Bonito se prepara para abrir as páginas da 9ª edição da Flib
PublishNews, Redação, 02/09/2025
A escritora sul-mato-grossense Flora Egídio Thomé (1930-2014) e a mineira Carolina Maria de Jesus​ (1914-1977) são as homenageadas

Bonito, cidade famosa pelas suas belezas naturais, localizada no coração do Pantanal de Mato Grosso do Sul, se prepara para abrir as páginas da 9ª edição da Feira Literária de Bonito (Flib), a ser realizada entre os dias 17 e 21 de setembro, sob o tema "Literatura: a autoria, a arte e a vida".

Neste ano, a Flib presta homenagem a duas grandes autoras que personificam a força da palavra: a sul-mato-grossense Flora Egídio Thomé (1930-2014) e a mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Ambas representam vozes fundamentais para a literatura brasileira — uma pela atuação incansável na educação e preservação da memória regional; a outra, pela potência transformadora de sua escrita sobre a vida nas favelas brasileiras, que ecoou mundo afora.

A programação da Flib reúne mais de 60 atividades gratuitas, com 19 expositores, 25 autores regionais, dez autores nacionais e dez atrações musicais. O público esperado é de dez mil pessoas, com destaque para a participação ativa de mais de três mil estudantes da rede pública. Entre os escritores confirmados estão nomes como Aline Bei, Henrique Rodrigues, Keka Reis, Julio Maria e os regionais Luciano Serafim, Carlos Magno Amarilha, Wanderson Fonseca, entre outros.

Para a curadora Maria Adélia Menegazzo, o evento é um necessário movimento cultural. “A Flib é um espaço onde a literatura pulsa em muitas vozes, formatos e vivências. Nesta edição, queremos destacar a potência da autoria, especialmente aquela que nasce das margens, dos territórios diversos e das experiências plurais. Mais do que uma feira, é um movimento de encontro entre a arte, a vida e a imaginação coletiva”, afirma.

Criada em 2015, a Feira Literária de Bonito tem promovido o encontro entre literatura, educação e comunidade, com ações voltadas especialmente ao público infantojuvenil e escolar. Palestras, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, espetáculos e ações formativas fazem parte de uma programação que contribui diretamente para o fortalecimento da cadeia do livro no estado. E já prepara o terreno para 2026, quando completará dez edições.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito, do deputado federal Vander Loubet, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio de diversas instituições culturais e empresas parceiras. O projeto foi contemplado pelo Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Para saber detalhes da programação, visite o site oficial da Flib.

[02/09/2025 11:53:09]