Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Carlo Carrenho, 1º/06/2017
A Amazon marca presença na edição de hoje do BookExpo Show Daily, revista produzida pela Publishers Weekly e que circula no maior evento do mercado do livro norte-americano, a BookExpo (BEA), que segue com a sua programação até amanhã (02). Logo na capa da revista, o jornalista Jim Milliot assina uma matéria informando que a Amazon será a quinta maior rede de livrarias físicas ainda este ano, se cumprir o plano anunciado de abrir 10 lojas em território americano em 2017. A gigante de Seattle abriu a primeira loja em 2015, depois outras duas em 2016, e já abriu quatro em 2017, a última no Columbus Circle (na foto ao lado), no coração de Manhattan e da indústria editorial norte-americana. Com mais seis lojas anunciadas para este ano, a Amazon chegará a 13 lojas, ocupando a quinta posição no ranking dos EUA. Por isso, achei válido repercutir nesta coluna algumas das informações do artigo. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra.
PublishNews, Talita Facchini, 1º/06/2017
Indo para sua terceira edição, a Feira do Subsolo, organizada pela Livraria Leonardo da Vinci, em parceria com a Livraria Berinjela e a Martins Fontes, já vê bons resultados. No primeiro sábado de cada mês, uma feira organizada pelas livrarias oferece livros novos e usados, de diversos temas, além de cd’s e dvd’s, tudo com 30% de desconto. Segundo Daniel Louzada, à frente da Da Vinci desde o ano passado, a feira foi pensada inicialmente para promover o acervo das livrarias e trazer mais pessoas para a loja. O resultado dessa parceria não poderia ser mais positivo. “Quase triplicamos as vendas, num faturamento de 2,5 a 3 vezes maior comparado com os dias da semana”, comentou Daniel. Para quem quiser visitar, a Feira do Subsolo acontece na Livraria Berinjela (Av. Rio Branco, 185, Subsolo, Centro – Rio de Janeiro / RJ) neste sábado (3), das 9h30 às 15h. A entrada é gratuita. Clique no Leia Mais e veja outros detalhes da Feira.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
O contista Maurício de Almeida (Brasília - DF) foi o autor selecionado para a residência literária em Paraty, vinculada ao Prêmio Off Flip de Literatura. A residência é oferecida pelo Selo Off Flip, editora dirigida pelo escritor Ovídio Poli Junior, idealizador e curador do Prêmio. O autor receberá uma bolsa de R$ 5 mil e permanecerá na cidade histórica durante um mês para se dedicar à finalização de um livro de contos (Equatoriais). Maurício e outros seis vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura estarão presentes ao sarau de premiação, que acontecerá no Sesc Paraty durante a FLIP.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
Em grave crise, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) viu uma das livrarias instaladas em seu campi, a República, fechar as portas no início de março desse ano, como relatou Carlo Carrenho em reportagem para o PublishNews. Agora, a editora da universidade, a EdUerj, anuncia que fechou parceria com a Gramma Editora, que desde 2002 desenvolve publicações na área de Humanas acumulando títulos principalmente em Geografia, Relações Internacionais, Política, Sociologia e Direito. Com essa junção, alguns títulos serão publicados em coedição pelas duas casas. Para conhecer melhor a parceria, clique no Leia Mais.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
A Alta Books está relançando a série Cartas, coleção criada para os estudantes e que integra livros assinados por profissionais que são referência no mercado e que ajudam a esclarecer as principais dúvidas de diversas profissões. O livro funciona como um bate-papo, onde os especialistas dão conselhos de forma leve e dinâmica. Alguns títulos já estão prontos para o lançamento, caso de Cartas a um jovem publicitário, de Roberto Duailibi; Cartas a um jovem líder, de César Souza; Cartas a um jovem fotógrafo, de Bob Wolfenson; Cartas a um jovem cientista, de Marcelo Gleiser; Cartas a um jovem herdeiro, de Renato Bernhoeft, e Cartas a um jovem designer, assinado pelos Irmãos Campana. Outros cinco títulos estão em negociação.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
A Fundação Biblioteca Nacional e a Secretaria de Cultura de Portugal divulgarão no próximo dia 08, às 17h30, na sede da Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco, 219 - Rio de Janeiro / RJ), o ganhador do Prêmio Camões 2017. Em uma coletiva de imprensa, estarão presentes a presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Helena Severo, o cônsul geral de Portugal no Brasil, Jaime Leitão e o presidente da Fundação Luis de Camões, João Pignatelli, além dos jurados: Jose Luiz Tavares (Cabo Verde), Lourenço Joaquim da Costa Rosário (Moçambique), Maria João Reynaud (Portugal), Paula Morão (Portugal), José Luís Jobim de Salles Fonseca (Brasil), Leyla Perrone Moisés (Brasil). A coletiva será realizada logo após a reunião que definirá o nome do vencedor.
PublishNews, Redação, 31/05/2017
A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba / PR) realiza, no dia 9 de junho, às 14h, o lançamento do livro Muito além da sobrevivência (Artêra), de Joyce Guerra. A obra traz crônicas, diálogos e reflexões baseadas na vivência da autora, com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual na busca de uma vida autônoma. Além de lançar e autografar a obra, Joyce ministra a palestra Muito além da sobrevivência: desafios e reflexões sobre inclusão e preconceito. Joyce Guerra perdeu a visão aos 11 meses de idade devido a um erro médico. Além de ser escritora, milita nas redes sociais, discutindo diversos temas relacionados à inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. O evento tem entrada gratuita.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
Com o tema O cangaço na Literatura de Cordel: do sertão para o mundo, a Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié), realizará a sua III edição no fim dessa semana (de 2 e 4/06), pela manhã no Auditório Waly Salomão, na UESB - Campus de Jequié (Av. José Moreira Sobrinho, Jequiezinho - Jequié / BA) e no período da tarde e da noite no Centro de Cultura ACM (Av. Antônio Carlos Magalhães, Jequiezinho - Jequié / BA). A Festa literária terá diversas palestras, debates, mesas redondas, exibição de filme, lançamento e exposição de livros, sarau de poesia e música e, especialmente, a primeira edição da Felisquiesinha, que reunirá autores e o público infantojuvenil para desfrutar de oficinas artísticas e literárias. Com homenagens ao crítico literário e ensaísta, Afrânio Coutinho e a Tom Jobim, a Felisquié terá ainda a participação do poeta e filósofo Antonio Cícero (na foto ao lado), da atriz e escritora Ingra Lyberatto, do crítico Eduardo Coutinho dentre outros. Para se inscrever para a festa, é só entrar no site do evento ou mandar um e-mail para felisquieuesb@gmail.com.
|
“A poesia é, na verdade, um modo especial de relacionar-se com a realidade de inventá-la.”
Poeta brasileiro (1930-2016) em entrevista ao Jornal Rascunho
1.
|
Quando a noite cai
|
2.
|
Batalha espiritual
|
3.
|
Rita Lee - uma autobiografia
|
4.
|
Você também pode brilhar
|
5.
|
Hebe - A biografia
|
6.
|
O poder da ação
|
7.
|
Propósito
|
8.
|
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
|
9.
|
O homem mais inteligente da história
|
10.
|
A Cabana (capa do filme)
|
|
|
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
Neste sábado (10), às 10h, a Aletria fará o lançamento do livro Buriti Grande, com a presença da autora Marismar Borém e do ilustrador Lelis. O livro traz uma nostálgica história narrada em primeira pessoa por uma garota que viveu a sua infância na casa dos avós. Descrevendo detalhes da sua rotina na fazenda, a narradora apresenta ao leitor a vida simples no interior. Uma obra para nos lembrar da importância de se viver uma infância livre, com tempo para aproveitar os momentos. A programação do evento terá ainda uma oficina de aquarela para crianças, contação de histórias com Alessandra Visentin, sorteio de kits da Aletria e outras atrações. O lançamento acontecerá na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil/ Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, Av. dos Andradas, Centro, Belo Horizonte / MG). A entrada é gratuita.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba / PR) e o Instituto Cervantes de Curitiba realizam de hoje até o dia 18, uma exposição de livros e painéis sobre a cultura sefardita (judeus originários da Espanha e Portugal) e a vida do diplomata espanhol Ángel Sanz Briz (1910-1980). A abertura da mostra acontece logo mais, às 18h30, no hall do segundo andar da Biblioteca, com entrada gratuita. A exposição apresenta livros de vários autores de origem sefardita, além de obras sobre a vida de Ángel Sanz Briz, embaixador que ficou conhecido como Anjo de Budapeste ao salvar cerca de cinco mil judeus-húngaros durante a Segunda Guerra Mundial. Nos dias 2, 5 e 6 de junho serão exibidos, no auditório da BPP, dois filmes sobre a vida de Sanz Briz: o longa El ángel de Budapest, de Luis Oliveros, e o documentário La encrucijada de Ángel Sanz Briz, de José Alejandro González Baztán. As exibições acontecem em sequência a partir das 14h.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
A intensa e prolífica atividade literária de Hilda Hilst se desdobrou em livros de ficção e em peças de teatro, mas foi na poesia que ela deu início e fim à sua carreira. Pela primeira vez, toda a lavra poética da autora de Bufólicas em um só livro: Da poesia (Companhia das Letras, 616 pp, R$ 64,90), que inclui, além de mais de 20 títulos, uma seção de inéditos e fortuna crítica. O material contém posfácio de Victor Heringer, carta de Caio Fernando Abreu para Hilda, dois trechos de Lygia Fagundes Telles sobre a amiga e uma entrevista cedida a Vilma Arêas, publicada no Jornal do Brasil em 1989. A poesia de Hilda — que ganha forma em cantigas, baladas, sonetos e poemas de verso livre — explora a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo. Ao fundir o sagrado e o profano, a poeta se firmou como uma das vozes mais transgressoras da literatura brasileira do século XX.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
Em Poemas italianos (Global Editora, 160 pp, R$ 45), Cecília Meireles constrói um mosaico de versos alicerçado na rica herança histórico-imagética que a Itália legou à humanidade. A autora apresenta não só uma realidade contemplada, mas permite também as diversas possibilidades de reviver cada um desses versos. O leitor é convidado pela autora a contemplar a beleza e o mistério de recantos da Itália: a sólida grandeza do Coliseu, a encantadora Fontana di Trevi, os impressionantes seres petrificados em Pompeia e tantos outros. Ao mesmo tempo que os poemas de Cecília estão permeados pela presença destes simbólicos cenários remanescentes de um passado distante, ela os recria em toda a sua vivacidade, intuindo como o passado sempre opera subterraneamente no presente. A presente edição da Global traz as versões em italiano dos poemas concebidas por Edoardo Bizzarri (1910-1975), presentes na primeira edição do livro, publicada em 1968.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
Raul de Taunay, poeta, cronista, romancista e diplomata de carreira -- atualmente exerce funções diplomáticas em Brazzaville, na República do Congo --, acaba de lançar, pela 7Letras o livro Poemas ao desabrigo (107 pp, R$ 35). Na apresentação da obra, Antonio Carlos Secchin aponta que tudo na obra é "ímpeto, aventura de um temperamento medularmente lírico, ainda que expresso, muitas vezes, em formas regulares e rimadas". Seguindo o caminho das margens que percorreu pelo mundo inteiro à procura de uma fonte para as suas palavras, este poeta faz da poesia um momento de prazer e revela, nestes poemas ao desabrigo, a perfeita harmonia entre forma, beleza, crueza e liberdade numa sequência de odes, elegias, trovas, baladas e sonetos. O embaixador especifica que “o lugar é o desabrigo, espaço exposto às tempestades, à mercê da maré crescente das palavras”. Neste sentido, o autor se perde em cada linha e passeiam entre a nostalgia de partidas.
PublishNews, Redação, 1º/06/2017
O livro Os ângulos da casa (Penalux, 84 pp, R$ 34) marca a estreia da poeta moçambicana Hirondina Joshua no Brasil. Com apresentação do escritor Mia Couto, a obra dialoga com diversos temas complexos, como sexualidade, afetividade e erotismo. A “Casa”, destacada na poesia, é representada pela escritora como o espaço psíquico, o interior e os sentimentos e os ângulos a maneira de pensar, de observar, o ponto de vista. Para o escritor moçambicano Mia Couto, o estilo surrealista de Hirondina convida os leitores a um grande passeio poético. “Trata-se de uma visita a um cotidiano que sendo familiar nos é estranho, porque nele se fala o idioma a que ela chama de ‘a língua dos céus’”. Para os editores Tonho França e Wilson Gorj, o valor da obra se encaixa no propósito da Penalux de investir na literatura de língua lusófona.
|
|
|