
Organizado pela Câmara Periférica do Livro - CPL, com coordenação da OSC Ação Educativa e parceria institucional do Sesc Consolação, o evento se consolida como um espaço de circulação de ideias e de visibilidade para a produção literária marginal, reconhecida pela sua força estética e política.
“A Feira do Livro Periférico é um encontro em que as vozes das quebradas ocupam o centro, mostrando que a literatura é também território de resistência, memória e invenção. Mais do que um evento, ela é uma afirmação de que nossas histórias, contadas a partir das periferias, têm valor e precisam ser reconhecidas”, afirma Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa.
Destaques da programação:
Abertura
Quarta, 03/09, às 19h – Mesa Conexões periféricas: Rio – Porto Alegre
Com os escritores Geovani Martins e José Falero, mediados pela jornalista e apresentadora Adriana Couto.
Escritoras periféricas
Quinta, 04/09, às 18h30 – Bate-papo com Lilia Guerra, Helena Silvestre e Erika Balbino, sob mediação de Jéssica Balbino, abordando a força da narrativa feminina nas quebradas.
Literatura Periférica Fantástica e Outras Narrativas Possíveis
Sexta, 05/09, às 14h – Conversa com Israel Neto e Carolina Mancini sobre novas narrativas e gêneros emergentes na cena independente.
Capão Pecado – 25 Anos Depois
Sexta, 05/09, às 19h – Bate-papo com Ferréz e comentários de Dinha, Elizandra Souza e Binho, revisitando a obra que se tornou marco da literatura marginal.
Literatura Periférica em Quadrinhos e Outros Imaginários Possíveis
Sábado, 06/09, às 14h – Participação de Marcelo D’Salete, May Solimar e Paulo Batista, discutindo os HQs periféricos e seus impactos culturais.
Atividades para crianças e jovens – Incluem a mesa Literatura periférica para crianças e adolescentes
Domingo, 07/09, às 10h - Com os autores Toni C. e Nivaldo Brito, além de Brincadeiras Poéticas com Carol e Thiago Peixoto.
Haverá Intervenções artísticas com o Marginália, o Menor Slam Mundo e saraus como Poesia na Faixa + LibertArte, consolidando a oralidade como centro da expressão literária periférica, além de mesas e conversas com os autores Varneci Nascimento, Josué Gonçalves, Tiely, entre outros, e lançamentos coletivos de editoras independentes e iniciativas como a EMBUscadasARTES.
Quer espiar a programação completa? Visite o site oficial da Feira do Livro Periférico.