Nova editora orlando está com chamada aberta para seleção de obras
​PublishNews, Redação, 1°/04/2025
Com nome inspirado em obra da Virginia Woolf, editora vinculada à agência com.tato busca autores para sua primeira seleção de obras com chamada aberta até dia 15 de abril

A editora orlando chega ao mercado com o compromisso de dar voz a escritores e escritoras que desejam publicar suas obras com transparência e profissionalismo. A editora oferece um serviço completo que inclui edição e revisão profissional, projeto gráfico e diagramação, desenvolvimento de capas personalizadas, distribuição e estratégias de marketing literário focadas em assessoria de imprensa e redes sociais.

A primeira chamada de originais está aberta até 15 de abril. Os textos devem ser enviados via questionário do Google Formulários em formato .doc ou .docx (Word), seguindo a formatação: fonte Times ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. As obras selecionadas serão anunciadas até 30 de abril. Os autores escolhidos serão contatados por e-mail e não precisarão arcar com custos de publicação, pois os livros serão financiados por campanhas de pré-venda.

A orlando conta com uma estrutura editorial, organizada em selos específicos. Cada selo foi criado para atender às particularidades de distintos estilos literários, garantindo que cada obra encontre seu espaço ideal no catálogo da editora. São eles: ziguezague (infantil e infantojuvenil), dobradura (poesia), espiral (ficção, romance e contos) e brecha (não ficção).

A editora orlando surgiu da demanda identificada pela com.tato, uma agência de comunicação especializada na divulgação de autores e editoras independentes. "Nos últimos cinco anos, mais de 500 escritores utilizaram nossos serviços, sejam eles autores autopublicados ou vinculados a editoras de pequeno, médio e grande porte. Muitos realizaram o sonho de lançar um livro, mas também encontramos uma grande parcela de escritores frustrados com o processo e descrentes no mercado editorial", observa Karol Lopes, sócia-fundadora da com.tato e agora editora da orlando.

Com o lema "Histórias que desafiam o tempo", a editora é fundada pelos sócios da com.tato, os jornalistas Karol Lopes, Vincent Sesering e Marcela Güther. A orlando busca narrativas que rompam com o óbvio, questionem normas e explorem as complexidades da vida humana — o nome foi inspirado na obra homônima de Virginia Woolf, publicada em 1928.

"Escolhemos esse nome como um tributo à fluidez e ao poder transformador da literatura. Assim como Woolf rompeu barreiras com Orlando, desafiando as convenções de gênero e tempo, queremos desafiar o tempo publicando histórias que permaneçam relevantes, atravessando gerações e culturas", explica Marcela Güther, sócia da empresa e coordenadora de assessoria de imprensa da com.tato e da orlando.

[01/04/2025 10:00:00]