Vencedor será conhecido no dia 12 de agosto e ganhará passagem e estadia para a Feira do Livro de Frankfurt
O PublishNews e a Feira do Livro de Frankfurt anunciaram nesta quarta (30), durante a programação da Casa PublishNews na Flip, os finalistas do Prêmio Jovens Talentos da Indústria Editorial 2025. Com mais de dez anos de história, o prêmio – que nesta edição conta com patrocínio da MVB América Latina e Abrelivros – reconhece o trabalho inovador de profissionais do mercado editorial de até 35 anos.
Foram 35 inscrições e os cinco selecionados são:
- Amanda Ramalho
- Claudia Machado
- Gianni Gianni
- Tatiany Leite
- Vinícius Barreto
Os cinco finalistas já têm ingressos garantidos para a Feira de Frankfurt (15 a 19 de outubro), maior feira do setor e lugar onde, além de contatos com os principais tomadores de decisões das maiores e mais importantes empresas do setor no mundo, eles poderão assistir a uma programação de palestras, mesas e debates (em inglês) que discutem tendências e apresentam o futuro da indústria.
“Durante 10 anos do Prêmio Jovens Talentos mais de 250 profissionais do mercado brasileiro enviaram suas inscrições; e vários deles puderam aproveitar da participação na maior plataforma internacional de networking do setor para se conectar com profissionais internacionais, por um lado representando o mercado brasileiro e por outro aproveitando das experiências de mercados exteriores”, comenta Marife Boix-Garcia, vice-presidente da Feira.
Na próxima semana, os finalistas participarão de um pitching no qual terão a oportunidade de defender a sua candidatura a um time de especialistas que decidirá, ao final, o vencedor que viajará para Frankfurt. Integram este júri Marifé Boix-Garcia (vice-presidente da Feira de Frankfurt para a América Latina e Sul da Europa), Ricardo Costa (CEO para América Latina da MVB), Ângelo Xavier (presidente da Abrelivros), Mariana Bueno (economista da Nielsen BookData) e André Luis Silvestre, o Cafu (atual vencedor do Prêmio PublishNews na categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano e gerente executivo de vendas nacional do Grupo Editorial Global).
O vencedor do prêmio especial será anunciado no dia 12 de agosto e ganhará passagem e estadia para a Feira do Livro de Frankfurt.
Conheça os cinco Jovens Talentos de 2025:
Amanda Ramalho

Formada em biblioteconomia, Amanda é coordenadora da coleção SciELO Livros, referência internacional em acesso aberto a livros acadêmicos. Sua trajetória no mercado editorial é marcada pelo compromisso com a ciência aberta, a democratização do conhecimento e a inovação na gestão de metadados para livros acadêmicos. Também tem atuado de forma estratégica em projetos que integram tecnologia, acesso aberto e internacionalização do conteúdo científico produzido na América Latina. Além de seu trabalho na SciELO Livros, Amanda também representante da América Latina no Thoth Open Metadata, comunidade internacional dedicada à construção de infraestrutura aberta e transparente para a cadeia do livro. Por meio do Thoth, colabora para que editoras acadêmicas latino-americanas ampliem sua presença global por meio de metadados qualificados, interoperáveis e alinhados às melhores práticas internacionais. “Acredito que mereço o Prêmio Jovens Talentos 2025 porque represento uma geração comprometida com a transformação estrutural do setor editorial acadêmico e que enxerga os metadados não apenas como aspectos técnicos, mas como instrumentos de justiça informacional”, disse em sua candidatura.
Claudia Machado

Claudia é gerente de marketing da Catavento Distribuidora. Além de ter criado e estruturado o departamento de Marketing, Claudia também é cofundadora do projeto Bom de Livros — que nasceu durante a pandemia para dar às livrarias a possibilidade de terem uma loja on-line — e que mais tarde deu origem à Konekta, startup investida pela Catavento. Ela é também sócia da primeira parceria entre o Sebrae e o mercado livreiro, que resultou no Curso de Formação de Livreiros — hoje realizado em parceria com a Casa Educação, e adotado oficialmente pelo Sebrae, com novas turmas previstas já para agosto. O projeto chega ao seu quinto ano consecutivo com cada vez mais participantes e sucesso reconhecido. Machado também foi a cofundadora e organizadora do Boulevard Literário na Bienal do Rio, em 2019, d’A Grande Livraria na Bienal do Livro de São Paulo, em 2022 e idealizou e lançou o Ecossistema Catavento. “Esse é o projeto que dá ainda mais corpo à indicação da Claudia, além de inovador, ele é vital para o mercado livreiro, promovendo a abertura de pontos de venda físicos em todo o Brasil”, disse Wendel Almeida na sua carta de recomendação.
Gianni Paula dos Anjos de Melo (Gianni Gianni)

Gianni ingressou no mercado editorial em 2011, inicialmente como jornalista cultural e crítica literária, posteriormente como pesquisadora de literatura e, atualmente, como editora, escritora, empreendedora e professora. É editora-assistente da Cepe Editora trabalhando, sobretudo, com obras de literatura contemporânea e do catálogo infantil e infantojuvenil. Gianni também participou da concepção da editora Flecha, e integrou o coletivo que criou e curou a plataforma Mapa Brava. Além disso, administra a Boneca Lab, uma pequena empresa de serviços editoriais que atende instituições diversas. “Como profissional que nasceu e vive no Nordeste, acredito que existe um horizonte mais dinâmico e fortalecido para o mercado editorial dessa região”, disse em sua candidatura. Para sua inscrição, Gianni reuniu cartas de recomendação de 22 profissionais do setor. “Seu profissionalismo, somado a excelentes habilidades interpessoais, faz dela uma referência promissora no cenário editorial, especialmente entre os jovens profissionais da área”, disse Leonardo Tonus, professor catedrático na Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris), em sua recomendação.
Tatiany Leite

Taty Leite é jornalista, editora, curadora, apresentadora e, pela terceira vez, finalista do Prêmio Jovens Talentos. Com uma atuação ampla e variada no mercado editorial, Taty tem uma atuação importante na divulgação da literatura e na ampliação do público leitor. Criadora do projeto Vá ler um Livro, também co-idealizou um podcast LGTBQIAP+ que foi acelerado pelo Spotify durante dois anos e hoje apresenta e roteiriza o podcast da editora Todavia. É ainda curadora de uma coleção de clássicos pela editora Planeta, mediadora do Clube de Leitura da Biblion e uma das três profissionais representando o mercado do livro do Comitê Booktok Brasil. “Com uma capacidade de falar tanto com jovens que estão descobrindo o prazer pela leitura quanto com o público leitor de obras de autores consagrados pela crítica, ela está sempre criando novas maneiras de trabalhar e comunicar os livros. Num país com baixos índices de leitura, num momento em que as editoras precisam se reinventar para encontrar maneiras de alcançar leitores, Tatiany se destaca por um trabalho fundamental e inspirador”, defendeu a jornalista Raquel Cozer na indicação de Taty.
Vinicius Barreto
Vinicius Barreto é do subúrbio carioca e teve sua trajetória profissional transformada quando resolveu deixar seu currículo na Livraria da Travessa, quando ainda estudava Administração. Em 2017 começou como estagiário na rede e, ao longo de sua experiência, bateu o recorde de vendas de publicidade na Travessa da Flip, além de aumentar os clubes de leitura em 140%, sem aumento de custos. Depois, em sua passagem pela agência #coisadelivreiro, trabalhou com a Storytel, e desenvolveu um programa de embaixadores. Esteve presente na campanha dos audiolivros de Harry Potter. Tem em seu currículo um MBA em Marketing na ESPM, além de vivência dando aulas em cursos na Casa Educação, também em Marketing. Em sua passagem pela Rocco, criou campanhas de best-sellers como
Amêndoas e
Uma tempestade de verão. Há dois anos, assumiu o cargo de especialista em marketing na Ediouro, onde criou um programa de comissionamento de influenciadores. Para a Bienal do Livro Rio, realizou uma campanha com centenas de conteúdos e um CPA de 0,006. Realizou também a curadoria de influenciadores do Lounge of Creators, com 80 criadores selecionados para o espaço.