Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/05/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Volnei Canônica, 09/05/2017

A cidade de São Paulo está vivendo um dos piores momentos dos últimos tempos em se tratando de uma política para a promoção do livro e da leitura. O prefeito João Doria e sua equipe estão diminuindo o acesso ao livro e à leitura do paulistano. Desde a chegada na gestão pública, Doria tem cometido um erro atrás do outro em se tratando de política para a leitura e a escrita. O primeiro erro: a nomeação de Charles Cosac para dirigir a Biblioteca Mário de Andrade. O novo diretor da biblioteca tem se mostrado um gestor sem diálogo com a população, elitista. Basta ver sua decisão de suprimir o horário noturno da biblioteca sem justificativa sustentável, pior, alegando falta de público. Outra ação da administração atual foi anunciar a privatização das bibliotecas públicas, disponibilizando a gestão destes equipamentos a terceiros. Esse é um risco muito grande para uma política pública nesta área, o prenúncio de um descompasso. Para aumentar os fatos descabidos, Doria apresentou um plano de desenvolvimento das bibliotecas que não traz nenhuma inovação. Mas que deixa claro o despreparo da equipe e o seu conceito sobre o equipamento cultural, o acesso e a promoção da leitura. Na semana passada, foi anunciado mais um ato de desrespeito à educação, à cultura, ao leitor, ao cidadão. Para aumentar o número de salas de aula destinadas à educação infantil, o prefeito mandou fechar as brinquedotecas, salas de leitura e salas de informática. Um ato que vai contra os avanços que as creches e escolas infantis tinham conquistado. Um ato que vai contra a Lei n. 12.244/10 que exige que até 2020 toda instituição pública ou privada tenha uma biblioteca. Em nome do racionalismo (pragmatismo?), vamos alfabetizar e ensinar a somar - eliminando o lúdico, o prazer, a socialização, a filosofia, a ficção. Cortamos a necessidade da criança se expressar em troca de sílabas, de números e de uma gestão descomprometida com o humano, com a sociedade. Buscar na palavra ou na imagem diferentes significados, diferentes formas de comunicação, diferentes possibilidades de se posicionar, parece não ser o projeto de Educação e Cultura desta gestão. Existem governos que ficam em ponto morto, outros engatam a primeira e nunca passam para a segunda ou a terceira. Mas até o momento o que vimos é que Doria e sua equipe engataram a marcha ré.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

Nesta terça-feira (09), a Livraria da Vila inaugura um novo espaço no Shopping JK Iguatemi (Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041 - Itaim Bibi, São Paulo / SP). A nova loja substitui a inaugurada em 2012 e concebida pelo arquiteto Isay Weinfeld, que também assina o projeto de outras unidades da Vila. Os 500 m² da nova loja foram projetados por Grégory Bousquet, do escritório Triptyque Architecture. Para marcar a reinauguração, a livraria preparou uma programação que terá show de Marina de La Riva, na próxima sexta-feira (12), às 19h30 e até apresentação do mágico Ben Ludmer, no dia 19, às 19h30.

PublishNews, Paulo Tedesco, 09/05/2017

Entre os mais diversos debates, nessa onda de se autopublicar, ganha cada vez mais relevo o que é ser escritor e sua relação com a autoria. Como há um grande número novos autores atirando seus originais para todas as direções, e todos, quase sem exceção, sonham com a redenção de uma vida de escrita e de direitos autorais, o assunto pede reflexão. Charles Kiefer optou por separar autor de escritor. No seu livro Para ser escritor (LeYa), ele define que o autor é nada outro do que o ex-escritor deslumbrado com uma eventual carreira literária. Já o escritor “raiz” é aquele que se volta especificamente para sua criação artística, que não se deixa levar pelo mercado e ousa soluções cada vez mais criativas e não menos arriscadas para seus novos textos. Mas vou me deter no que nos exige uma resposta cada vez mais eficaz para poder separar os conceitos. É preciso, inicialmente, separar o que é ficção do que não é. Simples. Uma vez separado, o mesmo indivíduo pode vestir diferentes personas, e que, me parece, dentre as mais simplificadas, seria a de seguir o exemplo do Kiefer e separar o autor do escritor, porém dentro de outro critério, o de compromisso com a arte literária, num diálogo profundo com a linguagem e a forma. Portanto, atribuir-se somente o termo de autor é estar mais preocupado em levar sua mensagem adiante e sem maiores aperfeiçoamentos em forma e estilo do que foi escrito, que é o caso da imensa maioria em seu primeiro livro. Já para se candidatar a escritor é preciso revisar e burilar o texto ao limite, o que poderá tomar anos, talvez uma vida, para se decidir entre uma vírgula ou ponto, ou pela palavra mais ajustada para uma frase qualquer. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta coluna.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

Coquetel para profissionais que encerrou as Jornadas Profissionais da Feira do Livro de Buenos Aires | © DivulgaçãoA Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que segue com sua programação até o próximo dia 15, divulgou os números referentes a sua Jornada Profissional. O evento que aconteceu antes da abertura oficial da feira, reuniu mais de 12 mil profissionais, entre editores, livreiros, distribuidores, autores, agentes literários e tradutores de 33 países. O programa tem como objetivo oferecer treinamento e as melhores oportunidades de negócios para os profissionais presentes. Cinquenta e três empresas locais e internacionais participaram dos 32 estandes construídos especialmente para as Sessões Profissionais. Sobre as reuniões de compra e venda de direitos autorais, 27 editores e agentes de sete países participaram de negociações envolvendo o comércio de direitos de livros. Participar da jornada também tem suas vantagens: 120 expositores ofereceram aos profissionais um desconto de 50% sobre o preço de varejo e mais de 600 convidados se beneficiaram de diferentes programas de apoio e subsídios para profissionais. O PublishNews viajou a Buenos Aires a convite da feira para a cobertura das Jornadas Profissionais. Clicando aqui, você terá acesso a todas as matérias publicadas sobre o evento.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

A Ciranda Cultural está com uma vaga aberta para divulgador. O profissional irá atuar no segmento educacional, realizando prospecção e vendas dos livros do catálogo da Ciranda Cultural em escolas, órgãos governamentais, ONGs e bibliotecas. A atuação deverá ser ativa com visitas presenciais e contatos por e-mail e telefone. É necessário ter veículo próprio; experiência mínima de dois anos com vendas e divulgação escolar; conhecimento em literatura infantil e livros educacionais; e formação superior, de preferência nas áreas de ciências humanas. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail recursoshumanos@cirandacultural.com.br até o dia 31 de maio.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

De 13 de maio a 4 de junho, estarão abertas as inscrições para o programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017, que premiará projetos ligados a universidades ou centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Serão selecionados até 10 propositores nas carteiras pesquisas em andamento e pesquisa concluída. O objetivo é reunir estudos da economia da cultura em vários aspectos: sistemas de informação, indicadores, financiamento, internacionalização, mercado de trabalho, demanda, desenvolvimento territorial, entre outros. Para ler o edital e se inscrever, clique aqui.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

A Associação Cultural Sempre um Papo lança a oitava edição da caixa de DVDs intitulada Sempre um Papo 2016 – Cultura para a Educação VIII a ser distribuída para as escolas públicas estaduais de Minas Gerais, sob a coordenação da Secretaria de Educação de Minas Gerais. Serão mil caixas, contendo cinco discos cada, com 15 palestras de escritores que lançaram seus livros e conversam com o público do projeto no ano de 2016, entre eles, nomes como autores Frei Betto, Mário Sérgio Cortella, Luiz Ruffato, João Paulo Cuenca, Adélia Prado e Marina Colasanti. “O objetivo dessa edição é levar aos estudantes pensamentos e reflexões atualizadas de intelectuais acerca do universo literário. Esperamos contribuir de forma ativa para que esse material sirva de inspiração para uma aula criativa e que instigue alunos e professores a pesquisar novas formas de estudo”, destaca o fundador do Sempre um Papo, Afonso Borges.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

Uma das principais poetas brasileiras, Cora Coralina terá a sua obra homenageada, como tema da edição de maio do projeto Delícias da Literatura, realizado pela Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97, Vila Mariana – São Paulo / SP) em parceria com a Cia Luarnoar. A leitura é acompanhada com áudios que criam uma trilha para cada história, batizada de “cenários sonoros”. Nos intervalos entre cada texto, são oferecidos mini alfajores e uma taça de bom vinho. Entre as obras narradas estarão contos, crônicas e poemas de Cora Coralina, com destaque para as obras Poemas dos becos de Goiás e estórias mais, Estórias da casa velha da ponte e Meu livro de cordel, todos publicados pela Global. O encontro acontece nesta sexta (12), às 19h30 e custa R$ 50.

“A literatura que prefiro é aquela que mistura os gêneros.”
Daniel Mordzinski
Fotógrafo argentino em entrevista para a revista Ponto
1.
Batalha espiritual
2.
Sem limites - A história da Netshoes
3.
A Cabana (capa do filme)
4.
Os 13 porquês
5.
Férias sem fim
6.
Por que fazemos o que fazemos?
7.
O homem mais inteligente da história
8.
O poder da ação
9.
Histórias para alimentar a alma
10.
Diabetes controlada
 
PublishNews, Redação, 09/05/2017

Peça infantojuvenil é inspirada no livro de contos ‘Histórias de Alexandre’ | © Vitor MeloniO Grupo 59 de Teatro encena contos de Graciliano Ramos na peça infantojuvenil Histórias de Alexandre, que está em cartaz no Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar, Santo André / SP) até o dia 4 de junho, com sessões apenas aos domingos, sempre às 12h. Dirigido pela premiada Cristiane Paoli Quito, o espetáculo é inspirado em um livro homônimo, publicado pelo escritor alagoano em 1944. Alexandre, um velho contador de histórias, usa a tradicional linguagem oral para evocar memórias de crenças, costumes e mitos do folclore nordestino. Ao adaptar a obra literária aos palcos, a companhia escolheu apenas algumas das histórias do livro, sempre respeitando o texto original do autor. Além disso, todas as canções inéditas foram criadas coletivamente a partir de passagens do livro.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

Por quase duas décadas, Edward St. Aubyn inspirou-se na própria história para retratar a vida de Patrick Melrose e o universo da elite inglesa numa aclamada empreitada literária. Mantendo a elegância e a inteligência características do primeiro volume, esta continuação dos Romances de Patrick Melrose, volume 2 (Companhia das Letras, 472 pp, R$ 64,90 – Trad.: Sara Grünhagen) reúne os dois títulos que encerram a série. Em O leite da mãe, Patrick, agora casado e pai de dois meninos, teme que a relação conturbada que teve com o pai envenene o seu próprio exercício de paternidade. Ao mesmo tempo, sua esposa Mary volta-se inteiramente ao cuidado das crianças; sua mãe, Eleanor, deseja realizar um suicídio assistido; e os filhos sempre parecem entender muito mais do que deveriam. O último livro, Enfim, é ambientado no funeral de Eleanor Melrose. Enquanto encara a perda da mãe, Patrick começa a aceitar e compreender os motivos que tornaram seus pais o que foram. Sozinho em seu quarto, pode finalmente vislumbrar a perspectiva de liberdade que há tanto tempo almeja.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

Ambientado no selvagem e atraente universo de um celebrado restaurante de Manhattan, Tintos e tantos (Globo Livros, 360 pp, R$ 44,90 – Trad.: Fal Azevedo), de Stephanie Denler, explora um período da vida de Tess, uma jovem do interior que, para fugir do estado entediado em que se encontra, decide se mudar para metrópole apesar da falta de dinheiro e de amigos na cidade. O que a princípio parece ser apenas uma forma de pagar as contas, logo irá se revelar como a porta de entrada para um mundo novo – delicioso e irresistível. Romance de estreia e inspirado na história real da autora, que também aos 22 anos conseguiu seu primeiro emprego em um restaurante famoso de Nova York, o livro acompanha o amadurecimento da personagem em meio ao cruel e encantador mundo dos bastidores da alta gastronomia.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

A de amídala. B de boca. C de cabeça. Todas as partes do corpo carregam histórias e são essas histórias que ajudam Ivo, protagonista de Eu e Você de A a Z (Rocco, 272 pp, R$ 39,50 – Trad.: Alyda Sauer), a manter seus pensamentos em ordem. Elogiado por veículos como The Times e Observer, o britânico James Hannah apresenta em sua estreia literária uma obra original, provocativa, sensível e divertida sobre caos interior e mortalidade. Aos 40 anos, Ivo sofre de uma insuficiência renal grave e espera a morte após uma (curta) vida de excessos. Para aliviar a dor e o turbilhão mental do paciente, a enfermeira Sheila sugere um jogo: percorrer o alfabeto, pensar em uma parte do corpo para cada letra e em uma breve história sobre cada uma delas. Por meio desse jogo ora sofrido, ora divertido, Ivo revê seu passado e reflete sobre desejos, relacionamentos, escolhas e todos os momentos que mudaram sua vida para sempre, sejam eles bons ou maus.

PublishNews, Redação, 09/05/2017

Mentiras como o amor (Novo Conceito, 432 pp, R$ 39,90 – Trad.: Ivar Panazzolo Junior), de Louisa Reid, conta a história de Audrey. Ela sabe que sua mãe está certa quando tenta salvá-la de si mesma e sabe também que tem sido injusta, por isso precisa, por seu irmão mais novo e pela sua mãe, seguir em frente. Audrey tenta manter todos felizes. Juntos, eles estão em busca de dias melhores. A mãe de Audrey à sua maneira tenta ajudar a filha a controlar a doença para que ela possa encontrar um recomeço seguro. Então Audrey conhece Leo, e com ele é difícil fingir quem ela realmente é. Leo torna a vida de Audrey realmente complicada, pois essa amizade faz com que ela deseje ousar ser ela mesma, enfrentar a vida. Agora, ela precisará decidir: cuidar de sua família especialmente de seu irmão ou continuar sonhando com a vida que tanto deseja?

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.