Apanhadão da semana: governo tenta garantir recursos à entrega do PNLD
PublishNews, Redação, 31/10/2025
E mais: Jabuti, Tony Bellotto, Cristina Peri Rossi, Mauricio de Sousa, Julio Cortázar e a arte de fabricar um livro

Governo tenta providenciar orçamento para o PNLD | © Agência Brasil
Governo tenta providenciar orçamento para o PNLD | © Agência Brasil
Uma reportagem da Folha de S. Paulo apontou nesta semana que o Ministério da Educação ainda busca recursos para garantir a entrega completa dos livros didáticos previstos para o próximo ano. "Discussões internas do governo Lula (PT) mostram que a pasta tenta ao menos desde o fim de agosto elevar a verba reservada ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) para R$ 3,7 bilhões – o orçamento atual é de R$ 2,3 bilhões", diz a matéria de Mateus Vargas. "Além disso, o MEC tem feito pedidos à equipe econômica para aumentar o limite de recursos que pode movimentar nas próximas semanas, dentro da verba que já está garantida no Orçamento. A pasta do ministro Camilo Santana reconhece, nesses documentos, que pode atrasar ou até mesmo deixar de entregar parte dos livros didáticos, caso não consiga destravar os recursos."

O jornal também entrevistou o vencedor do Prêmio Jabuti na categoria romance literário, Tony Bellotto, e o jornalista Walter Porto fez uma análise sobre os resultados do Jabuti deste ano.

N'O Globo, uma rara entrevista com a escritora uruguaia Cristina Peri Rossi, que aos 83 enfim conquistou o Brasil. Até este ano, só um livro dela havia sido traduzido por aqui: Espaços íntimos (Gradiva, 2017). Neste ano, foram publicados A insubmissa (Bazar do Tempo) e a antologia Nossa vingança é o amor (Editora 34). Em 2026, saem o romance La nave de los locos (Bazar do Tempo) e Julio Cortázar y Cris (Editora 34), recordações de sua amizade com o escritor argentino. O jornal também noticiou que a obra póstuma de Beatriz Sarlo não poderá ser publicada até a Justiça definir quem são seus herdeiros.

O Brasil de Fato publicou uma coluna do pedagogo Luciano Mendes sobre a arte de fabricar livros. No Estadão, um especial sobre os 90 anos de Mauricio de Sousa, e a notícia de que a Editora Unesp vai publicar a obra completa do escritor francês George Simenon até 2036.

O g1 noticiou que mais de 700 autores vão lançar livros na Bienal Internacional de Alagoas, e o Estado de Minas listou livros de autores nacionais de terror neste Halloween.

Tags: Apanhadão, PNLD
[31/10/2025 10:36:26]