
Até o dia 10 de agosto, a EdUERJ recebe inscrições para o Prêmio UERJ de Divulgação Científica 2025. O edital visa a selecionar e publicar uma obra, fruto de pesquisas e investigações científicas em qualquer área do conhecimento, que seja escrita em uma linguagem acessível ao grande público. O autor vencedor terá seu original lançado, sem custos, em formatos impresso e digital, em cerimônia organizada pela Editora da UERJ.
As inscrições podem ser realizadas neste formulário. Para atenderem à concepção de divulgação científica, os textos inscritos devem se pautar pela clareza textual, e evitar formulações herméticas, distanciando-se de expressões que só os iniciados de suas áreas compreendem. Além disso, os autores também devem evitar, ao máximo, os protocolos acadêmicos que prejudiquem a fluência da leitura, como notas de rodapé ou de fim.
A chamada é aberta a todas as pessoas residentes em território nacional, que possuam título de doutorado, sem necessidade de vínculo com a UERJ. Os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 80 e enviar um texto inédito, de 100 a 140 páginas. As obras deverão estar redigidas em língua portuguesa, não sendo aceitas traduções ou trabalhos com mais de um autor.
Com abrangência nacional, o prêmio busca contribuir para a projeção da EdUERJ no cenário acadêmico e editorial brasileiro e reafirma o compromisso da editora com o incentivo à produção científica acessível. ”Assim, a universidade conversa tanto com as outras universidades do país, como com todos aqueles que trabalham com divulgação científica”, explica o editor-executivo da EdUERJ, Gustavo Bernardo.