Narrativa Migrante oferece caminhadas gratuitas para quem quer saber mais da Pequena África
PublishNews, Redação, 05/11/2025
Migrantes e historiadores serão guias de caminhadas no Cais do Valongo, na Pedra do Sal, no Largo da Prainha e no Jardim Suspenso do Valongo

Cariocas e turistas estão convidados para participar de uma experiência intercultural de escuta, arte e pertencimento pelas ruas da cidade. Nos dias 7, 8 e 11 de novembro, o projeto Narrativa Migrante realizará caminhadas na Pequena África, no Rio de Janeiro (RJ), região que guarda memórias profundas da diáspora africana e das origens do samba, sob a batuta de historiadores, migrantes e cariocas em percursos de trocas e afeto.

Serão três manhãs de caminhadas culturais gratuitas, em que migrantes de países como Angola, Venezuela e Tunísia compartilham as suas histórias lado a lado com moradores do Rio. Dessas conversas, nascem novas formas de olhar a cidade. As experiências serão registradas em um e-book bilíngue (português e espanhol) e em uma websérie no YouTube, com lançamento previsto para 2026.

Cada percurso é guiado por uma dupla formada por um migrante e um historiador brasileiro, que conduzem grupos de até dez pessoas por pontos históricos da Pequena África — entre eles o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, o Largo da Prainha e o Jardim Suspenso do Valongo. Durante o trajeto, são traçados diálogos sobre temas como identidade, memória, diáspora e pertencimento, compondo um acervo vivo de múltiplas vozes sobre o território carioca.

Entre os narradores, estão o cineasta e músico tunisiano Ayoub Mnakbi, a artista circense venezuelana Alejandra Rojas e o assistente social angolano Benvindo Manima, que também é coordenador do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes do Rio de Janeiro (Crai-Rio). As caminhadas contam ainda com a participação de Juliana Argollo, Jessika Rezende, Raquel Rodrigues e Maurício Silva, pesquisadores e educadores que trazem perspectivas históricas e antirracistas sobre o espaço da Pequena África.

Realizado pela ColetivA Delas, com idealização e curadoria da Feltrip e patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e EloGroup via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS), o projeto propõe uma construção coletiva de narrativas entre migrantes e moradores, abordando temas como alteridade, identidade e translinguagem. Basta estar no ponto de encontro no dia e horário combinamos e aprender muito sobre a história da cidade!

Serviço

Narrativa Migrante – Caminhadas pela Pequena África (RJ)

Caminhada com Ayoub Mnakbi
Quinta-feira, 7 de novembro, das 9h às 11h30
Ponto de encontro: Estátua Mercedes Baptista
Percurso: Largo da Prainha e Cais do Valongo

Caminhada com Alejandra Rojas
Sexta-feira, 8 de novembro, das 9h às 11h30
Ponto de encontro: Pedra do Sal
Percurso: Pedra do Sal e Cais do Valongo

Caminhada com Benvindo Manima
Segunda-feira, 11 de novembro, das 15h às 17h30
Ponto de encontro: Museu de Arte do Rio (MAR)
Percurso: Mirante do MAR, Pedra do Sal e Cais do Valongo

[05/11/2025 09:53:19]