Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 02/05/2022
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 02/05/2022

O Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano – categoria mais esperada do Prêmio PublishNews – teve as inscrições prorrogadas até 06 de maio. O objetivo do prêmio é reconhecer os profissionais de vendas e marketing por trás dos livros de sucesso que figuram nas listas dos mais vendidos e ganham o público o ano inteiro, sendo também, o primeiro prêmio no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros. Nesta sexta edição, a premiação terá algumas novidades. Depois de ouvir muitas considerações e sugestões do mercado, o PN decidiu aprimorar as regras do prêmio para torna-lo ainda mais democrático e desafiador. A ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidaremos os representantes dos seguintes grupos: 23 livrarias (2 pontos), 27 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos). Todas as regras do prêmio, assim como a lista com as editoras e livrarias participantes, você encontra clicando aqui. Para se inscrever, ou ser indicado, é necessário enviar e-mail para premiopublishnews@publishnews.com.br com os dados pessoais do candidato, além de um testemunhal apresentando resultados, números e ações empreendidas na área. O vencedor será conhecido no dia 25 de maio em uma cerimônia que acontecerá no Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – São Paulo / SP), a partir das 18h30. Para acompanhar a cerimônia, é necessário fazer uma inscrição prévia clicando aqui. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria.

PublishNews, Thales de Menezes, 02/05/2022

Divulgação - MelhoramentosA jornada de Alfredo Weiszflog se confunde com a evolução do mercado editorial brasileiro. Em 55 anos na empresa da família, a Companhia Melhoramentos, reuniu histórias de inovação e consolidação de ações na indústria e no comércio e relatos reais que até podem soar um tanto folclóricos, como o fato de, jovem, ir trabalhar no campo para aprender a plantar pinus que seriam utilizados na confecção de papel. Essa vida profissional plena de conquistas foi celebrada na última sexta-feira (29), quando um coquetel na sede da editora levou todos os nomes relevantes no mercado a prestigiar o anúncio de sua aposentadoria, aos 77 anos. Seu ingresso na Melhoramentos foi em 1967, na equipe de propaganda. Passou por quase todos os departamentos da empresa até 1977, quando assumiu a editora. Desde 1984 passou a integrar o conselho da casa, lugar que passa a ser de sua filha, Paula Weiszflog. O PublishNews conversou com Alfredo Weiszflog sobre a decisão por sua merecida aposentadoria. Além dessa conversa, é possível acessar mais duas ótimas reportagens sobre ele publicadas aqui. A relevância como editor tornou seu nome obrigatório no noticiário do mercado editorial. Em 2017, ele recebeu o Prêmio Especial Avena PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial, um reconhecimento à sua trajetória de muita dedicação, paixão e sucesso. Clique no Leia mais para acessar a íntegra da entrevista.

PublishNews, Redação, 02/05/2022

O modelo de consignação surgiu no mercado do livro quando o Brasil enfrentava o problema da inflação que desvalorizava rapidamente o preço dos produtos. Nesse acordo, as editoras deixam os seus livros estocados nas livrarias e recebem só pelos exemplares que foram vendidos, num acerto muitas vezes mensal. Para esse modelo dar certo, é preciso sempre uma boa administração – de ambas as partes, editoras e livrarias – além de uma comunicação aberta, para que, mais uma vez, os dois lados saiam ganhando. Pouco tempo depois de implementado, a consignação se tornou reinante na relação entre editoras e livrarias. Mas será que ela é, realmente, a melhor alternativa? O mercado editorial é capaz de encontrar um novo modelo de vendas e ainda, se manter com uma nova dinâmica? Essas perguntas começaram a ganhar mais destaque em março, quando a coluna Painel das Letras, da Folha, apurou que correria entre livreiros uma preocupação após sondagens da Companhia das Letras para abandonar o esquema de consignação. Indo mais a fundo neste tema, o Podcast do PublishNews quis saber de livreiros e editores, o que eles pensam sobre esse modelo de negócio, se acham que é possível viver sem ele, o impacto que uma mudança dessa ordem causaria em seus negócios e ainda, se eles têm em mente, uma terceira via, um modelo híbrido ou outra solução para o mercado. Ouvimos nomes como Marcos Pereira, da Sextante; Alexandre Martins Fontes, da Livraria Martins Fontes; Amauri Madeira, da Livraria Nobel de Petrópolis; Daniela Kfuri, da HarperCollins; Gorki Starlin, da Alta Books; Monica Carvalho, da Livraria da Tarde; João Varella, da Lote 42 e Banca Tatuí; e Samuel Seibel, da Livraria da Vila. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota e ouvir o programa.

PublishNews, Redação, 02/05/2022

Estão abertas até 15 de maio as inscrições para o terceiro Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler. O prêmio foi criado para reconhecer os melhores trabalhos impressos no estado de São Paulo. É uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - São Paulo para valorizar as mais de cinco mil indústrias de impressão do estado, que juntas correspondem a cerca de 54% da produção nacional. O concurso tem coordenação técnica da faculdade de tecnologia Senai Theobaldo de Nigris. No regulamento do prêmio é possível encontrar todas as categorias contempladas. Os produtos concorrem entre seus setores industriais ou aqueles que estejam alinhados mercadologicamente. Por exemplo, no segmento de embalagens, produtos feitos para a indústria de alimentos concorrem apenas com outros produtos para o mesmo setor. As categorias de Melhor Impressão e Melhor Acabamento são avaliadas conjuntamente. O prêmio entrega 32 troféus, em cerimônia marcada para 24 de junho. O regulamento pode ser acessado aqui. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/05/2022

O Estadão entrevistou Rodrigo García, filho do escritor colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Quando começou a acompanhar de perto a crescente fragilidade física e mental do pai, em 2014, ele tomou notas do dia a dia até sua morte, em 17 de abril. Esse material deu origem a Gabo & Mercedes: uma despedida, que sai no Brasil pela Record. Ele queria deixar o fim da vida de Márquez para suas netas. Quando sua mãe, Mercedes, morreu, em 2020, ele passou a considerar a publicação. A Folha publicou também matéria original do New York Times sobre o reerguimento da rede americana de livrarias Barnes & Noble, depois de enfrentar grande crise com a chegada ao mercado da gigante virtual Amazon e os efeitos da pandemia de covid-19. A Barnes & Noble tem bons resultados (14% de aumento nas vendas em comparação a 20019) depois de reformar lojas e mudar de estratégia durante a pandemia. A rede passou a vender apenas livros e dispensou comércio de itens como baterias, brinquedos e memorabília, que a matéria do jornal americano trata como “bugigangas”. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/05/2022

Foi anunciada neste final de semana a morte de Neal Adams, um dos maiores desenhistas de histórias em quadrinhos de todos os tempos. Ele tinha 80 anos e durante as últimas seis décadas ajudou a transformar a estética dos gibis. Para muitos fãs e especialistas, trata-se do melhor desenhista que o personagem Batman já teve. Adams assumiu o personagem no final dos anos 1960, dando a ele um tom sombrio e realista. O artista produziu nos anos 1970 uma série de gibis unindo outros dois personagens da DC, Lanterna Verde e Arqueiro Verde. O que se viu foi uma revolução completa. Aquelas revistas trouxeram ao universo da HQ pela primeira vez o consumo de drogas, o racismo, a opressão política e tantas outras pautas quentes com a explosão da contracultura que marcou a época. Clique no Leia mais para acessar a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 02/05/2022

King of Scars: Trono de Ouro e Cinzas (Planeta Minotauro, 464 pp, R$ 66,90 – Trad.: Isadora Prospero), best-seller do The New York Times, é o primeiro livro da duologia dedicada a Nikolai Lantsov, um dos personagens mais cativantes do Grishaverso, universo mágico criado por Leigh Bardugo – autora de Sombra e ossos. Nikolai Lantsov, o deslumbrante rei de Ravka, sempre teve o dom de fazer coisas impossíveis. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com ele durante a guerra civil, antes que ele subisse ao trono – e o próprio rei prefere que continue assim. Agora, inimigos se aproximam por todos os lados, e Nikolai precisa encontrar uma maneira de encher os cofres de Ravka, forjar novas alianças e proteger o exército Grisha de ameaças. Porém, a magia sombria que se esconde dentro dele parece cada dia mais forte, ameaçando destruir tudo o que ele fez e vem fazendo por seu povo. Acompanhado de um jovem monge e de Zoya Nazyalensky, Nikolai viajará para os cantos mais longínquos de Ravka, onde a magia profunda ainda existe, em busca da cura para o terrível mal que está dentro dele.

PublishNews, Redação, 02/05/2022

Publicado em mais de 35 países, os livros de Jay Kristoff, autor best-seller do New York Times, tornaram-se um sucesso mundial. Lançado no Brasil pela Plataforma21, a trilogia As crônicas da quasinoite retorna às livrarias em novas edições. As reimpressões de Nevernight: A sombra do corvo, Godsgrave: o espetáculo sangruento e Darkdawn: as cinzas da república contam com novas ilustrações de capa e texto em papel amarelo, mudanças que oferecem uma leitura ainda mais confortável. Nevernight (608 pp, R$ 79,90 – Trad.: Clemente Pereira) é o primeiro volume da história intensa inspirada nas civilizações greco-romanas. A obra apresenta Mia, uma jovem que busca se aprimorar no ofício de matar: sua missão é ceifar a vida de cada um dos responsáveis por extinguir sua família quando era criança. O tom sarcástico da narrativa é um elemento extra – instiga os leitores a entrarem na atmosfera de um universo repleto de ameaças.

“Livros são conteúdos levados a determinados suportes, nos quais se adequam mais a um ou aquele outro.”
Alfredo Weiszflog
Editor brasileiro
1.
Perdoar Amar Agradecer
2.
Mais esperto que o diabo
3.
É assim que acaba
4.
Heartstopper: Dois garotos, um encontro
5.
Vade Mecum Saraiva 2022 - 33ª Edição
6.
Amor & gelato
7.
Os sete maridos de Evelyn Hugo
8.
Mulheres que correm com os lobos (capa dura)
9.
Torto arado
10.
Heartstopper: Um passo adiante (capa dura)
 
PublishNews, Redação, 02/05/2022

Luzes do Norte (Galera, 308 pp, R$ 49,90) é o livro de estreia de Giulianna Domingues, uma aventura cheia de reviravoltas com uma protagonista que se recusa a jogar pelas regras dos outros. Dimitria Coromandel tem uma única missão: proteger Aurora van Vintermer. Custe o que custar. Ela é uma caçadora excepcional, a melhor da região, e, após a morte dos seus pais, se tornou a base para o sustento de sua pequena família. No entanto, quando fisga a atenção de Bóris van Vintermer, patriarca da família mais rica do local, sua realidade começa aos poucos a se transformar. Requisitada para desempenhar funções de chefe da guarda de Aurora, primogênita da abastada família Van Vintermer, Dimitria tem seu dia a dia significativamente alterado: agora, ela precisa acompanhar Aurora em suas obrigações e, acima de tudo, protegê-la de todo e qualquer contratempo. A novidade cai como uma luva também para Gui, seu irmão e apaixonado em segredo por Aurora desde criança. Para ele, o estreito contato entre elas pode representar uma chance de ser notado pela herdeira e, talvez, uma oportunidade de conquistar seu coração. Mas à medida que o tempo passa, a proximidade entre Dimitria e Aurora dá origem a algo maior, mais profundo... e arrebatador. Dividida entre preservar seu novo e bem-remunerado emprego, permitir que uma possível e arriscada relação se desenvolva, agir como cupido para o irmão e ir em busca de um monstro assassino de crianças à espreita nas redondezas sombrias de Nurensalem, Dimitria precisará fazer uma escolha.

PublishNews, Redação, 02/05/2022

Terramar é um mundo mágico quase inexplorado, formado por centenas de ilhas que apresentam, cada uma à sua maneira, vislumbres de poder e mistérios. Magos, bruxas e criaturas míticas povoam esse extraordinário arquipélago. Em O feiticeiro de Terramar (Morro Branco, 208 pp, R$ 54,90 – Trad.: Heci Regina Candiani), primeiro volume da saga Ciclo Terramar, o leitor acompanha Ged, um jovem feiticeiro que busca descobrir seu caminho em meio às incertezas e às imprudências da juventude. À medida que a magnitude de seu poder é revelada, a harmonia do mundo e as leis da magia são colocadas à prova: nenhum homem deve alterar o equilíbrio entre a vida e a morte. Agora, o feiticeiro precisa iniciar a jornada que o apresentará às grandiosas palavras de poder, o fará encarar dragões ancestrais, navegar por mares desconhecidos e atravessar os portões da morte, para enfrentar a sombria criatura que ameaça não só Ged e Terramar, mas os tênues limites entre luz e escuridão. Aclamada como uma das melhores séries de fantasia de todos os tempos e ganhadora de prêmios como Locus e Hugo, a obra de Ursula K. Le Guin, que se tornou referência e inspiração para a literatura fantástica mundial, chega agora em versão definitiva com ilustrações de wCharles Vess.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.