
No Dia dos Pais, Zé Luiz Rinaldi vai trocar os presentes pelos poemas. Neste domingo (9), o poeta, compositor e filósofo carioca lançará os livros Paternidade e Poema para a criança (Contra Capa Editora), em evento aberto ao público, a partir das 14h, em um casarão histórico da Glória (Rua da Lapa, 242 — Rio de Janeiro / RJ) onde Machado de Assis viveu em 1874. A atividade será realizada em parceria com a Arte Ato Tecnologia.
A celebração continuará no domingo seguinte, 16 de agosto, quando Zé Luiz levará os versos para fora das livrarias com um Carrinho de Poesias. A ação passará pelo Parque Guinle, em Laranjeiras, às 10h, e pelo Aterro do Flamengo, a partir das 12h30. Ao longo do percurso, o autor distribuirá poemas gratuitamente, promovendo encontros entre crianças, pais e leitores.
Embora possam ser lidos de forma independente, os dois livros dialogam entre si. Em Paternidade, o autor parte da experiência de se tornar pai para refletir sobre os vínculos construídos no cotidiano familiar. Já em Poema para a criança, Zé reúne textos dedicados ao universo infantil, marcados pela curiosidade, pela imaginação e pela descoberta.
"Os exemplares já chegaram às minhas mãos e o que mais gostei é que eles têm vida própria e, mesmo não tendo sido pensados juntos, parecem irmãos", conta Zé Luiz ao PublishNews. "Alguns poemas me chegaram enquanto adormecíamos juntos, meu filho e eu".
As reflexões aparecem também nos versos. "Os adultos não têm as respostas. O que perdura são as perguntas", escreve o autor em um dos poemas. Em outro, aconselha: "Brinca, brinca muito! Só isso lhe prepara para a vida".
O nascimento do filho do casal inspirou também a mãe, Ana Carolina Sauwen. Em 2024, a atriz e palhaça lançou A mãe desse livro não sou eu (Editora Funilaria), livro de poemas em que aborda as dores, as alegrias e os questionamentos da maternidade. Juntos, os três livros acabam compondo um diálogo afetivo sobre a experiência de criar um filho a partir de perspectivas diferentes.






