
Nesta quinta (24), em parceria com a Casa da Leitura/Biblioteca Nacional, a associação realiza a jornada “Literatura Infantil e Juvenil criada no Brasil: do Rio, Capital Mundial do Livro 2025, para crianças e adolescentes do mundo todo”, evento gratuito, com abertura da escritora e acadêmica da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ana Maria Machado e encerramento do Diretor Jéferson dos Santos Assumção (Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Governo Federal).
A programação completa e o link para inscrição gratuita para o evento presencial, que ocorre na Casa da Leitura (Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras – Rio de Janeiro / RJ) estão disponíveis clicando aqui.
No mesmo dia, em Caxias do Sul (RS), a Associação é parceira do II Festival do Leitor Quindim, que vai homenagear Ziraldo, Marina Colasanti e José Clemente Pozenato. Na programação estão os associados Elaine Cavion, Pablo Morenno, Vanessa Balula, Gisele Federizzi, Ricardo Azevedo, Ana Thomas, Caio Riter, Christian David e Antônio Schimeneck.
A partir do dia 26, a Associação também estará representada por sua presidente, Andrea Viviana Taubman, em Poços de Caldas na 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços 2025.
No dia 28, às 18h no Palco Sulfurosa, a Associação e o Festival convidam para a mesa “Inteligência Artificial: o impacto na autoria literária e a urgência da regulação” com a participação de Guilherme Domingos dos Reis, (Chefe da Divisão de Apoio Técnico de Regulação do Ministério da Cultura), Victor Drummond (escritor, professor, presidente executivo da Interartis, advogado especialista em Direitos Autorais e Propriedade Intelectual) e mediação de Andrea Viviana Taubman. Maiores informações aqui.
Os três eventos são gratuitos e, pela participação, a AEILIJ reafirma seus diálogos com as discussões mais importantes para os artistas da palavra e da imagem que trabalham em livros para crianças e jovens hoje, no Brasil.