
“Ao chegar ao Mar, a Primavera dos Livros ocupa um território central — no coração da cidade e no imaginário cultural do Rio de Janeiro. Em três dias, mais de 60 eventos gratuitos reafirmam a vocação democrática da feira: um espaço acessível, de fácil circulação, onde todos podem se encontrar com a bibliodiversidade que as editoras independentes oferecem”, afirma Lizandra Magon, presidenta da Libre.
O evento reúnirá mais de 50 editoras de pequeno e médio porte, trazendo lançamentos, debates, oficinas e encontros com autores. Entre os convidados estão Conceição Evaristo, Paulo Henriques Britto, Bráulio Tavares, Sonia Rosa, Marcelo Ferroni, Claudia Roquette-Pinto, Luiz Rufino, Heloisa Seixas e Débora Thomé. A cena contemporânea também ganha espaço com nomes como Julia Wähmann, Ana Kiffer, Rodrigo Santos e Helena Duncan.
A programação cruza literatura com outras áreas: haverá conversa com a chef Flávia Quaresma, destaque para as publicações da Pinakotheke (galeria e editora especializada em arte brasileira), e debates com a deputada federal Jandira Feghali e a jornalista investigativa Cecília Olliveira.
As atividades se dividem em três ambientes do MAR: o Espaço Cais (auditório principal), o Espaço Guanabara (bate-papos e lançamentos) e o Espaço Maravilha (programação infantil). Entre as atrações para crianças, no dia 27 haverá uma atividade sobre Cosme e Damião e a história dos afetos, seguida da distribuição de doces típicos.
Dia do Editor
A abertura, no dia 25, é dedicada ao Dia do Editor, com mesas voltadas ao mercado editorial, ideais para estudantes, pesquisadores, escritores e profissionais do livro. Nos dias seguintes, o público encontra a feira em plena atividade, com entrada gratuita e circulação aberta, das 10h às 19h.
A mudança para o MAR reforça a sintonia entre o livro e o polo cultural que vem se consolidando na região portuária. Além de exposições e projetos educativos, o museu tem se afirmado como espaço de diálogo com a cidade, e agora também abriga a bibliodiversidade das editoras independentes.
Com realização da Libre, o evento tem o apoio e a parceria da Fundação Itaú, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), da Estante Virtual, do Museu de Arte do Rio e da Prefeitura do Rio, além de fazer parte da programação oficial do Rio Capital Mundial do Livro.
Acesse a programação completa aqui!
Serviço
Primavera dos Livros – Rio de Janeiro 2025
De 25 a 28 de setembro de 2025
No Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro)






