
A novidade melhor posicionada vem da categoria Não ficção Especialista, e é Inovação transcendente (Citadel), de Daniel Cardoso. No livro, o empreendedor, investidor e palestrante busca estimular o leitor a colocar em prática suas próprias ideias.
Já em Não ficção trade, aparece o livro Tremembé (Matrix), de Ulisses Campbell. "Encravado numa paisagem bucólica do Vale do Paraíba, o complexo penitenciário se tornou o presídio mais desejado entre os detentos paulistas. Longe das facções criminosas que dominam outras unidades, oferece uma rotina menos violenta e um tratamento considerado mais digno. Dividido entre unidades masculinas e femininas, Tremembé funciona sob regras rígidas e vigilância permanente. Muitos presos trabalham nas oficinas, lavanderias, bibliotecas e cozinhas locais. O índice de ocupação é controlado e o clima entre os internos depende de códigos não escritos, baseados em discrição, prestígio e autocontrole", diz a sinopse da editora. O livro conta como presos famosos foram parar lá.
Em Infantil e Juvenil, a Alt, selo da Globo Livros, também emplacou uma nova obra: Maxton Hall: Salve-nos (Edição com brindes), de Mona Kasten e tradução de Karoline Melo, outra obra do subgênero "dark academy". Na categoria Ficção, a Panini emplacou Ultimate Homem-Aranha Volume 2.
Entre as editoras, a Sextante lidera o ranking, com 11 títulos, seguida por HarperCollins (9), e Grupo Companhia das Letras e Intrínseca (com oito cada).
Mudanças na Lista
Desde o final de agosto, a relação de livros mais vendidos do PublishNews passou a ser a Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos, realizada a partir da solução Nielsen BookScan, que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro e também dá origem ao Painel do Varejo de Livros.
Integram a Lista livrarias tradicionais e estabelecidas, como Leitura, Curitiba, Martins Fontes, Travessa e Vila, e os principais e-commerces de livros do Brasil, como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza. Computar as vendas da Amazon, aliás, é uma novidade no PublishNews. O painel cobre de 60% a 70% do mercado trade no Brasil. A partir de agora, a Lista passa a ser divulgada todas as segundas-feiras, e não mais às sextas.
Para resumir:
Como era:
- Lista de Mais Vendidos do PublishNews (com dados coletados e organizados pela Bookinfo);
- Categorias: Ficção, Não Ficção, Autoajuda, Infantojuvenil, Negócios;
- Sem dados da Amazon;
- Atualização da Lista pelo PN no final da semana.
Como será:
- Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos (com dados coletados e organizados pelo BookScan, sistema da NielsenIQ BookData);
- Categorias: Ficção; Não Ficção Especialista; Não Ficção Trade; e Infantil e Juvenil;
- Com dados da Amazon;
- Atualização da Lista pelo PN no início da semana.
Livrarias ou varejistas que vendem livros podem aderir ao Nielsen BookScan e passar a fazer parte da Lista, de forma gratuita. Para fazer parte do Painel, é preciso atender aos seguintes critérios:
- Pontos de venda passíveis de visitação regular;
- Pontos de venda abertos ao público;
- Pontos de venda que tenham como cliente principal pessoas físicas, excluindo lojas com importância de vendas de atacado superior a 50%.
Clique aqui para saber mais sobre a nova Lista Nielsen-PublishNews de Livros Mais Vendidos.
O arquivo da Lista de Mais Vendidos, de 2010 a 2025, pode ser consultado normalmente neste link.
Ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro na nova Lista? Escreva para redacao@publishnews.com.brque retornaremos assim que possível.