Rua do Sabão completa cinco anos com festa na Livraria da Travessa
PublishNews, Redação, 20/05/2025
Editora paulista recebe público para celebração nesta terça-feira (20); evento será marcado pela apresentação de nova identidade visual

Equipe da Editora Rua do Sabão, que completa cinco anos | © Rua do Sabão
Equipe da Editora Rua do Sabão, que completa cinco anos | © Rua do Sabão
A editora paulista Rua do Sabão promove, nesta terça-feira (20), uma festa em comemoração aos cinco anos da casa editorial, que iniciou suas atividades em maio de 2020, durante a pandemia. O evento aberto ao público tem início às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano – São Paulo / SP).

Na ocasião, os participantes poderão desfrutar de um coquetel, ter acesso aos principais títulos publicados pela editora ao longo dos cinco anos de operação e acompanhar as novidades que apontam para o futuro da marca, como a nova identidade visual da casa, que se despede das famosas bolhas de sabão para receber um logotipo que dialoga com a essência do nome.

Nome, aliás, que faz alusão ao antigo endereço do Rio de Janeiro que servia como ponto de encontro para livreiros, boêmios e apaixonados pela literatura. A Rua do Sabão foi extinta nos anos 1940 e deu lugar à Avenida Presidente Vargas, via importante que liga o Centro à Zona Norte.

Catálogo diverso

Após cinco anos de atividades, a Rua do Sabão se mantém com a missão de trazer ao mercado editorial brasileiro títulos inéditos e traduções diretas, além de revelar novos talentos e fomentar o acesso a produções menos difundidas no Brasil, como a literatura árabe. Hoje, a editora é responsável por lançar livros finalistas ou laureados com o Prêmio Sheikh Zayed, um dos mais valiosos do mundo. Entre os já publicados, estão Para onde... ó poema?, do iraquiano Ali Jaafar Al-Allaq, e No rastro de Enayat, da egípcia Iman Mersal.

A Rua do Sabão também foi a casa que trouxe aos leitores brasileiros a obra da autora sueca Linda Boström Knausgård. A editora publica seus três romances, A pequena outubrista, Bem-vinda à América e A catástrofe da Hélios, que formam uma das espinhas dorsais do catálogo.

Nesses cinco anos, um dos carros-chefes da Rua do Sabão foi Os piores crimes da revista New Yorker, uma seleção de reportagens criminais da revista norte-americana que completou 100 anos em 2025. O título representa uma conquista importante para a editora, já que recebeu a autorização da revista.

O que vem por aí

Entre as ações que celebram os cinco anos de trabalho, a Rua do Sabão anuncia a publicação de A última no casamento, de Jason Rekulak, autor de Desenhos ocultos, best-seller vencedor do Goodreads Choice Award, e Fortaleza impossível, finalista do Prêmio Edgar. O romance se tornou best-seller instantâneo do The New York Times e será uma das apostas da editora para o segundo semestre de 2025.

“Para os próximos cinco anos, queremos um lugar entre as grandes editoras nacionais e expandir nossas atividades para além do Brasil. Queremos ter autores renomados, que escolham a Rua do Sabão. Queremos estar cada vez mais presentes nas livrarias e na companhia dos leitores. Queremos publicar a mesma quantidade de livros por ano, porém com muito mais impacto”, afirma o editor e escritor Leonardo Garzaro, um dos fundadores da Rua do Sabão e colunista do PublishNews. “E, sobretudo, queremos continuar tendo uma relação fácil, honesta e direta com as muitas pessoas que constroem a história da Rua do Sabão”, completa.

CINCO ANOS DE RUA DO SABÃO

Data: 20 de maio de 2025

Horário: 19h

Local: Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano – São Paulo (SP)

[20/05/2025 11:42:52]