Luiz Antônio de Assis Brasil é homenageado em evento na Casa de Cultura Mario Quintana
PublishNews, Redação, 16/04/2025
Evento terá lançamento da antologia que reúne contos dos alunos da 40ª turma da Oficina de Criação Literária da PUC-RS

Luiz Antônio de Assis Brasil | © Divulgação
Luiz Antônio de Assis Brasil | © Divulgação
O escritor e professor de escrita literária Luiz Antônio de Assis Brasil será homenageado no lançamento da antologia Outono, 19h (Bestiário) na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 — Porto Alegre / RS), no dia 17 de abril, às 18h30. A antologia reúne contos de quinze escritores que participaram da 40ª turma da Oficina de Criação Literária da PUCRS em 2024, ministrada por Assis Brasil. Também participará do evento a escritora e ex-aluna Irka Barrios.

“Cada escritor(a) nos permite o prazer das construções surpreendentes, menos e mais poéticas, límpidas ou rascantes, fugindo das obviedades. Entre aplicativos de relacionamento e estradas de terra, este é um passeio delicioso pela literatura brasileira produzida agora”, escreveu Ana Elisa Ribeiro, escritora, editora e professora pós-doutora pela PUC-RS.

Os contos abordam as relações familiares e (des)amorosas; o erotismo e o sexo; os deslocamentos do interior aos centros urbanos; a vida nas cidades, com sua violência e seu encanto; a morte e a culpa; a adolescência, a vida adulta e o que em nós não se resolve; paisagens perdidas, estranhas ou mesmo estrangeiras, completou Ana Elisa Ribeiro, que assina o texto de orelha.

A antologia foi organizada por Assis Brasil e pelas escritoras Carolina Panta e Marília Santos Krüger. Cada conto traz ilustrações da artista Manuela Ramalho, que também assina a capa. O livro será lançado pela editora Bestiário e já está em pré-venda. O prefácio é da doutoranda em Literatura Aline Caixeta, que atuou como monitora da turma.

Assis Brasil é vencedor dos mais importantes prêmios literários, entre eles o Prêmio Literário Machado de Assis, da Biblioteca Nacional (2001), por O pintor de retratos, Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira (2004), por A margem imóvel do rio, livro que também recebeu menção do Prêmio Jabuti (2003). É autor de 20 romances, duas obras de não ficção e organizador de diversas obras coletivas. Seu último romance é Leopold (2023). Em dezembro de 2024, ele se aposentou da PUC-RS, onde lecionou por 50 anos e onde ministrou a oficina de criação literária mais longeva do país.

Os contos de Outono, 19h foram produzidos pelos escritores Bruno Vial, Carolina Panta, Eduardo Resing, Francisco Filho, Diego Pansani, Juliana Ulyssea, Laura Assis, Maya Falks, Manoel Carlos Alves, Manuela Ramalho, Marília Santos Krüger, Salma Soria, Talita Tibola, Tiago de Alma e Vilto Reis.

Serviço

Lançamento antologia Outono, 19h (Bestiário)
Data: 17 de abril
Horário: 18h30
Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 — Porto Alegre / RS)

[16/04/2025 10:00:00]