Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 01/06/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Carlo Carrenho, 1º/06/2017

Fachada da loja do Columbus Circle em Nova York recentemente inaugurada | © Beatriz AlvesA Amazon marca presença na edição de hoje do BookExpo Show Daily, revista produzida pela Publishers Weekly e que circula no maior evento do mercado do livro norte-americano, a BookExpo (BEA), que segue com a sua programação até amanhã (02). Logo na capa da revista, o jornalista Jim Milliot assina uma matéria informando que a Amazon será a quinta maior rede de livrarias físicas ainda este ano, se cumprir o plano anunciado de abrir 10 lojas em território americano em 2017. A gigante de Seattle abriu a primeira loja em 2015, depois outras duas em 2016, e já abriu quatro em 2017, a última no Columbus Circle (na foto ao lado), no coração de Manhattan e da indústria editorial norte-americana. Com mais seis lojas anunciadas para este ano, a Amazon chegará a 13 lojas, ocupando a quinta posição no ranking dos EUA. Por isso, achei válido repercutir nesta coluna algumas das informações do artigo. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra.

PublishNews, Talita Facchini, 1º/06/2017

Daniel Louzada, da Leonardo Da Vinci, apura faturamento quase três vezes maior nos finais de semana da Feira do Subsolo na comparação com um dia normal | © Redes Sociais do livreiroIndo para sua terceira edição, a Feira do Subsolo, organizada pela Livraria Leonardo da Vinci, em parceria com a Livraria Berinjela e a Martins Fontes, já vê bons resultados. No primeiro sábado de cada mês, uma feira organizada pelas livrarias oferece livros novos e usados, de diversos temas, além de cd’s e dvd’s, tudo com 30% de desconto. Segundo Daniel Louzada, à frente da Da Vinci desde o ano passado, a feira foi pensada inicialmente para promover o acervo das livrarias e trazer mais pessoas para a loja. O resultado dessa parceria não poderia ser mais positivo. “Quase triplicamos as vendas, num faturamento de 2,5 a 3 vezes maior comparado com os dias da semana”, comentou Daniel. Para quem quiser visitar, a Feira do Subsolo acontece na Livraria Berinjela (Av. Rio Branco, 185, Subsolo, Centro – Rio de Janeiro / RJ) neste sábado (3), das 9h30 às 15h. A entrada é gratuita. Clique no Leia Mais e veja outros detalhes da Feira.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

O contista Maurício de Almeida (Brasília - DF) foi o autor selecionado para a residência literária em Paraty, vinculada ao Prêmio Off Flip de Literatura. A residência é oferecida pelo Selo Off Flip, editora dirigida pelo escritor Ovídio Poli Junior, idealizador e curador do Prêmio. O autor receberá uma bolsa de R$ 5 mil e permanecerá na cidade histórica durante um mês para se dedicar à finalização de um livro de contos (Equatoriais). Maurício e outros seis vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura estarão presentes ao sarau de premiação, que acontecerá no Sesc Paraty durante a FLIP.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

Em grave crise, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) viu uma das livrarias instaladas em seu campi, a República, fechar as portas no início de março desse ano, como relatou Carlo Carrenho em reportagem para o PublishNews. Agora, a editora da universidade, a EdUerj, anuncia que fechou parceria com a Gramma Editora, que desde 2002 desenvolve publicações na área de Humanas acumulando títulos principalmente em Geografia, Relações Internacionais, Política, Sociologia e Direito. Com essa junção, alguns títulos serão publicados em coedição pelas duas casas. Para conhecer melhor a parceria, clique no Leia Mais.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

A Alta Books está relançando a série Cartas, coleção criada para os estudantes e que integra livros assinados por profissionais que são referência no mercado e que ajudam a esclarecer as principais dúvidas de diversas profissões. O livro funciona como um bate-papo, onde os especialistas dão conselhos de forma leve e dinâmica. Alguns títulos já estão prontos para o lançamento, caso de Cartas a um jovem publicitário, de Roberto Duailibi; Cartas a um jovem líder, de César Souza; Cartas a um jovem fotógrafo, de Bob Wolfenson; Cartas a um jovem cientista, de Marcelo Gleiser; Cartas a um jovem herdeiro, de Renato Bernhoeft, e Cartas a um jovem designer, assinado pelos Irmãos Campana. Outros cinco títulos estão em negociação.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

A Fundação Biblioteca Nacional e a Secretaria de Cultura de Portugal divulgarão no próximo dia 08, às 17h30, na sede da Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco, 219 - Rio de Janeiro / RJ), o ganhador do Prêmio Camões 2017. Em uma coletiva de imprensa, estarão presentes a presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Helena Severo, o cônsul geral de Portugal no Brasil, Jaime Leitão e o presidente da Fundação Luis de Camões, João Pignatelli, além dos jurados: Jose Luiz Tavares (Cabo Verde), Lourenço Joaquim da Costa Rosário (Moçambique), Maria João Reynaud (Portugal), Paula Morão (Portugal), José Luís Jobim de Salles Fonseca (Brasil), Leyla Perrone Moisés (Brasil). A coletiva será realizada logo após a reunião que definirá o nome do vencedor.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba / PR) realiza, no dia 9 de junho, às 14h, o lançamento do livro Muito além da sobrevivência (Artêra), de Joyce Guerra. A obra traz crônicas, diálogos e reflexões baseadas na vivência da autora, com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual na busca de uma vida autônoma. Além de lançar e autografar a obra, Joyce ministra a palestra Muito além da sobrevivência: desafios e reflexões sobre inclusão e preconceito. Joyce Guerra perdeu a visão aos 11 meses de idade devido a um erro médico. Além de ser escritora, milita nas redes sociais, discutindo diversos temas relacionados à inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. O evento tem entrada gratuita.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

Poeta e filósofo Antonio Cícero é um dos convidados da 3ª Felisquié | © DivulgaçãoCom o tema O cangaço na Literatura de Cordel: do sertão para o mundo, a Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié), realizará a sua III edição no fim dessa semana (de 2 e 4/06), pela manhã no Auditório Waly Salomão, na UESB - Campus de Jequié (Av. José Moreira Sobrinho, Jequiezinho - Jequié / BA) e no período da tarde e da noite no Centro de Cultura ACM (Av. Antônio Carlos Magalhães, Jequiezinho - Jequié / BA). A Festa literária terá diversas palestras, debates, mesas redondas, exibição de filme, lançamento e exposição de livros, sarau de poesia e música e, especialmente, a primeira edição da Felisquiesinha, que reunirá autores e o público infantojuvenil para desfrutar de oficinas artísticas e literárias. Com homenagens ao crítico literário e ensaísta, Afrânio Coutinho e a Tom Jobim, a Felisquié terá ainda a participação do poeta e filósofo Antonio Cícero (na foto ao lado), da atriz e escritora Ingra Lyberatto, do crítico Eduardo Coutinho dentre outros. Para se inscrever para a festa, é só entrar no site do evento ou mandar um e-mail para felisquieuesb@gmail.com.

“A poesia é, na verdade, um modo especial de relacionar-se com a realidade de inventá-la.”
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro (1930-2016) em entrevista ao Jornal Rascunho
1.
Quando a noite cai
2.
Batalha espiritual
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Você também pode brilhar
5.
Hebe - A biografia
6.
O poder da ação
7.
Propósito
8.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
9.
O homem mais inteligente da história
10.
A Cabana (capa do filme)
 
PublishNews, Redação, 1º/06/2017

Neste sábado (10), às 10h, a Aletria fará o lançamento do livro Buriti Grande, com a presença da autora Marismar Borém e do ilustrador Lelis. O livro traz uma nostálgica história narrada em primeira pessoa por uma garota que viveu a sua infância na casa dos avós. Descrevendo detalhes da sua rotina na fazenda, a narradora apresenta ao leitor a vida simples no interior. Uma obra para nos lembrar da importância de se viver uma infância livre, com tempo para aproveitar os momentos. A programação do evento terá ainda uma oficina de aquarela para crianças, contação de histórias com Alessandra Visentin, sorteio de kits da Aletria e outras atrações. O lançamento acontecerá na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil/ Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, Av. dos Andradas, Centro, Belo Horizonte / MG). A entrada é gratuita.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba / PR) e o Instituto Cervantes de Curitiba realizam de hoje até o dia 18, uma exposição de livros e painéis sobre a cultura sefardita (judeus originários da Espanha e Portugal) e a vida do diplomata espanhol Ángel Sanz Briz (1910-1980). A abertura da mostra acontece logo mais, às 18h30, no hall do segundo andar da Biblioteca, com entrada gratuita. A exposição apresenta livros de vários autores de origem sefardita, além de obras sobre a vida de Ángel Sanz Briz, embaixador que ficou conhecido como Anjo de Budapeste ao salvar cerca de cinco mil judeus-húngaros durante a Segunda Guerra Mundial. Nos dias 2, 5 e 6 de junho serão exibidos, no auditório da BPP, dois filmes sobre a vida de Sanz Briz: o longa El ángel de Budapest, de Luis Oliveros, e o documentário La encrucijada de Ángel Sanz Briz, de José Alejandro González Baztán. As exibições acontecem em sequência a partir das 14h.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

A intensa e prolífica atividade literária de Hilda Hilst se desdobrou em livros de ficção e em peças de teatro, mas foi na poesia que ela deu início e fim à sua carreira. Pela primeira vez, toda a lavra poética da autora de Bufólicas em um só livro: Da poesia (Companhia das Letras, 616 pp, R$ 64,90), que inclui, além de mais de 20 títulos, uma seção de inéditos e fortuna crítica. O material contém posfácio de Victor Heringer, carta de Caio Fernando Abreu para Hilda, dois trechos de Lygia Fagundes Telles sobre a amiga e uma entrevista cedida a Vilma Arêas, publicada no Jornal do Brasil em 1989. A poesia de Hilda — que ganha forma em cantigas, baladas, sonetos e poemas de verso livre — explora a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo. Ao fundir o sagrado e o profano, a poeta se firmou como uma das vozes mais transgressoras da literatura brasileira do século XX.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

Em Poemas italianos (Global Editora, 160 pp, R$ 45), Cecília Meireles constrói um mosaico de versos alicerçado na rica herança histórico-imagética que a Itália legou à humanidade. A autora apresenta não só uma realidade contemplada, mas permite também as diversas possibilidades de reviver cada um desses versos. O leitor é convidado pela autora a contemplar a beleza e o mistério de recantos da Itália: a sólida grandeza do Coliseu, a encantadora Fontana di Trevi, os impressionantes seres petrificados em Pompeia e tantos outros. Ao mesmo tempo que os poemas de Cecília estão permeados pela presença destes simbólicos cenários remanescentes de um passado distante, ela os recria em toda a sua vivacidade, intuindo como o passado sempre opera subterraneamente no presente. A presente edição da Global traz as versões em italiano dos poemas concebidas por Edoardo Bizzarri (1910-1975), presentes na primeira edição do livro, publicada em 1968.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

Raul de Taunay, poeta, cronista, romancista e diplomata de carreira -- atualmente exerce funções diplomáticas em Brazzaville, na República do Congo --, acaba de lançar, pela 7Letras o livro Poemas ao desabrigo (107 pp, R$ 35). Na apresentação da obra, Antonio Carlos Secchin aponta que tudo na obra é "ímpeto, aventura de um temperamento medularmente lírico, ainda que expresso, muitas vezes, em formas regulares e rimadas". Seguindo o caminho das margens que percorreu pelo mundo inteiro à procura de uma fonte para as suas palavras, este poeta faz da poesia um momento de prazer e revela, nestes poemas ao desabrigo, a perfeita harmonia entre forma, beleza, crueza e liberdade numa sequência de odes, elegias, trovas, baladas e sonetos. O embaixador especifica que “o lugar é o desabrigo, espaço exposto às tempestades, à mercê da maré crescente das palavras”. Neste sentido, o autor se perde em cada linha e passeiam entre a nostalgia de partidas.

PublishNews, Redação, 1º/06/2017

O livro Os ângulos da casa (Penalux, 84 pp, R$ 34) marca a estreia da poeta moçambicana Hirondina Joshua no Brasil. Com apresentação do escritor Mia Couto, a obra dialoga com diversos temas complexos, como sexualidade, afetividade e erotismo. A “Casa”, destacada na poesia, é representada pela escritora como o espaço psíquico, o interior e os sentimentos e os ângulos a maneira de pensar, de observar, o ponto de vista. Para o escritor moçambicano Mia Couto, o estilo surrealista de Hirondina convida os leitores a um grande passeio poético. “Trata-se de uma visita a um cotidiano que sendo familiar nos é estranho, porque nele se fala o idioma a que ela chama de ‘a língua dos céus’”. Para os editores Tonho França e Wilson Gorj, o valor da obra se encaixa no propósito da Penalux de investir na literatura de língua lusófona.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.