Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #385 – O futuro do mercado editorial, com Rafaella Machado, Daniel Benchimol e Cassia Carrenho
PublishNews, Redação, 26/08/2025
Programa foi gravado ao vivo no 4º Encontro de Editores Livreiros, Distribuidores e Gráficos​, no Guarujá (SP)

No Podcast do PublishNews desta semana está uma conversa gravada no 4° Encontro de Editores Livreiros, Distribuidores e Gráficos, no Guarujá (SP). Temos três convidados especiais: Daniel Benchimol, Rafaella Machado e Cassia Carrenho. Daniel é fundador e diretor da empresa Proyecto451, além de atuar como consultor na indústria editorial, especializado em estratégias digitais. Rafaella é editora-executiva da Galera Record e da Verus Editora, e Cassia Carrenho, vice-reitora da LabPub e gestora de conteúdo deste Encontro.

Neste episódio do podcast, os convidados discutem os desafios e oportunidades do mercado editorial, incluindo a influência da inteligência artificial, a importância da diversidade e inclusão, e a responsabilidade social das editoras. Eles refletem sobre como a leitura e a produção editorial estão evoluindo em um mundo cada vez mais digital e fragmentado, e como eventos como este são cruciais para fomentar o diálogo e a colaboração entre os diferentes players do setor.

O programa foi gravado na conclusão do evento, que reuniu diversos profissionais da indústria do livro durante quatro dias para discutir assuntos como IA no setor, direitos autorais, oportunidades em feiras literárias, dados e números da indústria, formação de leitores, entre outros temas.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Lucas de Lucca, fundador da Editora Flyve, e Elimar Souza, editor sênior da Editora Fruto Proibido, compartilham suas experiências de inovação no setor editorial
Convidados compartilham experiências e reflexões sobre como ampliar o acesso à leitura em comunidades fora do centro
Bruno Zolotar, Fernanda Garcia e Mariana Bueno detalham novidades e mudanças os dados da terceira edição da pesquisa
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Indústria de audiolivros não está só aumentando em market share, receita e número de ouvintes, mas igualmente em nível de inovação, tipos de novos entrantes e em complexidade
Nessa semana, o destaque é a obra 'O prazer de dizer não' que mistura ciência, psicologia e espiritualidade com uma escrita leve e acolhedora
Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser um tema periférico no setor editorial. Mas ainda há um ponto pouco explorado — e decisivo: o livro sustentável não começa na editora, nem na gráfica
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Assim como o Renascimento europeu marcou uma era de transformação intelectual e artística, estamos vivendo algo similar
Nos livros tudo se aprende, inclusive a inutilidade de escrevê-los.
Carlos Drummond de Andrade
Poeta brasileiro
(1902 - 1987)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar