
O podcast Medo Imortal será lançado nesta sexta-feira, 8 de maio, na Livraria Edera, em Florianópolis (SC). Inspirada no livro homônimo de Romeu Martins, publicado pela DarkSide Books, a produção reúne 13 episódios dedicados à adaptação de contos clássicos do terror brasileiro, seguidos de entrevistas com especialistas.
Apresentado pelo escritor, e com narração de Nathalia Hiendicke e Gustavo Brito, o podcast estreia com um episódio, ainda essa semana. Os outros da temporada de estreia serão veiculados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, nas principais plataformas de áudio.
A proposta é ampliar o acesso à tradição brasileira do horror literário, reunindo textos de autores ligados à Academia Brasileira de Letras (ABL), Entre os contos selecionados estão "A causa secreta", de Machado de Assis (1839-1908); "Os porcos" e "A alma das flores", de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934); e "O Bebê de Tarlatana Rosa" e "Dentro da noite", de João do Rio (1881-1921).
“Nosso podcast é a prova de que o terror, um dos gêneros mais queridos por parte de leitores e cinéfilos, não é apenas material de importação cultural. Ele está no DNA de nossos melhores e mais reconhecidos autores também”, comenta Romeu ao PublishNews.
Um dos eixos do projeto é a recuperação da obra da cronista fabulosa que foi Júlia — vale sempre pontuar que ela participou da fundação da ABL, mas não ocupou uma cadeira na instituição exclusivamente por ser mulher. O posto ficou com o seu marido, Felinto de Almeida (1857-1945). “A coletânea foi feita para fortalecer a imagem da Júlia também, que deveria estar naturalmente nessa seleção, mas que foi esquecida por uma convenção da época”, diz Romeu.
Produzido pela Desterro Filmes, com apoio do No Sleep Coffee e da Livraria Edera, o podcast foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Além da série em áudio, os realizadores preveem desdobramentos do projeto. “A gente pensa em transformar esses contos futuramente em uma série audiovisual. Neste momento, o foco é fortalecer e validar o projeto para viabilizar essa próxima etapa”, afirma Mariana Thomé, editora do podcast, no release distribuído na imprensa.






