
São eles:
- André Luis Silvestre de Souza (Cafu), gerente executivo de vendas nacional do Grupo Editorial Global
- Cristiane Gomes, Head of Marketing na Bookwire Brasil
- Eduardo Krause, gerente de comunicação da Dublinense
- Silvia Polazzetto, gerente nacional de vendas na Editora Rocco
- Thiago Biaggi, coordenador comercial no Grupo Editorial Alta Books
Abaixo você pode conhecer um pouco mais de cada um.
Um dos critérios de escolha do vencedor é uma votação aberta: todos os interessados já podem votar neste formulário (apenas uma vez por e-mail). O vencedor ou vencedora será anunciado(a) na cerimônia de premiação da 9ª edição do Prêmio PublishNews: dia 7 de maio de 2025, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974). Nesta edição, a cerimônia será restrita a convidados – os convites serão feitos em breve. A mudança decorre do aumento significativo de público nos últimos anos e da limitação de espaço no local, e busca contribuir para maior segurança e conforto de todos.
Uma das categorias mais aguardadas do Prêmio PublishNews todos os anos, o Profissional de Marketing e Vendas do Ano é uma celebração e um reconhecimento dos feitos realizados pelos colaboradores de vendas e marketing das empresas do setor do livro. A categoria busca reconhecer o sucesso desses profissionais na tarefa, entre outras, de vender livros e levá-los à Lista de Mais Vendidos. O prêmio é o primeiro no país direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos produtos. O vencedor, além do troféu, também ganha um curso a sua escolha no Nespe.
Conheça melhor os finalistas:
- André Silvestre, o Cafu (Global)

Ao longo de sua trajetória, André percorreu todas as etapas da cadeia do livro – desde a concepção e desenvolvimento de peças promocionais até a produção editorial – o que lhe confere uma visão holística e integrada do mercado. Essa experiência é solidamente complementada por sua formação na Universidade Anhembi Morumbi, que lhe proporcionou os fundamentos teóricos e práticos necessários para a aplicação de soluções modernas e eficazes no setor.
Além de sua atuação no dia a dia comercial, sua liderança tem sido crucial na promoção de eventos estratégicos que elevam a visibilidade e o posicionamento da Global Editora. A participação ativa em iniciativas de grande porte, como as Bienais do Livro Rio 2023 e São Paulo 2024, exemplifica como sua capacidade de estreitar laços com parceiros e organizar projetos impactantes tem transformado a atuação da empresa no cenário nacional.
"Cafu é um raro profissional da área comercial e marketing que acredita incondicionalmente na forma do trabalho em equipe e na importância do relacionamento com clientes para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, sua paixão pelos livros vai muito além do profissionalismo, refletindo-se em uma postura sempre mente criativa e inquieta em seu cotidiano, buscando sempre desafios motivadores. É assim que sempre vai contribuindo para a formação de equipes vitoriosas no meio editorial" – Jiro Takahashi.
- Cristiane Gomes (Bookwire):

Sua carreira inclui passagens pela Xeriph, primeira distribuidora de e-books do Brasil, e pela IT Mídia, onde liderou o marketing e comunicação de publicações segmentadas e coordenou parcerias institucionais.
Cristiane também é professora no Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe), lecionando cursos de pós-graduação e capacitação sobre produção de e-books e gestão editorial.
Formada em Marketing Digital e Marketing Empresarial B2B pela ESPM, ela continua a aprimorar suas habilidades no marketing digital. Com uma trajetória de inovação e resultados expressivos, é referência na implementação de estratégias de marketing digital e gestão de conteúdos no mercado editorial.
Cristiane é diretamente responsável pela prospecção das mais de 800 editoras parceiras da Bookwire. Ela organiza e coordena os eventos da Bookwire na Flip desde 2014, incluindo a tradicional Feijoada Bookwire, realizada anualmente, além da Digital Night, evento promovido durante a Bienal do Livro. Além disso, coordena parcerias para promoções de e-books e audiolivros com diversas lojas e canais, gerenciando cerca de 10 mil títulos mensais.
- Eduardo Krause (Dublinense):

O ponto alto da nova candidatura é a ação que, nos últimos dias da campanha do Clube dos Editores do RS, através de um único reels de menos de 2 minutos, gerou a doação de 450 mil reais por parte do Felipe Neto (maior individual da história do Catarse), ajudando dezenas de editoras atingidas em diversos graus pelas enchentes no RS e promovendo o envio de uma cesta básica literária, com mais de 250 livros, para 100 bibliotecas arrasadas pela catástrofe climática espalhadas pelo estado.
A editora também ressalta o seu trabalho no desenvolvimento da ideia de lançar livros por estações do ano, misturando obras de autores best-sellers da casa e novidades inesperadas, além dos atendimentos personalizados, como a biblioterapia informal e a 5ª temporada do Autopresente Secreto no Instagram, atendimentos feitos unicamente por ele e que geram vendas efetivas em quase 80% dos retornos ao questionário personalizado, desenvolvido por ele durante a pandemia.
- Silvia Polazzetto (Rocco)

“Em 2023, finalmente consegui trazer a Silvia para a Rocco para reorganizar a parte comercial da editora e, principalmente, reestabelecer e solidificar o trabalho com as livrarias físicas que começavam a ganhar tração novamente com a expansão da Leitura, Vila, Curitiba e Travessa. Dessa vez ela topou e começamos juntos a reestruturar o setor.
Dois anos depois, vejo que tomei a decisão acertada porque a Silvia é uma grande profissional, que entende profundamente o varejo dos livros no país e dos raros executivos que conseguem, ao mesmo tempo, planejar e executar políticas comerciais e ações profissionais de uma forma muito eficiente, além de ser incansável na busca do cumprimento das metas. Não à toa, a Rocco cresceu quase 20% em faturamento em 2024 em relação a 2023, sendo que em algumas redes muito importantes, chegamos a ter mais de 50% de crescimento e isso num ano em que o mercado ficou praticamente estável.
Silvia transita muito bem tanto com as grandes redes de varejo, quanto com distribuidores e e-commerces, tendo um ótimo relacionamento e sendo extremamente respeitada por todos. Também tem o dom da liderança serena, gerenciando e organizando a sua equipe com pulso firme, mas de uma forma muito gentil e também muito técnica." – Bruno Zolotar, diretor comercial e de marketing da Rocco.
- Thiago Biaggi (Alta Books)

Especialista na apresentação e colocação de novidades, reposições, projetos especiais, gestão de saldo consignado, campanhas de vendas e acompanhamento logístico. Experiência consolidada na análise de mercado, definição de métricas, gestão de faturamento e liderança de equipes.
Amplo conhecimento em livros paradidáticos, ficção, autoajuda e diversas outras categorias, além de atuação estratégica em ações de trade marketing e treinamento de equipes. Participação em convenções de grandes clientes, como Convergir e Clip, e realização de feiras e eventos editoriais de diferentes portes, incluindo 17 edições da Bienal do Livro Rio e São Paulo.
"O Thiago Biaggi é um profissional excepcional. Eu tenho vinte anos de experiência na gestão de equipes comerciais e posso atestar sua competência, comprometimento com resultados e atuação sempre correta e eficiente. Além disso, sua dedicação ao atendimento faz com que seja admirado e valorizado por clientes e colegas. Sempre digo a ele que como bom filho, bom marido e bom pai ele não poderia ser um profissional diferente” – Claudio Lima, gerente comercial, Grupo Editorial Alta Books.
Regras
O PN mantém as regras que aplicou nos anos anteriores.
A ideia principal é que a cadeia do livro participe ativamente da escolha do melhor profissional do ano. Para isso, convidamos representantes dos seguintes grupos, e a cada um atribuímos um sistema de pontuação: 39 livrarias (2 pontos), 25 editoras (2 pontos), 5 distribuidoras (2 pontos), 1 grupo especial (2 pontos) e voto popular/leitores (4 pontos).
O grupo especial, selecionado pelo PublishNews é composto nesta edição por Brisa Espinheira, Ricardo Schil, Rodrigo Belinski, Diego Drumond e Dany Sakugawa. Se algum dos integrantes do grupo especial trabalhar na mesma empresa (ou tiver relação de parentesco com) que um dos candidatos, ou mesmo vier a ser um dos candidatos, o PublishNews se dá ao direito de retirar/trocar esse integrante.
Links serão enviados separadamente para cada grupo votar. Os votos de cada setor possuem força de voto coletivo, ou seja, são somados e o indicado mais votado pelo grupo ganhará os respectivos pontos.
Exemplo: o grupo de editores recebe um formulário com os cinco candidatos. De acordo com nosso regulamento, o candidato que tiver mais votos receberá os 2 pontos previstos para o grupo de editores.
O voto do público foi pensado para estimular uma consciência coletiva sobre quem são os profissionais por trás dos sucessos editoriais, além de possibilitar um engajamento maior em torno da premiação. Por isso, tem peso 4, sendo a única categoria que pontuará dessa forma.
O ganhador do prêmio será o candidato com a maior pontuação. Caso ocorra algum empate, uma comissão especial formada pelo PublishNews terá o voto de minerva e definitivo sobre o ganhador.
A 9ª edição do Prêmio PublishNews tem patrocínio da Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express. E apoio da ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.
