
A relação desta semana contabiliza as vendas no varejo brasileiro entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro de 2025, a partir do Nielsen BookScan.
A categoria Ficção também viu movimentações importantes. Pela primeira vez, a Editora MPEG, criada em 2021 e especializada em mangás, emplacou um livro na Lista: trata-se de Hajime no Ippo – Volume 01, de Joji Morikawa. No livro, Ippo Makunouchi é um jovem tímido e desajeitado que vive sendo intimidado pelos valentões, mas sem reagir. Ao conhecer o boxe, ele passa a se perguntar o que significa ser forte.
Outro livro que chegou fazendo barulho foi Alchemised (Intrínseca), de SenLinYu. Uma edição especial (com capa dura, hot stamping, pintura trilateral e fitilho) e a edição brochura comum entraram na Lista ao mesmo tempo. O livro de estreia da escritora americana narra a história sombria de uma mulher sem memórias tentando sobreviver em um mundo dominado por necromancia e seres malignos. O volume tem 900 páginas na edição brasileira e vem causando impacto ao redor do mundo: a história foi adaptada de uma fanfic de Harry Potter que a própria autora escreveu, e a imprensa estrangeira já noticiou que uma adaptação cinematográfica foi fechada com um contrato de sete dígitos para a escritora.
Na categoria Não ficção trade, uma das novidades é o livro de colorir A festa da Baratinha (Sextante). Fenômeno nas redes sociais com suas animações irreverentes, Rafaella Tuma estreia no mercado editorial com o volume, cheio de humor, que conta uma história da sua personagem famosa nas redes.
Já em Não ficção especialista, aparece pela primeira vez O ouriço e a raposa (Civilização Brasileira), de Isaiah Berlin, livro eleito pelo jornal The Guardian um dos melhores ensaios de todos os tempos. Esta edição conta com tradução de Denise Bottmann.
Em semana movimentada pelas vésperas do Dia das Crianças, a categoria Infantil e Juventil também viu novidades. Após uma semana ausente da relação, As aventuras de Mike 5 – Pé na estrada (Outro Planeta), de Gabriel Dearo e Manu Digilio, lidera a categoria com dois ISBNs: uma edição com brindes e uma edição brochura. Uma estreia na categoria é Fisher-price – Minhas 100 primeiras palavras (Ciranda Cultural), voltado para leitores em fase de aprendizagem.
Com a atuação de destaque na semana, a Intrínseca subiu para o segundo lugar do ranking das editoras, com oito títulos entre as diferentes categorias, empatada com a Planeta. Quem lidera é a Sextante, com 15 livros.
Mudanças na Lista
Desde o final de agosto, a relação de livros mais vendidos do PublishNews passou a ser a Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos, realizada a partir da solução que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros.
Integram a Lista livrarias tradicionais e estabelecidas, como Leitura, Curitiba, Martins Fontes, Travessa e Vila, e os principais e-commerces de livros do Brasil, como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza. Computar as vendas da Amazon, aliás, é uma novidade no PublishNews. O painel cobre de 60% a 70% do mercado trade no Brasil. A partir de agora, a Lista passa a ser divulgada todas as segundas-feiras, e não mais às sextas.
Para resumir:
Como era:
- Lista de Mais Vendidos do PublishNews (com dados coletados e organizados pela Bookinfo);
- Categorias: Ficção, Não Ficção, Autoajuda, Infantojuvenil, Negócios;
- Sem dados da Amazon;
- Atualização da Lista pelo PN no final da semana.
Como será:
- Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos (com dados coletados e organizados pelo BookScan, sistema da NielsenIQ BookData);
- Categorias: Ficção; Não Ficção Especialista; Não Ficção Trade; e Infantil e Juvenil;
- Com dados da Amazon;
- Atualização da Lista pelo PN no início da semana.
Livrarias ou varejistas que vendem livros podem aderir ao Nielsen BookScan e passar a fazer parte da Lista, de forma gratuita. Para fazer parte do Painel, é preciso atender aos seguintes critérios:
- Pontos de venda passíveis de visitação regular;
- Pontos de venda abertos ao público;
- Pontos de venda que tenham como cliente principal pessoas físicas, excluindo lojas com importância de vendas de atacado superior a 50%.
Clique aqui para saber mais sobre a nova Lista Nielsen-PublishNews de Livros Mais Vendidos.
O arquivo da Lista de Mais Vendidos, de 2010 a 2025, pode ser consultado normalmente neste link.
Ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro na nova Lista? Escreva para redacao@publishnews.com.brque retornaremos assim que possível.






