
Desenvolvido em parceria com a autora, o espetáculo transforma em cena e música a trajetória de uma das vozes centrais da literatura brasileira contemporânea. A informação foi publicada na coluna de Monica Bergamo, na Folha de S.Paulo.
Além do dia 20, haverá apresentações nos dias 22, 25, 27 e no sábado, 29 de novembro, aniversário da escritora. O espetáculo tem direção musical de Maíra Ferreira e direção cênica de Ana Vanessa. O elenco reúne a soprano Edna D’Oliveira, além de Juliana Taino e Vinicius Costa, em uma encenação que propõe um percurso sensível e simbólico pela obra e pelo pensamento da escritora mineira.
Conceição Evaristo assina o texto da obra, que tem composição musical de Juliana Ripke, em diálogo direto com o conceito de escrevivência, formulado pela autora para nomear uma escrita marcada pela experiência, pela memória e pela dimensão coletiva da vida.
A ópera integra um momento de intensa circulação dos livros de Conceição, que, além das homenagens por seus 80 anos (incluindo ser tema do Carnaval do Império Serrano, escola do Rio de Janeiro), prepara novos lançamentos e reedições, reafirmando a atualidade e a força de uma escrita que segue mobilizando leitores, pesquisadoras, artistas e criadores de diferentes gerações.






