
Desde 2024, o executivo integrava a Administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com responsabilidade pelas áreas da cultura — incluindo museus, arquivo histórico, publicações, eventos e agenda cultural —, do planeamento estratégico e da administração dos Jogos Sociais do Estado.
Iniciou a sua carreira no setor do varejo e distribuição, tendo assumido, na Polónia, o cargo de Diretor da cadeia Biedronka, e, em Portugal, o de Diretor-Geral da empresa Recheio Cash & Carry, do Grupo Jerónimo Martins. Mais tarde, integrou a Daymon Worldwide, onde exerceu funções de Diretor-Geral e Presidente Internacional desta empresa norte-americana.
Entre 2014 e 2019, fez parte da Fundação Francisco Manuel dos Santos como membro do Conselho de Administração e Diretor-Geral, tendo contribuído para a sua consolidação institucional e crescente relevância na sociedade portuguesa. Posteriormente, assumiu funções internacionais como Presidente da Aeon Topvalu, em Tóquio — empresa do grupo AEON, um dos maiores grupos de varejo do mundo.
Mais recentemente, desempenhou o cargo de Chefe de Missão da Câmara Municipal de Lisboa para a organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Atualmente, é Comissário das comemorações dos 40 anos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Para Ana Rita Bessa, CEO da LeYa, “a nomeação de David Lopes para a Comissão Executiva, com a responsabilidade de liderar o negócio das Edições Gerais do Grupo, renova o nosso entusiasmo e representa um reforço incontestável do nosso rumo estratégico. A sua experiência e percurso distinguem-se pelo rigor, pela inovação e por uma profunda compreensão dos desafios do setor e da organização. Estamos certos de que a sua contribuição será determinante para continuarmos a crescer com responsabilidade, sustentabilidade e impacto positivo.”
“É com grande orgulho e sentido de compromisso que integro o universo LeYa, cuja trajetória tenho acompanhado com atenção e admiração ao longo dos anos. Vejo neste novo desafio uma oportunidade para contribuir para um setor pelo qual sempre nutri grande paixão. Acredito firmemente no poder transformador do livro e da literatura, e no seu papel como motor essencial da cultura e do desenvolvimento social”, afirma David Lopes.
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pelo ISCTE, David Lopes completou a sua formação acadêmica com programas executivos de referência internacional, como o Advanced Management Program da Kellogg School of Management e o Executive Retail Program da Babson College.