
Faz 15 anos que a iniciativa tem como propósito fomentar o hábito da leitura entre crianças, proporcionando encontros literários em que artistas e outros convidados locais leem livros infantis brasileiros, estimulando o imaginário e o interesse pela literatura desde a infância. A expectativa é beneficiar cerca de 500 crianças - desta vez, alunos do Instituto Benjamin Constant e das escolas municipais Minas Gerais e EDI Gabriela Mistral, na Urca.
A cada encontro, dois livros infantis são lidos - um por uma personalidade convidada de fora e outro por uma personalidade local. Além da leitura, eles compartilham suas histórias e trajetórias de vida, criando um ambiente inspirador para as crianças. Ao final, cada criança participante recebe um livro infantil para levar para casa, de maneira a incentivar a continuidade do hábito da leitura.
Para tornar a experiência ainda mais acessível, cada sessão conta com um intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para tradução simultânea, garantindo a inclusão de crianças com deficiência auditiva. “Além disso, há capacitação em vídeo para professores com técnicas de ‘Pós-Leitura’ e oficinas online para pais e funcionários das escolas, incentivando a prática da leitura dentro e fora da sala de aula”, lembra a idealizadora do projeto, a atriz Sônia de Paula.
Cerca de 35 mil livros foram doados nestes 15 anos
O "Lê Pra Mim?" teve início em 2010 e já realizou 46 edições em 24 cidades do Brasil. Ele foi criado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, ambos da Associação Cultural Somar Ideias. As salas onde são realizados os encontros literários contam com 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber a criançada.
Ao longo dos anos, o projeto possui mais de 44 mil beneficiados e também já distribuiu cerca de 35 mil livros. Durante a pandemia expandiu sua atuação para o ambiente digital, alcançando mais de um milhão de visualizações com leituras online.
Mais de 770 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras, como Milton Cunha, Carlinhos de Jesus, Fafá de Belém, Juliana Paes, VivianIteraújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Fátima Bernardes, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Zezé Polessa, Juli Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Susana Vieira e muitos outros.
O patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, através da lei do ISS, e do Parque Bondinho Pão de Açúcar, uma empresa do Grupo Iter, holding especializada na gestão sustentável de atrativos de turismo, entretenimento e lazer.