
O PublishNews e a Bookwire anunciam nesta terça-feira (15) os finalistas da primeira edição do Prêmio Bookwire – Melhor audiolivro produzido e publicado em 2024, e Prêmio Bookwire – Melhor e-book produzido e publicado em 2024, duas novas categorias do Prêmio PublishNews 2025.
Os finalistas são:
Melhor e-book produzido e publicado em 2024:
- A revolução dos músculos | Intrínseca
- O canto das musas | Grupo Editorial Companhia das Letras – Editora Seguinte
- O grande universo de Oliver | Rocco Digital
Melhor audiolivro produzido e publicado em 2024:
- Neca | Grupo Editorial Companhia das Letras – Companhia das Letras
- O cozer das pedras, o roer dos ossos | Astral Cultural
- Quarto de despejo | Supersônica
O critério de avaliação dos jurados se baseia apenas em questões técnicas e não avalia, em nenhuma instância, pontos literários e nem resultados comerciais.
Participaram do processo livros digitais produzidos no Brasil em 2024, sem restrição de gênero, inscritos pelas editoras no Prêmio. O corpo de jurados independente – formado, em cada categoria, por profissionais de outras empresas ligadas ao livro digital no país – avaliou as inscrições para chegar a três finalistas em cada categoria.
Os vencedores serão anunciados (e premiados com troféus) na cerimônia do Prêmio PublishNews, dia 7 de maio de 2025, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974). Nesta edição, a cerimônia será restrita a convidados – os convites já estão sendo feitos. A mudança decorre do aumento significativo de público nos últimos anos e da limitação de espaço no local, e busca contribuir para maior segurança e conforto de todos.
Critérios e jurados
As votações seguem critérios técnicos, como estrutura geral do código e distribuição do conteúdo, acessibilidade, qualidade da narração e edição (veja abaixo a lista). No caso dos audiolivros, não foram aceitas gravações de voz sintética.
Os jurados são:
Categoria Melhor e-book produzido em 2024:
- Fernando Tavares

- Josué de Oliveira

Tem 35 anos, é bacharel em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense e trabalha desde 2011 na produção de livros digitais. Tem passagem pelas editoras Intrínseca e Senac São Paulo, além de atuar como freelancer na área. Desde 2021 é produtor audiovisual no Tecnoblog, produzindo conteúdo em áudio e vídeo sobre tecnologia, inovação e negócios.
- Lívia Furtado

Lívia Furtado é Gerente Sênior de Catálogo e Selection de livros físicos e digitais na Amazon, onde atua há seis anos. Jornalista por formação, desenvolveu sua carreira no mercado editorial ao longo de mais de 14 anos, mesclando conteúdo editorial e tecnologia e especializando-se no segmento de livros digitais. Sua carreira também inclui passagens por importantes casas editoriais brasileiras, como a Editora Melhoramentos e a Globo Livros.
- Rafael Alt

Jurados da categoria Melhor audiolivro produzido em 2024:
- Eliane Hatherly

- Fabio Uehara

- Giovana Garcez

***
Os critérios são os seguintes:
Categoria Melhor E-book:
Critérios e pontuação | Melhor produção
- Acessibilidade básica
- Melhores práticas
- Design
- Estrutura geral do código e distribuição do conteúdo
- Adaptação de projeto.
Categoria – Melhor Audiolivro:
Critérios e pontuação | Melhor produção
- Direção artística
- Edição
- Captação
- Masterização
- Narração (Consistência, Interpretação artística, Interpretação do texto, Versatilidade).
A 9ª edição do Prêmio PublishNews tem patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.
