antropologia e Linguística, Roberta Tavares, escritora quilombola da região do rio Bujaru, poeta e historiadora afroamazônida, e a paraense e indígena Tai, ilustradora e quadrinista.

“Os nossos voluntários são um ativo super importante para a Vaga Lume, eles são a nossa maior força colaborativa. São eles que, de fato, executam e fazem as bibliotecas acontecerem em cada território da Amazônia. Esse encontro é preparado de modo muito especial para ser uma inspiração, a nossa abertura do ano juntos, o momento em que a gente combina o que vai acontecer ao longo do ano em cada território”, diz Nathália Flores, gerente de Educação da Vaga Lume.

Ela explica que o tema desse ano foi pensado para acomodar os interesses da região amazônica. “O nosso interesse em particular é a literatura, mas também sabemos que a Amazônia é o ponto central da discussão do clima esse ano, com a Conferência das Partes para o Clima acontecendo em Belém. A gente já discute normalmente os desafios socioambientais no nosso fazer no dia-a-dia e queremos destacar esse aspecto no tema deste ano para dialogar também com a COP”, afirma.

O objetivo primordial do encontro é fortalecer o engajamento da rede de voluntários, atualizando-os sobre os temas ambientais e fornecendo inspiração e motivação para que eles continuem fazendo o trabalho da Vaga Lume em campo. Além disso, também serão propostas no encontro ações práticas para serem desenvolvidas dentro das bibliotecas, como o plano de ação de ação ambiental.

“Queremos que toda essa informação seja discutida não só nas comunidades com nossas crianças e nossos adolescentes, mas também com toda a sociedade. Que todos se façam a pergunta: ‘O que podemos fazer para contribuir?’ Estamos olhando para ações locais que têm grande impacto no todo. Sabemos que a resposta às mudanças climáticas é coletiva. Se cada um fizer um pouquinho, certamente teremos um resultado melhor”, conclui Nathália.

SERVIÇO

5° Encontro Virtual Vaga Lume, “Floresta de palavras: Reflexões literárias e os desafios socioambientais”
Data: 28 de março
Horário: 10h50

[27/03/2025 10:00:00]