
Nesta edição, a Jornada reunirá 43 editoras — 31 brasileiras e 12 internacionais — para realização de negociações de direitos autorais e conexões estratégicas com a expectativa de negócios de cerca de US$ 900 mil.
A iniciativa conta com a participação de editoras como AllBook, SPVI Books, Beti Rozencwaig, Boitempo, Cafezal, Callis, Ciranda Cultural, CLB Produções, Companhia das Letras, Editora da UNICAMP, Editora do Brasil, Editora Nacional, FTD Educação, Girassol Brasil, Ideias Brilhantes, Infinitoon, Ler Editorial, Letras do Pensamento, Liser, Lume Livros, Melhoramentos, Mil Caramiolas, Pallas Editora, Panda Books, Rua do Sabão, SENAC SP, Solisluna, Telos Editora, Viajante do Tempo, Vida & Consciência e VR Editora.
Do lado internacional, participam representantes da Associação Moçambicana de Editores e Livreiros (Moçambique), Books Agent (França), Emirates Publishers Association e Ghaf Publishing (Emirados Árabes), Enlace Editorial e Fundalectura (Colômbia), Kalem Agency (Turquia), Linden Editions (Inglaterra), Plan Provincial de Lecturas y Escrituras (Argentina), Porto Editora (Portugal), Taylor & Francis (Estados Unidos) e Vakxikon Publications (Grécia).
O evento já acumula uma trajetória bem-sucedida desde sua primeira edição, realizada em 2018 durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A iniciativa vem expandindo em alcance e resultados. Em 2020, durante a 1ª Bienal Virtual do Livro, foram gerados US$ 250 mil em vendas de direitos autorais. Em 2022, na 26ª Bienal de São Paulo, o evento ultrapassou US$ 650 mil em negócios, e em 2023, no Rio, alcançou US$ 700 mil em novos contratos. A edição mais recente, realizada em 2024, consolidou o sucesso do programa, com mais de US$ 800 mil em negócios, representando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
A programação de dois dias incluirá uma série de rodadas de negócios entre editoras e agentes literários, permitindo aos participantes explorar temas como venda de direitos autorais, coedições e as tendências do mercado editorial internacional. A expectativa é de que os encontros promovam não apenas negócios imediatos, mas também abram portas para colaborações futuras e ampliem a presença do conteúdo brasileiro no exterior.
“Temos um projeto maduro e consolidado, que conecta o conteúdo brasileiro a mercados relevantes no exterior e gera impacto real para as editoras participantes”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “Ao realizarmos a Jornada durante a Bienal do Rio, reforçamos ainda mais a relevância internacional do livro brasileiro, especialmente em um momento simbólico, já que a cidade foi nomeada Capital Mundial do Livro 2025.”
“A Jornada Profissional vem colhendo resultados expressivos ano após ano, ampliando o reconhecimento internacional do conteúdo editorial brasileiro e fortalecendo a presença do Brasil no mercado internacional. Estamos certos do sucesso desta edição e do potencial de negócios que será gerado”, completa Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers.
Editoras interessadas em fazer parte do BP podem entrar em contato com a Ana Claudia Paiva por meio do e-mail: anaclaudia@cbl.org.br.