Nina Beatriz Stocco Ranieri é a nova curadora do Prêmio Jabuti Acadêmico
PublishNews, Redação, 17/10/2025
Autora e professora é referência em Direito e Educação, também integra conselhos editoriais no Brasil e no exterior

A professora Nina Beatriz Stocco Ranieri, titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e coordenadora da Cátedra Unesco de Direito à Educação, assume a curadoria do Prêmio Jabuti Acadêmico 2026. Ela é a sucessora do físico Marcelo Knobel, que esteve à frente das duas primeiras edições do prêmio. Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a premiação valoriza obras de destaque nas áreas acadêmica, científica, técnica e profissional.

Nina é especialista em Direito Público e Direito à Educação, ocupou cargos de gestão no Governo do Estado de São Paulo e na Universidade São Paulo (USP). Autora de livros e artigos jurídicos, integra conselhos editoriais no Brasil e no exterior e, desde 2018, ocupa a Cadeira nº 16 da Academia Paulista de Educação.

“Estamos muito felizes em receber Nina Stocco na curadoria do Prêmio Jabuti Acadêmico. Sua trajetória combina rigor intelectual e uma escuta atenta à pluralidade que caracteriza a produção científica brasileira. Acreditamos que sua experiência como jurista, professora e articuladora de redes acadêmicas trará uma contribuição decisiva para fortalecer o diálogo entre a universidade, a pesquisa e o mercado editorial”, destaca Sevani Matos, presidente da CBL.

"É uma grande honra — e também uma imensa responsabilidade — assumir a curadoria do Jabuti Acadêmico, especialmente após o bem-sucedido biênio em que o professor Marcelo Knobel exerceu a função com tanta competência. Agradeço à CBL pela confiança ao me atribuir essa tarefa desafiadora, mas, sobretudo, estimulante: além de oferecer uma visão panorâmica da produção acadêmica brasileira, o prêmio permite reconhecer, valorizar e divulgar essa produção, seus autores e editoras, aproximando o grande público do universo intelectual e científico que, tantas vezes, permanece restrito ao ambiente universitário", aponta Nina, em nota distribuída à imprensa.


[16/10/2025 10:55:48]