Loba Festival anuncia datas em dezembro e parceria inédita com a Editora Urutau
PublishNews, Redação, 25/08/2025
Com recorde de inscritas, Prêmio Loba dobrou de 624 (no ano passado) para 1283 concorrentes à estatueta

Loba Festival © Luisa Savala
Loba Festival © Luisa Savala
A literatura produzida por mulheres brasileiras têm um encontro marcado com o público da Loba Festival. A próxima edição, a segunda, será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro, Centro de Inovação e Cultura do Edifício Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – São Paulo / SP), espaço emblemático na cena cultural paulistana, localizado a 500 metros do Metrô Tiradentes.

O público terá acesso a painéis, rodas de conversa, palestras e espaço para networking entre autoras, editoras e produtoras culturais, além de área dedicada ao comércio de livros de autoras independentes - tudo voltado à economia criativa e ao incentivo à leitura de obras escritas por mulheres.

Criado junto com o Loba (que, neste caso, significa ‘literaturas e obras de autoras') Festival, o Prêmio Loba recebeu 1283 inscrições, distribuídas entre as 17 categorias do edital e vindas de todo o país. O número representa um crescimento de mais de 100% em relação à edição anterior, que contou com 624 participantes. As obras inscritas estão em fase de avaliação pelo júri qualificado.

“O aumento das inscritas no Prêmio Loba nos mostra que há uma demanda de mercado em relação à exposição das autoras e distribuição de suas obras. Nossa parceria com a Editora Urutau reforça esse movimento pois viabilizará a publicação de uma obra inédita”, explica Mandi Castro, cofundadora e presidente do evento feminino.

Parceria com Urutau

Uma das novidades desta edição é a parceria com a Editora Urutau, que estará no festival com atividades próprias, a serem divulgadas em breve. Além disso, a Urutau escolherá, entre as finalistas, uma obra para publicar.

O evento segue aberto a novas parcerias com editoras, coletivos, produtoras, marcas e iniciativas que queiram participar presencialmente ou colaborar com a publicação de obras inscritas. As propostas devem estar alinhadas ao propósito do festival: valorizar e amplificar a literatura feita por mulheres brasileiras.

Esta edição do Loba Festival será possível graças ao apoio institucional do Governo Federal através da Política Nacional Aldir Blanc, e do Governo do Estado de São Paulo pelas mãos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e o Fomento CULTSP e do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Acompanhe mais do Loba Festival no site delas.

[22/08/2025 13:51:59]