
Na categoria Literatura, o prêmio de Romance foi concedido a Corsária, de Marilene Felinto, publicado pelas editoras Fósforo e Ubu; em Contos, venceu Os anos de vidro, de Mateus Baldi (Nós); em Poesia, Noite devorada, de Mar Becker (Círculo de Poemas); em Tradução, Aleksandar Jovanovic foi o vencedor, por O museu da rendição incondicional, de Dubravka Ugresic (Carambaia); em Ensaio, Pensar com as mãos, de Marília Garcia (WMF Martins Fontes); em Infantojuvenil, Ximlóp, de Gustavo Piqueira (Editora Joaquina); e, na categoria Reportagem/Biografia, Presente do acaso – um ensaio biográfico sobre Silviano Santiago, de João Pombo Barile (Autêntica).
A premiação marca um momento simbólico para a entidade, que celebra 70 anos de atuação ininterrupta na crítica cultural brasileira.
“A APCA celebra 70 anos de atuação ininterrupta na defesa, reflexão e valorização das artes no Brasil. Sete décadas marcadas pela independência crítica, pelo reconhecimento da excelência artística e pelo diálogo permanente com a cena cultural. Uma história que reafirma o papel da crítica como memória, pensamento e impulso para o futuro da arte brasileira”, afirma Celso Curi, presidente da APCA, em release distribuído na imprensa.
A 70ª cerimônia de entrega dos troféus está prevista para o mês de maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, em parceria com a Associação Paulista Amigos da Arte e a Secretaria de Estado da Cultura. A entidade informa que está em busca de apoios e patrocínios para a realização do evento.
*Mais de 15 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades do mercado editorial. E o melhor: É gratuito! Clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews — se puder, também indique para um ou dois amigos e colegas.






