
GauZ’ é um dos principais nomes da nova literatura africana. Sua obra, inspirada por suas experiências como vigia em lojas de departamento na França, foi vencedora do Prix des Libraires Gibert Joseph (2014) e finalista do International Booker Prize, em 2023. A vinda de GauZ’ ao Brasil integra a Temporada França – Brasil 2025, organizada pelo Instituto Guimarães Rosa, Ministério das Relações Exteriores, Republique Française e Institut Français.
“GauZ’ é uma voz potente e indispensável para os tempos que vivemos”, afirma Renata Ruggiero, presidente do Instituto da Motiva. “Nossa proposta é que a Casa seja um espaço vivo e plural, dedicado à inclusão, ao diálogo e ao compartilhamento de saberes. Um lugar onde artistas, escritores e o público se encontrem para criar, refletir e fortalecer a cultura em suas múltiplas expressões, seja local, nacional ou internacional”, completa.
Além de escritor, GauZ’ é jornalista, roteirista e editor-chefe de um jornal satírico econômico na Costa do Marfim. Sua escrita inventiva e seu olhar crítico dão voz aos imigrantes africanos, trazendo à tona narrativas pouco exploradas na literatura contemporânea.