
“O projeto é voltado para as crianças e jovens de escolas públicas com o objetivo de incentivar o gosto pela literatura, apresentar a Fundação Casa de Jorge Amado e contribuir com a movimentação de público no Centro Histórico”, pontua Ticiano Martins, diretor-executivo da casa. A edição vai até 17 de dezembro.
Cada aluno receberá um livreto sobre a vida e as obras do Jorge Amado (1912-2001), dos maiores nomes da literatura brasileira. Será entregue para cada instituição educacional um conjunto pedagógico elaborado pela Fundação Casa de Jorge Amado com orientações sobre como trabalhar com as obras do baiano nas escolas.
As escolas podem se inscriver gratuitamente através deste site.
Transporte gratuito até o Pelourinho
Mesmo tendo os alunos de escolas públicas como o alvo principal, as ações do projeto são abertas ao público geral. Para permitir o acesso tranquilo ao Centro Histórico, será garantido o transporte gratuito da Estação do Metrô Campo Pólvora ao Pelourinho.
Vans da ação ‘Partiu Pelô’, uma parceria da Fundação Casa de Jorge Amado com a CCR Metrô Bahia, estarão posicionadas na saída da estação do metrô na Rua do Tingui e o desembarque será feito em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos no Pelourinho, das 9h30 às 18h. O transporte também é realizado no sentido inverso (Pelourinho-Campo da Pólvora).
Uma pincelada nas ações de setembro
No mês de setembro, as ações do projeto ‘Uma Quarta de FreePelô’ contarão com monitorias sempre a partir das 14h, contemplando a apresentação do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado, as obras e a história de vida de Jorge Amado, Zélia Gattai e Myriam Fraga.
Em seguida, terão ações formativas, bate-papos, oficinas, conversas literárias e apresentações musicais no Teatro Café Zélia Gattai. No dia 3 de setembro, terá um bate-papo com escritor Deco Lipe; dia 10, será com a escritora Lorena Ribeiro; dia 17, com a escritora Gleice Ferreira; dia 24, apresentação musical ‘Amadas canções – Um passeio musical pela vida e obra de Jorge Amado’, com Guida Moira e Maria João Amado, neta de Zélia Gattai e Jorge Amado.
O projeto ‘Uma Quarta de FreePelô’ é apresentado pelo Ministério da Cultura e Fundação Casa de Jorge Amado, conta com o patrocínio da Motiva, por meio do seu Instituto, do Itaú, do Banco do Nordeste e do Sicoob, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. É uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, da ITS Brasil e do Shopping da Bahia.