
Fundada em 1995, a Casa dos Espíritos construiu uma trajetória de sucesso ao publicar best-sellers como os livros do autor Robson Pinheiro, vendendo mais de 2 milhões de exemplares. Com a aquisição pelo Grupo Book One, a Casa dos Espíritos se tornará um selo da editora e receberá um investimento direto de R$ 5 milhões. Esse aporte visa garantir a continuidade das publicações e ampliar a distribuição dos títulos já consagrados.
Nos próximos dois anos, o selo receberá um investimento para a expansão da operação, incluindo o valor da aquisição, reimpressão dos principais livros, produção de audiolivros e e-books de todo o catálogo, além de marketing e captação de novos autores.
“A Casa dos Espíritos é referência no segmento espiritualista. Nosso objetivo é transformá-la num selo de destaque para os maiores autores espíritas e espiritualistas, oferecendo ampla distribuição nacional e a oportunidade de expandir significativamente sua base de leitores. Com essa estratégia, projetamos que o selo triplique seu faturamento já nos próximos meses", afirma Luis Matos, fundador e CEO do Grupo Editorial Book One.
A Casa dos Espíritos continuará operando com sua identidade editorial única, mas agora contará com o suporte estratégico e operacional da Book One para fortalecer sua presença no mercado literário. A aquisição faz parte de um plano de crescimento que visa consolidar a Book One como um dos grupos editoriais mais relevantes do país.
“Estamos muito animados pela oportunidade de ingressar numa fase de expansão e crescimento, que nos permitirá levar a mensagem dos espíritos a muitos outros lugares e em novos formatos. Como editor, manterei-me à frente do selo Casa dos Espíritos, que continuará publicando com exclusividade os livros de Robson Pinheiro, entre outros autores”, afirma Leonardo Möller, fundador e editor da Casa dos Espíritos.
Nova fase para o Grupo Book One
A decisão da saída de Luis Matos da sociedade da editora coincide com o 20º aniversário da Universo dos Livros.
“Acredito que minha missão à frente da Universo dos Livros está cumprida e que é o momento ideal para vender minha participação na empresa e partir para novos desafios”, afirma Matos. A venda de sua participação na Universo dos Livros para os sócios remanescentes abre espaço para um novo ciclo: a expansão da Book One, editora fundada por Matos em 2019, que tem registrado crescimento de três dígitos ano a ano. Com a aquisição da Casa dos Espíritos, a Book One chega a 250 títulos publicados, com diversos best-sellers em seu portfólio e quatro selos editoriais: Excelsior, Inside Books, Book One e Casa dos Espíritos.
“Agora, meu foco está integralmente na Book One. Para 2025, faremos investimentos robustos para acelerar ainda mais esse crescimento, ampliando nosso catálogo e buscando outras aquisições estratégicas para o grupo”, destaca Matos.
Este ano, o Grupo tem a meta de crescimento de faturamento de 200%. Segundo informações da casa, o crescimento em 2024 de 82% em comparação com 2023.
O executivo ressalta que a transição não representa um encerramento, mas uma evolução natural de sua trajetória empreendedora no setor editorial. “Me despeço de um ciclo de 20 anos na Universo dos Livros, mas sigo com a missão de impactar cada vez mais o mercado literário e levar histórias transformadoras aos leitores”.