
A iniciativa é um desdobramento do Prêmio Rio de Contos, criado em 2020, que já formou e lançou mais de 70 escritores de 18 municípios fluminenses. Em três edições, o projeto recebeu cerca de 1.500 textos inspirados na Cidade Maravilhosa.
Agora com foco exclusivo na capital, o Carioca de Contos valoriza a produção literária dos bairros e territórios do Rio — do Méier a Santa Cruz, da Glória à Penha, da Gávea a Realengo — reunindo participantes de diferentes idades, origens e trajetórias.
“Mais do que premiar, o Carioca de Contos é um espaço de formação. Cada autor passa por cursos, palestras e mentorias individuais, amadurecendo sua escrita até ver seu conto publicado em livro. É uma transformação real, que impacta vidas e a cena cultural do Rio”, destaca Bárbara Cortesi, idealizadora do projeto.
Durante o processo, os 20 autores selecionados participarão de uma jornada formativa 100% online, com:
Curso de Escrita Literária com Cláudia Chigres (PUC-Rio)
Curso de Reflexões sobre Literatura Contemporânea com Leonardo Tonus (Université Sorbonne Nouvelle – Paris)
Mentorias individuais com Bárbara Cortesi
Encontro especial com Eliana Alves Cruz
Ao longo da formação, cada conto passará por leitura crítica, reescrita e orientação autoral. O resultado será um livro coletivo, reunindo textos lapidados e representativos da pluralidade da literatura feita no Rio de Janeiro.
O corpo de jurados do prêmio é composto por Cláudia Chigres, Jeferson Tenório, Juliana Leite, Leonardo Tonus, Marcelo Moutinho e Mariana Salomão Carrara.
Realizado em parceria entre o Ministério da Educação, por meio da UniRio, a ONG CEDAC e a Mater Produções, o Prêmio Carioca de Contos integra o calendário de celebrações do ano em que o Rio de Janeiro é Capital Mundial do Livro pela UNESCO (2025) — um convite para celebrar a literatura em todas as suas vozes.
Serviço
Prêmio Carioca de Contos 2025
Inscrições: de 22 de outubro a 22 de novembro de 2025
Formato: 100% online
Lançamento do livro coletivo: abril de 2026
Visite o perfil de Instagram da premiação para ficar por dentro dos desdobramentos.