Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
|
PublishNews, Redação, 24/03/2025
No Podcast do PublishNews desta semana, o assunto é gestão de pessoas e mercado editorial. Os convidados Ruy Shiozawa, CEO e Co-Fundador do Ecossistema Great People & GPTW, e Roberta Machado, vice-presidente do Grupo Editorial Record, compartilham experiências e insights sobre como as empresas podem melhorar sua gestão de pessoas e enfrentar os desafios atuais, incluindo a adaptação a novas tecnologias e a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Temas como a Certificação GPTW, comunicação interna, desenvolvimento de liderança e os impactos da pandemia também foram discutidos ao longo do episódio. É sempre bom lembrar que já se iniciou o processo para a segunda edição do ranking “As Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial”, uma iniciativa pioneira do PublishNews e do Great Place to Work, com o objetivo de fomentar o setor editorial brasileiro, estimulando o crescimento de profissionais e empresas. Alinhada ao propósito da consultoria global de colocar “as pessoas no centro” dos negócios, a lista busca contribuir para que os ambientes de trabalho se tornem ou se aprimorem como ótimos lugares para todos. As empresas interessadas em adquirir a chancela devem iniciar o processo de certificação junto à consultoria global até a primeira metade de junho. Obter tal certificação é fundamental para se tornar elegível à lista do setor. Planos e informações mais detalhados estão disponíveis aqui. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
O jornal Financial Times noticiou que produtores de quadrinhos no Reino Unido criaram uma associação contra o uso de inteligência artificial. A Comic Book UK tem como objetivo convencer investidores e membros do governo do país que os quadrinhos nacionais são importante indústria de exportação. O caso, que saiu também na Folha de S. Paulo, começou quando o governo do Reino Unido recebeu pedidos para permitir que empresas de IA treinassem modelos para fins comerciais nos setores de quadrinhos a música, filmes e jornais, a menos que as empresas pedissem especificamente pela proteção desse conteúdo. Por conta das propostas, artistas e veículos de mídias realizaram diversos protestos. O repórter Ruan de Sousa Gabriel, d'O Globo, visitou Annie Ernaux para uma entrevista exclusiva na França. Na conversa, a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura falou sobre feminismo, a influência da mãe e por que não quer mais dar entrevistas. Na coluna Era outra vez, da Folha, Bruno Molinero propôs reflexões sobre a invisibilidade na infância. A entrevista da segunda no jornal foi com o autor Christofer van Tulleken, que se submeteu a uma dieta exclusiva de ultraprocessados durante meses e documentou seu processo no livro Gente ultra-processada, lançado pela editora Elefante e O joio e o trigo. Claudio Leal entrevistou Augusto de Campos para conversar sobre Pós-poemas (Perspectiva), livro que encerra a trajetória poética do autor após 74 anos de produções. A Agência Brasil detalhou relatos presentes no livro Crianças e Exílio: Memórias de Infâncias Marcadas pela Ditadura Militar (Carta Editora), uma coletânea de narrativas de 46 pessoas que eram ainda bebês ou crianças quando seus pais foram perseguidos, presos, torturados, assassinados ou exilados por causa da ditadura militar. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
A Bienal do Livro Rio 2025 (13 a 22 de junho) divulgou o nome de mais duas autoras internacionais confirmadas na sua programação: Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth. Elas se apresentarão no Palco Apoteose, que tem curadoria de nomes como Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa. A best-seller de comédias românticas para leitores jovens e adultos Lynn Painter marca presença no evento no dia 14 de junho. Ela lança no mesmo mês Sorte no amor (Intrínseca), seguindo o mesmo universo de Amor por engano (Intrínseca) – divulgado na última edição do evento, em 2023. O novo livro da autora traz uma história de amor improvável entre Jack e Hallie, duas pessoas que fazem uma aposta curiosa: quem se apaixonar primeiro, ganha. Com o título Melhor do que nos filmes, Lynn tornou-se um fenômeno do TikTok. Embalado por músicas da Taylor Swift, a obra traz uma divertida história sobre encontrar o amor onde menos se espera. A autora, que já vendeu mais de 350 mil exemplares no Brasil, tem como recurso literário favorito o “fake dating”, ou namoro falso, presente em todas as suas obras. Já Alexene Farol Follmuth sobe ao palco da Bienal no dia 15 de junho. A norte-americana tornou-se best-seller do New York Times e do público indie com o segundo livro, Noite de cavaleiros (Alt) – que será adaptado para um filme da Netflix. A comédia geek jovem adulta tem um apelo especial aos fãs de RPG, foi selecionada para o Clube do Livro Jovem Adulto da Barnes & Noble, em junho de 2024, e para o Clube do Livro de Verão de 2024 da atriz Reese Witherspoon. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) celebra, em 2025, seus 20 anos de existência. Ao longo de duas décadas, o evento se consolidou no cenário literário nacional, buscando promover cultura, conhecimento e entretenimento, além de movimentar a economia regional. Para marcar essa edição histórica, a programação preparada promete ser intensa e diversificada, abrangendo uma gama de atividades para diferentes perfis de público. A programação oficial já está disponível no site do Festival. O evento ocorre entre os dias 26 de abril e 4 de maio, em Poços de Caldas (MG). A programação intensa e diversificada contará também com grandes nomes da literatura nacional e internacional, como Valter Hugo Mãe, Mary Del Priore, Celso Lafer, Laura de Mello e Souza, Paulo Rezutti, Jorge Fernando dos Santos, Julio Maria, José Santos, Eduardo Bueno, Rodrigo Garcia Lopez, Eduardo Giannetti da Fonseca, Luiz Antonio de Assis Brasil, Jerônimo Pizarro, Ondjaki, Flora Thomson-Deveaux, Bethânia Amaro, Alexandre Coimbra Amaral, Neca Setubal, Thomas Giulliano, Itamar Vieira Junior, Lira Neto, Lilia Guerra, Adriana Negreiros, Dia Nobre, Eliane Trindade dentre muitos outros. O editor-chefe do PublishNews, Guilherme Sobota, também é um dos convidados. Nesta edição especial, o festival tem como tema “Biografias: Celebrando a Vida Através do Tempo”, um convite à reflexão sobre a história e o legado de grandes personalidades. O evento também realiza, pelo segundo ano consecutivo, a Vila Literária de Minas Gerais, um espaço expandido que acomodará mais de 100 atividades distribuídas ao longo de nove dias, em mais de 10 palcos e espaços parceiros. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
A quarta edição da Conferência Internacional de Livreiros de Sharjah vai ocorrer nos dias 7 e 8 de abril. Em anúncio oficial, a Sheikha Bodour bint Sultan Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority (SBA), adiantou que o evento reunirá 575 livreiros, editores e distribuidores líderes de 92 países para discutir questões-chave do setor, fortalecer parcerias, explorar oportunidades de negócios e trocar insights. A conferência visa promover a colaboração e a troca de conhecimento enquanto explora novas oportunidades na distribuição de livros e desenvolve estratégias inovadoras para o crescimento do mercado global. A dinâmica continua a mesma das edições anteriores: um programa diversificado de painéis de discussão, workshops e palestras principais lideradas por especialistas do setor. “Embora a tecnologia moderna tenha aproximado os mercados, o setor de distribuição de livros continua a enfrentar desafios significativos. Desde sua criação, a Conferência Internacional de Livreiros tem como objetivo abordar esses desafios promovendo o diálogo entre distribuidores, editores e líderes do setor, ao mesmo tempo em que oferece soluções práticas”, frisou Ahmed bin Rakkad Al Ameri, CEO da SBA. A conferência deste ano examinará as principais tendências que moldam o mercado de livros, incluindo o papel da inteligência artificial na venda de livros e seu potencial para aumentar e impulsionar as vendas, bem como melhorar a eficiência operacional. Ela também explorará estratégias de marketing modernas nas mídias sociais e a crescente importância de influenciadores de livros na promoção de livros e no envolvimento de leitores. O evento também destacará a importância do gerenciamento de dados na distribuição de livros e seu papel na melhoria das experiências do cliente e estratégias de vendas. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.
PublishNews, Vanessa Passos, 24/03/2025
Estou perto de completar trinta e dois anos e, nesta semana, eu me peguei refletindo sobre quantas vezes eu precisei repetir coisas para ser ouvida, ou ainda, para que lembrassem o que eu não aceitava e como não queria ser tratada e me lembrei da leitura que fiz do romance O nome dela é Luana, vencedor do 7º Prêmio ABERST na categoria narrativa longa de crime e 2º lugar do Prêmio ARGOS 2024. Li o romance de Eberson Terra e Gustavo Nascimento e escrevi uma blurb para o livro ainda antes das premiações. Um dos pontos que me chamou a atenção durante a leitura é que o livro repete o nome da personagem e esta frase no início dos capítulos: O nome dela é Luana da Silva, doutor. O nome dela é Luana da Silva. Isso mesmo, escreve normal. O nome dela é Luana da Silva. O nome dela é Luana da Silva, doutora. O nome dela é Luana da Silva, anota aí. O nome dela é Luana da Silva. Dá uma olhada nessas fotos aqui? Na literatura, a repetição é um recurso estilístico que pode ser usado não apenas na poesia, mas também na narrativa. Aqui temos uma busca da personagem de ser ouvida, de ser vista e de que o nome de sua filha seja lembrado por diversas autoridades distintas (justiça, escola, igreja). No livro, acompanhamos a jornada de Maria, que após perder a guarda de sua filha Luana devido a uma acusação infundada de maus tratos motivada por intolerância religiosa, se vê lutando contra um sistema que as ignoram – mãe e filha, mulheres negras e periféricas – completamente. Sem dúvidas, existem várias formas de violência e silenciamento de mulheres numa sociedade que é estruturalmente machista e, neste romance policial, essas questões são centrais. Clique no Leia mais para ler o artigo na íntegra.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
A Carochinha Editora está à procura de um analista comercial. É preciso ter experiência em áreas comerciais, facilidade para lidar com diversas frentes ao mesmo tempo e conhecimentos do pacote Office, especialmente do Excel. As funções do cargo incluem atuar na prospecção de novos clientes, com foco em escolas e negócios potenciais; atuar na administração da carteira de clientes; atuar junto ao departamento de marketing; e na organização e análise de relatórios e planilhas. A vaga é PJ e presencial. Interessados devem encaminhar currículos para vagas@carochinhaeditora.com.br.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
A editora Manole abriu três vagas para executivos de vendas, para atuação no Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. Para se candidatar, é preciso ter experiência comprovada na área comercial, obrigatoriamente no ramo editorial; experiência na elaboração de relatórios; e pacote Office intermediário. São considerados diferenciais: conhecimento sobre o mercado de livros CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais); e conhecimento em ferramentas de CRM, como Pipedrive. As funções dos cargos incluem prospectar e desenvolver novos clientes; realizar visitas e apresentações comerciais para clientes potenciais e existentes; construir e fortalecer relacionamentos comerciais; colaborar no desenvolvimento de campanhas estratégicas; fornecer feedback contínuo sobre demandas e sugestões do mercado, ajudando a moldar o portfólio de produtos; representar a empresa em eventos do setor editorial; acompanhar as tendências do mercado editorial e monitorar a concorrência para aprimorar estratégias de vendas. Interessados devem encaminhar currículos para rh@manole.com.br com o assunto “Vendas RJ”, “Vendas SSA” ou “Vendas POA” até 11 de abril.
|
“Um livro deve existir por si mesmo na cabeça de cada leitor. Tudo o que o autor tinha para dizer sobre o livro já está lá, em cada página, do começo ao final.”
1.
|
Do dia para a noite (Day to night)
|
2.
|
A força do silêncio
|
3.
|
Dias quentes (Spring Summer)
|
4.
|
Café com Deus Pai 2025
|
5.
|
Transforme o seu restaurante em um negócio milionário
|
6.
|
Comfy and Cozy Pink
|
7.
|
Ainda estou aqui
|
8.
|
Verity
|
9.
|
Criaturas fofinhas
|
10.
|
A empregada
|
|
|
PublishNews, Redação, 24/03/2025
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Abeu, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias e que tem o objetivo de reconhecer exclusivamente publicações universitárias e acadêmicas. Editoras podem inscrever suas obras até 16 de maio, clicando aqui. Realizado desde 2015, o Prêmio Abeu distingue as melhores edições no âmbito do conhecimento científico e acadêmico em nove categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução. As categorias têm seus finalistas, menções honrosas e vencedores definidos por um corpo de 3 jurados para cada, que são pesquisadores nas principais universidades brasileiras, com longa carreira no ensino superior e renomado saber em suas áreas de atuação. A cerimônia de entrega dos troféus ocorre em novembro.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) está com inscrições abertas para a nova turma do projeto Roda de Leitura 60+, iniciativa voltada ao público com mais de 60 anos, residente em Curitiba e região. O objetivo é proporcionar momentos de cultura, aprendizado e convívio social por meio da leitura e da troca de experiências, fortalecendo habilidades socioemocionais e promovendo bem-estar. Os encontros acontecem quinzenalmente, a partir de 14 de abril, das 15h às 16h, na sede da BPP (Rua Candido Lopes 133 — Curitiba / PR). As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril de 2025, e as vagas são limitadas. Pessoas interessadas devem enviar um e-mail para brunojl@seec.pr.gov.br para garantir sua participação. Após o preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera para novas turmas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
Duas mulheres em uma (Tabla, 128 pp, R$ 63 – Trad.: Beatriz Negreiros Gemignani), da autora egípcia Nawal El-Saadawi, narra a história de uma jovem mulher em sua jornada para ser quem verdadeiramente é, e não como todos à sua volta esperam que ela seja — uma mulher esforçada, de conduta e modos impecáveis ou livre e determinada? Bahiya Chahin é uma jovem estudante de 18 anos que vive no Cairo e questiona constantemente seu papel na sociedade, rejeitando as expectativas de submissão e obediência. Ela busca sua verdadeira identidade, resistindo às pressões familiares e sociais que tentam moldá-la conforme os padrões tradicionais. Nessa trajetória ela enfrenta fortes sentimentos internos que conflitam com o ambiente externo. Seu desejo de libertação significa se tornar parte do mundo, e isso só pode ocorrer com a luta por um Egito livre.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
“A morte veio em hora errada” – esta reflexão poderia atravessar o pensamento de vários personagens do segundo romance de Jairo Carmo. Caleidoscópico, Belas viúvas (7 Letras, 184 pp, R$ 79) cruza tempos e espaços (do interior da Amazônia ao Rio de Janeiro, passando por Brasília; da década de 50 à passagem de 1984 a 1985) para exprimir o caráter frágil de nossa existência neste mundo. Quem protagoniza realmente estas páginas é Marta Benício, figura complexa e cativante, que não tendo mais ao seu lado o companheiro de uma vida, Aníbal Pinheiro, revive memórias e enfrenta seu presente. Por meio de uma linguagem precisa, com gosto pelo aforismo, Jairo Carmo envolve o leitor na trajetória dessa mulher que não teme encarar os cantos obscuros de seus sentimentos, vivendo com intensidade, dentro dos limites definidos por sua época. É também para ela que Belas viúvas se volta, aprofundando-se no papel subjetivo e social da religião e trazendo à tona, sem rodeios, a violência ditatorial que tanto marcou a história do Brasil.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
Após anos dedicados à sua startup em Seul, Yujin vê sua vida mudar ao visitar a pacata vila de Soyang-ri. Encantada pelo local, decide abrir a Extraordinária cozinha dos livros, uma livraria-café onde cada visitante encontra o livro perfeito acompanhado de uma refeição reconfortante. Ao longo das estações, diversos personagens chegam ao estabelecimento, cada um com suas próprias histórias e desafios. Em meio a livros e sabores, eles descobrem consolo, inspiração e novas perspectivas para suas vidas. Ficção de cura mais vendida na Coreia do Sul, A extraordinária cozinha dos livros (Gutenberg, 256 pp, R$ 59,80 – Trad.: Juliane Ferreira da Silva Santos), de Kim Jee-Hye, é um livro-refúgio que lembra o leitor do poder transformador da leitura.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
O cenário de Costanza (Tordesilhas, 352 pp, R$ 88,90 – Trad.: Beatriz Zaparoli), escrito por Rachel Blackmole, é a decadente cidade de Roma, em que as ruas de paralelepípedos fervilham de fofocas e pecados. Costanza Piccolomini é uma jovem esposa respeitável – até conhecer Gianlorenzo Bernini, o famoso escultor e estrela da sociedade romana, cujos olhos negros combinam com seu temperamento sombrio. A partir do momento em que os dois se veem, nasce uma atração fatal. O amor secreto deles arde com uma paixão que os consome. No entanto, com cada beijo roubado e encontro ilícito, a reputação de Costanza fica cada vez mais em jogo. Enquanto isso, Bernini tem um desejo perigoso: tornar Costanza imortal. Ele quer possuí-la não apenas de corpo e alma, mas também em mármore. Quando Bernini revela a sua escultura de Costanza, ela é exposta como sua amante, marcando a ruína do caso amoroso – e o início de um escândalo que abalará a sociedade romana. Pois Bernini preferiria destruir Costanza a deixá-la ir.
PublishNews, Redação, 24/03/2025
O novo livro de Brittainy Cherry, Depois daquele inverno (Record, 378 pp, R$ 64,90 – Trad.: Carolina Simmer) acompanha Starlet Evans, uma jovem exemplar. Suas notas na faculdade são excelentes, ela tem um namorado maravilhoso, e tudo em sua vida está de acordo com o plano de ação traçado para conquistar o futuro que sempre quis – um futuro que sua falecida mãe aprovaria, acredita ela. Até que, no dia do seu aniversário de 21 anos, ela flagra o namorado com outra e o sonho de uma vida perfeita vai por água abaixo. Para afogar as mágoas e não deixar isso estragar seu aniversário, ela resolve ir a uma festa com uma amiga, que garante que a receita para esquecer um o ex é procurar alguém para um caso sem compromisso. E é exatamente isso que Starlet faz. Inclusive, ela nem se importa quando ele se recusa a revelar o nome – e a química que rolou entre os dois foi tamanha que tornou todo o resto dispensável. Já Milo Corti está passando por um momento difícil. Faz quase um ano que perdeu a mãe e que o pai se entregou à bebida e à tristeza. O jovem foge da dor e da solidão se jogando nos braços de mulheres aleatórias. Mas com aquela aniversariante foi diferente. Só que ele tem coisas mais importantes para resolver no momento. Ao que tudo indica, vai ser reprovado no último ano do ensino médio, a menos que sua nova monitora consiga ajudá-lo a melhorar as notas. É aí que o destino entra em ação e faz esses dois jovens perdidos se encontrarem uma segunda vez. A diferença é que, agora, ambos têm noção de que o envolvimento entre eles é proibido. Mas como resistir à atração que sentem um pelo outro com tantas horas juntos na biblioteca?
|
|
|