Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 10/10/2023
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 10/10/2023

Dez anos depois de o Brasil ter sido o Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt, quem ocupa o palco principal do maior evento editorial do mundo em 2023 é a Eslovênia, país com 2 milhões de habitantes na Europa Central, com uma área total que corresponde à metade do estado do Rio de Janeiro. A Feira de Frankfurt 2023 tem sua abertura oficial na próxima terça-feira (17). Pelas limitações estruturais, é compreensível que o setor editorial da Eslovênia seja diminuto, mas de acordo com dados da IPA, o país tem uma das maiores relações entre livros publicados por habitante no mundo. Por ser um mercado pequeno em comparação especialmente a outros países da Europa, como a própria Alemanha, boa parte da programação dedicada do Pavilhão da Eslovênia vai discutir temas como a relação comercial entre empresas do setor de países de tamanhos discrepantes, como investir em mercados com retorno e margens apertadas, e mesmo questões de letramento na população adulta – como o leitor já percebeu, temas que podem interessar também aos profissionais brasileiros. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

O Governo de São Paulo anunciou as dez empresas paulistas selecionadas que irão para a Feira do Livro de Frankfurt (18 a 22/10), maior evento do mundo do setor editorial. As empresas selecionadas foram: Boom Boom Books, AzuCo Publicações, SPVI BOOKS | Editora, Editora Mundaréu, Faro Editorial, Ciranda Cultural Editora e Distribuidora, Primavera Editorial, Afluente Art Editora, VR Editora e Instituto Mojo de Comunicação Intercultural. Essa será a 15ª missão internacional do CreativeSP, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O CreativeSP tem como objetivos promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o Estado Clique no Leia mais para ter acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Guilherme Sobota, 10/10/2023

A editora e pesquisadora Isabel Lopes Coelho completa 20 anos de carreira no mercado editorial neste ano. Em 2003, ela entrou na Cosac Naify como assistente da assessoria de imprensa e saiu, 12 anos depois, como diretora da área de Literatura infantojuvenil. Há 8 anos na FTD, a editora coleciona prêmios, fellowships, um livro publicado fruto do doutorado – e vê o mercado de LIJ se reinventando e fortalecido ao ponto de ser, hoje, "uma das unidades de negócios mais rentáveis das editoras e livrarias". O caráter transversal do segmento – presente no mercado público e privado, trade e no escolar, chegando até a ser tema de cursos exclusivos de pós-graduação – também chama sua atenção. "A LIJ deixou de ser território apenas nas crianças e se tornou assunto de adulto", explica. Isabel Lopes Coelho respondeu a três perguntas do PublishNews. Clique no Leia mais para ler a entrevista.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) divulgou as menções honrosas e obras finalistas do 9º Prêmio ABEU. Realizado desde 2015, a premiação foi instituída para distinguir as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como para realçar o projeto gráfico e a tradução acuradas. A ordem classificatória de cada uma das nove categorias será conhecida em uma cerimônia que ocorre no dia 17 de novembro, das 18h às 21h, no teatro do Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.50 – São Paulo /SP). Para a edição de 2023 houve a adição de uma nova categoria: Literatura Infantojuvenil. A premiação vai reconhecer livros voltados aos leitores mais novos, mas que ainda mantenham o foco em assuntos científicos. Deste modo, o Prêmio ABEU divulga hoje os livros que se destacaram em: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Projeto Gráfico; Tradução; e Literatura Infantojuvenil. Clique no Leia mais para conferir a lista completa dos finalistas.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

A editora HarperCollins está em busca de um editor de livros de não ficção, para atuação presencial no Rio de Janeiro ou em São Paulo. O editor será o responsável por pesquisar, avaliar e contratar obras de não ficção escritas por autores nacionais e internacionais através de agentes, autores e editoras; pesquisar tendências de mercado; dialogar com agências, colaboradores, autores e fornecedores, assim como desenvolver textos e apresentações para clientes e outros departamentos; acompanhar e avaliar os processos de produção editorial; e criar novos projetos e novas soluções editoriais. É necessário que os candidatos tenham o mínimo de cinco anos de experiência trabalhando em editora de livros, assim como experiência em produção e conhecimento de aquisição de livros e excelência em português e inglês. Interessados devem se inscrever clicando aqui.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

A 38ª Feira do Livro de Canoas vai até o dia 21 de outubro, no centro da cidade gaúcha. O evento conta com sessões de autógrafos, palestras, contação de histórias, rodas de conversa e muito mais. Nesta edição, a Feira do Livro tem como tema os 150 anos de Santos Dumont, considerado pai da aviação. Em alusão à data e também pelo fato de Canoas ser conhecida como a “Cidade do Avião”, o evento tem com uma exposição de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A programação diversificada reúne importantes nomes da literatura nacional, como João Trevisan, Luiz Antônio de Assis Brasil, Gilberto Schwartzmann, Fabrício Carpinejar, Elisa Lucinda, Cláudia Tajes, Leticia Wierzchowski e Martha Medeiros. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

Ícone da cultura pop e criador de uma das maiores franquias de reality shows do mundo, o multiartista RuPaul acaba de anunciar seu novo livro. Em The house of hidden meanings (ainda sem título em português), que chega ao Brasil em 2024 pela Intrínseca, a drag fenômeno revisita momentos desafiadores de sua infância, reconhecendo como esse período turbulento foi crucial para a formação do artista, produtor e potência do entretenimento que é hoje. De seus primeiros anos como um garoto negro queer em San Diego, seus relacionamentos complexos com o pai ausente e a mãe temperamental, a construção de uma identidade nas cenas punk e drag de Atlanta e Nova York, até encontrar um amor duradouro com seu marido Georges LeBar e autoaceitação na sobriedade, RuPaul escava sua própria história de vida, descobrindo novas verdades e insights. “Eu queria mostrar como você pode não apenas navegar pela vida neste planeta, mas também criar algo que não seja apenas para você – algo que seja aventureiro, altruísta e explore as possibilidades”, disse em entrevista para a Vogue norte-americana. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

Zakiya Dalila Harris © Nicole MondestinJá está disponível no serviço de streaming Star+ a série A Outra Garota Negra (Intrínseca), adaptação do livro homônimo da autora Zakiya Dalila Harris. Zakiya assina o projeto como co-roteirista e produtora-executiva, ao lado de produtores de títulos como O Ódio que Você Semeia, Narcos e Sense8. A autora da obra trouxe sua vivência de trabalho no mercado editorial para escrever seu romance de estreia, que mescla drama psicológico, terror e sátira. A série, assim como o livro, aborda temas como privilégio, racismo e gênero em uma narrativa com leves toques de humor e ingredientes de thriller. Lançado em 2021, A outra garota negra traz uma história de personagens que incorporam os preconceitos enraizados na sociedade. A obra de Zakiya Dalila Harris é apontada como uma mistura dos filmes O Diabo Veste Prada e Corra!, desvelando particularidades da competitiva indústria editorial. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“A literatura brasileira tem vergonha de fazer sorrir ou de falar sobre entretenimento.”
Xico Sá
Escritor brasileiro
1.
O manual da mente humana
2.
Onde estão as flores
3.
One Piece 3 em 1 Vol. 1
4.
Novena e festa da Padroeira 2023
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Soft Skills Teens - Como compreender essa nova geração e desenvolver as habilidades necessárias para o seu futuro
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
Café com Deus pai - 2024
9.
O cálice dos Deuses
10.
Da Silva: a grande fake news da esquerda
 
PublishNews, Redação, 10/10/2023

Nesta terça-feira (10), às 19h, o Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Rio de Janeiro / RJ) recebe a cientista política, historiadora, ativista e especialista em estudos pós-coloniais, Françoise Vergès, e a educadora, artista plástica e primeira deputada trans eleita no Brasil, Erica Malunguinho, em uma roda de conversa para refletir sobre as novas formas de pensar questões de gênero, cultura e feminismo. O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte do programa “Encontros Para o Amanhã”, que tem o apoio da Embaixada da França no Brasil e traz especialistas, lideranças e influências para debater temas que impactam o futuro. Os ingressos podem ser retirados pelo site da Sympla e as vagas são limitadas. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

Oficina de Tipografia © Carla BispoA Casa Museu Ema Klabin apresenta em outubro uma programação integrada à exposição A palavra impressa 1492 - 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin, que apresenta, pela primeira vez, 20 volumes que correspondem aos dois primeiros séculos de produção do livro impresso, com curadoria de Paulo Costa. São oferecidos: uma oficina teórica e prática de tipografia; uma atividade na qual o público cria sua própria TAG (assinatura estilizada com raízes no grafite); palestra, mostra de cinema que traz clássicos que provocam reflexões sobre os meios de comunicação e seu impacto para a sociedade, entre outros. As inscrições já estão abertas no site da Casa Museu Ema Klabin. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

Fernando Rosas, autor de 'Salazar e os fascismos' © DivulgaçãoFigura presente na universidade e na imprensa portuguesas, Fernando Rosas vem ao Rio de Janeiro participar de um seminário na PUC-Rio e lançar Salazar e os Fascismos, título que reúne trinta anos de pesquisas sobre a ditadura portuguesa, publicado pela Tinta-da-China Brasil. Nesta terça-feira (10), ele faz a conferência "Que força é essa? Notas sobre a Revolução Portuguesa de 1974/1975”, que abre o XVIII Seminário Internacional da Cátedra Pe. Antonio Vieira de Estudos Portugueses: “Revolução Escrita”, coordenado pelos professores Izabel Margato e Alexandre Montaury. Neste mesmo dia, às 19 horas, Rosas lança Salazar e os fascismos na Livraria Travessa Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 97 - Botafogo, Rio de Janeiro / RJ), em conversa com o jornalista Pedro Doria. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

Em um cotidiano mais acelerado, confusão mental, falhas de memória, dificuldade de concentração e exaustão são problemas cada vez mais comuns, especialmente, entre a população com mais idade. No entanto, diferente do que o senso comum acredita, o cérebro não é um sistema rígido e degenerativo, mas uma máquina em constante desenvolvimento, capaz de criar novas células e se regenerar ao longo da vida. Para estimular a cognição, preservando e melhorando as capacidades mentais, a psicóloga e autora best-seller Sandra de Carvalho Martins propõe na obra O cérebro eficiente (Academia, 272, pp, R$ 61,90), um plano de oito semanas de exercícios cerebrais. O livro é dividido em duas partes: na primeira, a autora traz uma breve explicação de como o cérebro funciona e envelhece. Na segunda, apresenta mais de 200 exercícios autorais para serem realizados ao longo de oito semanas, focados no treino de diferentes domínios da cognição. Cada exercício tem identificado os principais domínios cognitivos que serão estimulados, divididos em raciocínio lógico, linguagem, memória, raciocínio numérico, capacidade visuoespacial, atenção, criatividade e velocidade de processamento.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

Se você pudesse moldar a sua personalidade? Escolheria ser: menos neurótico, mais autodisciplinado, mente aberta? Hoje, mais do que em qualquer época, a humanidade está ciente do poder da personalidade. Em termos psicológicos, embora o tipo inicial de temperamento seja moldado por uma combinação de influências genéticas e experiências primitivas, ele não é fixo, mas sim maleável e até voluntário. Isto é o que comprova a neurociência. Em Seja quem você quiser (Latitude, 320 pp, R$ 69,90 - Trad.: Ricardo Giassetti), o neurocientista cognitivo, Christian Jarrett, faz um convite para explorar as profundezas da personalidade humana e desbloquear mudanças positivas e significativas. Jarrett mergulha na intrigante questão: as pessoas podem realmente mudar? Com uma abordagem baseada em evidências cientificas e acessível, o livro oferece uma perspectiva ousada e explora como é possível usar as descobertas da neurociência para moldar intencionalmente o caráter. O autor expõe ainda, cinco traços de personalidade – extroversão, neuroticismo, conscienciosidade, simpatia, abertura a ideias e experiências –, com demonstrações das características principais de cada uma delas.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

Maelle não tem tempo para sonhar. Diretora financeira de uma pequena empresa, ela passa boa parte de seus dias no trabalho, batalhando pelos negócios que estão em plena ascensão. Essa rotina é abalada quando Romane, sua melhor amiga, a surpreende com uma notícia bombástica: está com câncer em estágio avançado. Romane está seguindo todos os protocolos médicos, mas acredita que sua maior esperança de cura está na antiga sabedoria oriental contida em um manuscrito perdido no Nepal, e pede que a amiga o encontre. Maelle hesita, mas no íntimo sabe que faria tudo por Romane e decide encarar essa missão de vida ou morte. Com o Himalaia como cenário, Maelle se lança em uma jornada, que oferece ao leitor uma reflexão sobre estilo de vida e o ritmo frenético do mundo atual. Serão muitas experiências árduas e encontros avassaladores, dos quais Maelle sairá renovada. Uma viagem íntima e pessoal ao desconhecido, A jornada de Maelle (Vestígio, 256 pp, R$ 59,80 – Trad.: Andreas Valtuille), de Maud Amkaoua, é uma leitura que convida a uma reflexão sobre as relações que temos com as pessoas no cotidiano.

PublishNews, Redação, 10/10/2023

Vivemos uma epidemia de sofrimento da alma, doenças mentais e solidão. Ao ver tanta gente perdendo o "brilho", Roberto Shinyashiki decidiu usar seu método para escrever este guia sobre inteligência afetiva. O livro aborda ferramentas para refletir sobre as dinâmicas das relações interpessoais e alcançar o sucesso pessoal e profissional. Inteligência afetiva (Gente, 192 pp, R$ 64,90) é uma obra prática que busca enxergar além das palavras e compreender o poder transformador das emoções e do afeto. Pode-ser afirmar que o grande objetivo do livro está em mostrar ao leitor como descobrir os tipos de personalidade afetiva e aprender a lidar com elas, a partir do esforço de nutrir laços pessoais proveitosos. Roberto Shinyashiki é médico psiquiatra e terapeuta, com MBA e doutorado em Administração de Empresas pela FEA/USP.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.