Sem novidades, Lista Nielsen PublishNews tem Clarice Lispector entre os destaques
PublishNews, Talita Facchini, 16/04/2025
Edição comemorativa de 'A hora da estrela' se mantém na apuração desde o seu lançamento, em 2021

Em mais um mês sem novidades na Lista Nielsen PublishNews – que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – o destaque vai para as obras que têm se mantido na apuração há mais de um ano.

O principal caso é o da edição comemorativa de A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector. Desde que foi relançada em 2021 em comemoração ao aniversário de 101 anos do nascimento da escritora, a obra com capa ilustrada por quadro pintado por Clarice segue presente tanto na Lista Nielsen, quanto na Lista de Mais vendidos do PN. Em 2025, desde o início do ano, assume a liderança em Ficção.

Na obra, a nordestina Macabéa é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.

Entre outros clássicos – como O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos – e obras infantojuvenis, com edições de As aventuras de Mike e O diário de uma princesa desastrada (Outro Planeta), outra constante é a autora Carla Madeira com Tudo é rio, Véspera e A natureza da mordida, nas edições da Record. Tudo é rio permaneceu no primeiro lugar da Lista por mais de um ano.

Em Não Ficção, o líder desde 2023 é Junior Rostirola com seu Café com Deus pai (Vélos). O devocional perdeu a liderança na lista de mais vendidos do PN para os livros de colorir, mas segue inabalável na apuração entre os autores nacionais mais vendidos.

Outro destaque vai para Ainda estou aqui (Alfaguara). Desde outubro passado – pouco antes da estreia do filme de mesmo nome – o livro de Marcelo Rubens Paiva também tem escalado a lista e desde o início do ano, figura no pódio da apuração.

No ranking das editoras, o Grupo Companhia das Letras lidera com dez obras emplacadas na lista. A Planeta aparece em segundo com seis e o Grupo Editorial Record em terceiro, com cinco.

A Llista Nielsen PublishNews baseia-se nos dados da solução Nielsen BookScan oferecida no Brasil, para autores nacionais. São consolidadas mensalmente as vendas de livros nacionais na base de livrarias e varejistas onde a Nielsen mede o número de livros vendidos na boca do caixa.

A lista de lojas analisadas inclui:

A Página, Amazon, Americanas.com (+Submarino e ShopTime), Livraria Cultura, Livrarias Curitiba, Disal, Escariz, Lojas Americanas, Lojas Americanas Express, Leitura, Livraria da Travessa, Livraria da Vila, Dois Pontos, Drummond Livraria, Loyola, Livruz, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Zastras, Carrefour, Pão de Açúcar.

[16/04/2025 09:00:00]