
“A comemoração dos dez anos da Boitatá não poderia acontecer de outra forma: gratuita, acessível e diversa”, diz Ivana Jinkings, diretora da Boitatá. “Desde o início da editora, em 2015, acreditamos na literatura como ferramenta de sensibilização de crianças e adultos. O mote da Boitatá 'política também é coisa de criança’ abarca a ideia de que o pensamento crítico é imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa e generosa entre todos os seres viventes”, completa.
A programação será dividida em três frentes, com atividades no auditório da biblioteca, na sala de oficinas e encontros ao ar livre na praça Rotary. As conversas do auditório são voltadas ao público adulto e contam com participação de diferentes autores, internacionais e nacionais, como a premiada artista portuguesa Catarina Sobral (autora de Toi toi toi) e o artista espanhol Joan Negrescolor (autor de A cidade dos animais e das ilustrações de O que são classes sociais?), além de Janaina Tokitaka (autora de Fala baixinho e Pode pegar!) e Marcelo Tolentino (autor de Olho-d’água e das ilustrações de Versos de bichos, de Bertolt Brecht). A programação conta com os apoios de Acción Cultural Española (AC/E), Instituto Camões e Instituto Ramon Llul.
Para conduzir as mediações das conversas, atividades lúdicas e oficinas, foram convidadas instituições de promoção da literatura e livrarias especializadas, reunindo no evento parte do rico ecossistema do mercado editorial paulistano voltado aos livros para as infâncias. Elisabete da Cruz, da Eloin/Expedição Literária; Dani Gutfreund, da Lugar de Ler; Denise Guilherme, da Taba e Renata Nakano, do Clube Quindim, ficam a cargo das mediações do auditório.
Os parceiros A Banca de Livros, A Taba, Aigo, Banca Stardust, Casa Cosmos, Livraria da Tarde, Movimento Literário e PanaPaná comandam as oficinas internas para crianças e adultos com criações inspiradas no catálogo Boitatá, de marcador de páginas personalizados a monstros de pompom.
Na praça Rotary, as atividades ao ar livre, destinadas a todas as famílias, serão realizadas ao longo do dia com as mesmas instituições parceiras e incluem contações de histórias e oficinas de tintas naturais. O encerramento da programação será comandado pelo Bloquinho da Miúda, grupo carnavalesco da livraria de mesmo nome. No fim do evento, a editora oferecerá bolo de aniversário aos presentes. Uma banquinha de vendas com descontos do catálogo Boitatá estará à disposição do público, e haverá distribuição de brindes exclusivos.
Doação de livros e lançamentos
Como forma de valorizar as bibliotecas e as máquinas de cultura da Prefeitura, a Boitatá promove ao longo do evento uma campanha de incentivo à doação de livros. O público é convidado a levar de casa obras ilustradas e para as infâncias em bom estado para serem doadas ao acervo da biblioteca. Ao fim da programação, a editora doará, em exemplares, 10% das vendas realizadas no evento.
Ao longo do dia acontecem também três lançamentos: uma versão para jovens leitores de Terpsícore, de Machado de Assis, que conta com posfácio de Davi Arrigucci Júnior e ilustrações inéditas da artista visual Larissa de Souza; Caderno de artista, da autora e criadora da coleção Monstro Rosa, Olga de Dios, com tradução de Monica Stahel; e Revolução no galinheiro, de Giulia Conoscenti, traduzido por Dani Gutfreund.
Desde 2015 a Boitatá publica obras que aliam qualidade, entretenimento e informação, compondo um catálogo divertido e diversificado, com nomes como bell hooks, Antonio Gramsci, Olga de Dios, Alexandre Rampazo, Dipacho, Marcelo Tolentino, Denilson Baniwa e Nelson Cruz.
Serviço
Ocupação Boitatá
4 de outubro de 2025
Sábado, das 10h às 18h
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, São Paulo
Praça Rotary
Entrada gratuita
Programação
Auditório da Biblioteca
- 10h30-11h30
Conversa com Larissa de Souza e Marcelo Tolentino, mediação de Renata Nakano (Clube Quindim)
- 12h-13h
Conversa com Catarina Sobral, mediação de Elisabete da Cruz (Eloin/Expedição Literária)
- 13h30-14h30
Conversa com Janaina Tokitaka e Tatiana Filinto, mediação de Denise Guilherme (A Taba)
- 15h-16h
Conversa com Joan Negrescolor e Sophia Pinheiro, mediação de Dani Gutfreund (Lugar de Ler)
Sala de oficinas
- 10h-12h
PanaPaná apresenta: Oficina de criação de monstros de pompom
Oficina inspirada em personagens da série Monstro Rosa, de Olga de Dios
- 12h-13h30
Banca Stardust apresenta: Oficina inspirada em Julián é uma sereia, obra de Jessica Love
- 13h30-14h30
Biblioteca Monteiro Lobato apresenta: Oficina de criação de marcadores de páginas
Oficina inspirada em ilustrações do catálogo da Boitatá
- 14h30 - 16h
Movimento Literário apresenta: Oficina de invenção de sonos
Atividade de desenho e criação de mural coletivo inspirado no livro Cadê o sono da Stella?, de Anete Melece
Praça Rotary
- 10h-18h
Feira de livros com Boitatá
- 10h-18h
Campanha de doação de livros para crianças e jovens leitores
- 10h-18h
A Taba apresenta: Cantinho literário
Espaço de leitura com exemplares de livros publicados pela Boitatá e mediação de leitura para o público
- 10h-11h
A Banca de Livros apresenta: Contação de Monstro Azul, de Olga de Dios, e oficina de desenho
- 11h30-12h30
Casa Cosmos apresenta: Contação de Teko hypy: a origem do mundo e oficina de tintas naturais com Sophia Pinheiro
- 13h-14h
Livraria da Tarde apresenta: Contação de Olho-d'água, de Marcelo Tolentino
Oficina de barquinhos de papel com o autor
- 14h30-15h30
Aigo apresenta: Contação do livro Revolução no galinheiro, de Giulia Conoscenti
Com oficina artística
- 16h-17h
Livraria Miúda apresenta: Festa com bloco de carnaval
- 17h
Cantar parabéns e comer bolo
Sobre a Boitatá
Fundada em 2015, a Boitatá – apelidada carinhosamente de “uma Boitempo para crianças” – vem traduzindo seus valores e sua postura em obras que aliam entretenimento e informação, compondo um catálogo consistente e diversificado. Livros que despertam a imaginação das crianças, aguçam curiosidades, plantam dúvidas e ajudam os pequenos leitores a se reconhecerem como cidadãos, agentes políticos e transformadores. Tudo isso com delicadeza e… muita diversão!
Sobre os parceiros e apoiadores
A Banca de Livros é uma pequena livraria de calçada dentro de uma antiga banca de jornais, focada em literatura infantil, mas também com algumas pérolas para os adultos.
A Taba é uma empresa especializada em curadoria de livros infantis, com foco na formação de leitores e mediadores de leitura.
A AIGO é uma livraria independente e multicultural criada para celebrar a literatura de migrações e diásporas das comunidades imigrantes do bairro do Bom Retiro. Um espaço para resgatar as origens, exercitar a coexistência com outras identidades e imaginar possibilidades transculturais.
A Banca Stardust é uma loja colaborativa que reúne o trabalho de mais de cem artistas. A identidade da banca está na forte conexão entre cultura pop, games, quadrinhos, cinema, música cult, ficção científica e fantasia com o universo queer.
A Casa Cosmos é uma livraria infantil com cuidadosa curadoria de livros e produtos de pequenos artesãos locais. É um espaço de acolhimento, polo de atividades culturais que proporciona oficinas educativas para crianças, rodas de conversa, cursos e eventos relacionados às infâncias.
O Clube Quindim é um serviço de assinatura que envia mensalmente livros selecionados por uma equipe de especialistas em literatura e infância. Obras com diferentes temas, gêneros e estéticas, que ajudam a ampliar a visão de mundo da criança e da família.
A Eloin Educação transforma ideias em experiências enriquecedoras por meio da educação transdisciplinar. É uma usina de criatividade que valoriza o protagonismo de educadores e estudantes para um pensar fora da caixa.
A Livraria da Tarde é um espaço charmoso e aconchegante no bairro de Pinheiros, com livreiros que amam fazer recomendações, onde o cheiro de livros se mistura com o cheiro do café. Tem uma seleção especial de livros de literatura geral, humanidades e infantojuvenis.
A Livraria Miúda é especializada em literatura para a Infância, localizada no bairro da Pompeia, em São Paulo. Uma livraria independente, um espaço de circulação e mediação de narrativas culturais e literárias para as infâncias.
A Livraria Movimento Literário abarca variados projetos relacionados às temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Trabalha com um criterioso catálogo em eventos presenciais, encontros com autores e vendas on-line.
A Livraria PanaPaná é um espaço dedicado ao encantamento da leitura infantil e juvenil há mais de quinze anos. Com curadoria cuidadosa e ambiente acolhedor, promove encontros que aproximam crianças, famílias e educadores do prazer de ler e compartilhar histórias.
O Lugar de Ler é uma biblioteca para consultas, onde acontecem cursos e oficinas sobre tudo o que diz respeito ao universo do livro, em especial o ilustrado.