Prêmio Bookwire tem finalistas de cinco editoras: Companhia das Letras, Rocco, Intrínseca, Supersônica e Astral Cultural
PublishNews, Redação, 15/04/2025
Categoria do Prêmio PublishNews vai premiar melhor e-book e melhor audiolivro produzidos e publicados no Brasil em 2024

Os finalistas da primeira edição da categoria Prêmio Bookwire | © Divulgação
Os finalistas da primeira edição da categoria Prêmio Bookwire | © Divulgação

O PublishNews e a Bookwire anunciam nesta terça-feira (15) os finalistas da primeira edição do Prêmio Bookwire – Melhor audiolivro produzido e publicado em 2024, e Prêmio Bookwire – Melhor e-book produzido e publicado em 2024, duas novas categorias do Prêmio PublishNews 2025.

Os finalistas são:

Melhor e-book produzido e publicado em 2024:

  • A revolução dos músculos | Intrínseca
  • O canto das musas | Grupo Editorial Companhia das Letras – Editora Seguinte
  • O grande universo de Oliver | Rocco Digital

Melhor audiolivro produzido e publicado em 2024:

  • Neca | Grupo Editorial Companhia das Letras – Companhia das Letras
  • O cozer das pedras, o roer dos ossos | Astral Cultural
  • Quarto de despejo | Supersônica

O critério de avaliação dos jurados se baseia apenas em questões técnicas e não avalia, em nenhuma instância, pontos literários e nem resultados comerciais.

Participaram do processo livros digitais produzidos no Brasil em 2024, sem restrição de gênero, inscritos pelas editoras no Prêmio. O corpo de jurados independente – formado, em cada categoria, por profissionais de outras empresas ligadas ao livro digital no país – avaliou as inscrições para chegar a três finalistas em cada categoria.

Os vencedores serão anunciados (e premiados com troféus) na cerimônia do Prêmio PublishNews, dia 7 de maio de 2025, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974). Nesta edição, a cerimônia será restrita a convidados – os convites já estão sendo feitos. A mudança decorre do aumento significativo de público nos últimos anos e da limitação de espaço no local, e busca contribuir para maior segurança e conforto de todos.

Critérios e jurados

As votações seguem critérios técnicos, como estrutura geral do código e distribuição do conteúdo, acessibilidade, qualidade da narração e edição (veja abaixo a lista). No caso dos audiolivros, não foram aceitas gravações de voz sintética.

Os jurados são:

Categoria Melhor e-book produzido em 2024:

  • Fernando Tavares

José Fernando Tavares é especialista em publicações e produtos digitais, com mais de 18 anos de experiência no mercado editorial. Atua com foco em tecnologia para negócios e em Inteligência Artificial voltada à produtividade. Em 2014, fundou a Booknando, empresa dedicada a publicações digitais e livros acessíveis. Em 2022, criou a Volyo Audiobooks, startup focada na produção de audiolivros com uso de IA. É também colaborar frequente do PublishNews. De formação humanística, busca aplicar a tecnologia para transformar o mundo de forma positiva. É apaixonado por vinhos e pelo aprendizado constante.

  • Josué de Oliveira

Tem 35 anos, é bacharel em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense e trabalha desde 2011 na produção de livros digitais. Tem passagem pelas editoras Intrínseca e Senac São Paulo, além de atuar como freelancer na área. Desde 2021 é produtor audiovisual no Tecnoblog, produzindo conteúdo em áudio e vídeo sobre tecnologia, inovação e negócios.

  • Lívia Furtado

Lívia Furtado é Gerente Sênior de Catálogo e Selection de livros físicos e digitais na Amazon, onde atua há seis anos. Jornalista por formação, desenvolveu sua carreira no mercado editorial ao longo de mais de 14 anos, mesclando conteúdo editorial e tecnologia e especializando-se no segmento de livros digitais. Sua carreira também inclui passagens por importantes casas editoriais brasileiras, como a Editora Melhoramentos e a Globo Livros.

  • Rafael Alt

Atua no mercado editorial desde 1999, trabalhando como book designer e diagramador. Conta com mais de 3 mil e-books produzidos para editoras como a Companhia das Letras, Intrínseca e Zahar, entre outras.



Jurados da categoria Melhor audiolivro produzido em 2024:

  • Eliane Hatherly

Professora no curso de Produção Editorial da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), onde ministra a primeira turma sobre Audiolivros em uma universidade pública, abordando as infinitas possibilidades desse formato. Desde 2018, trabalha como preparadora e revisora de audiolivros, acumulando mais de 250 projetos revisados com atenção meticulosa aos detalhes. Também atua como pesquisadora e autora de artigos sobre o tema, que considera fascinante. Formada em Jornalismo, mestre e doutora em Letras, é apaixonada pela leitura e pelos livros, e os audiolivros ocupam um lugar especial em seu coração por vários motivos: sua acessibilidade amplia o acesso à literatura para públicos diversos; sua praticidade permite ampliar o tempo dedicado ao prazer de ler; e a experiência imersiva oferecida por narradores talentosos transforma cada audiolivro que escuta em uma leitura única e envolvente.

  • Fabio Uehara

Em sua trajetória profissional, passou pelos segmentos de varejo, publicidade, webdesign e mais de 20 anos atrás, entrou no mercado editorial. De vendedor na Bienal do Livro pela Companhia das Letras, passou a produtor gráfico, tornou-se diretor de arte e mais tarde criou o departamento digital da editora, um dos pioneiros no mercado brasileiro, sendo responsável pelas áreas de e-commerce, e-books, audiolivros e afins. Atuou também como Coordenador de Novos Negócios da HarperCollins Brasil. Foi responsável por parcerias com editoras e podcasts na Tocalivros e atualmente é gerente de conteúdos e parceiras na EXA. Além disso, é produtor e apresentador do podcast do PublishNews por mais de sete anos, além de coordenar outros projetos como Os três elementos e Uma estrangeira com Gabi Oliveira.

  • Giovana Garcez

É coordenadora de conteúdo na Audible Brasil, sendo responsável pela aquisição de audiolivros e pelas narrações especiais. Formada em Comunicação social – Rádio, TV e Internet e pós-graduada em Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais, já atuou por quase uma década no mercado audiovisual como produtora, diretora, roteirista e atriz.

***

Os critérios são os seguintes:

Categoria Melhor E-book:

Critérios e pontuação | Melhor produção

  1. Acessibilidade básica
  2. Melhores práticas
  3. Design
  4. Estrutura geral do código e distribuição do conteúdo
  5. Adaptação de projeto.

Categoria – Melhor Audiolivro:

Critérios e pontuação | Melhor produção

  1. Direção artística
  2. Edição
  3. Captação
  4. Masterização
  5. Narração (Consistência, Interpretação artística, Interpretação do texto, Versatilidade).

A 9ª edição do Prêmio PublishNews tem patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.

[15/04/2025 09:30:00]