
A atriz e acadêmica Fernanda Montenegro atraiu nesta terça-feira (11) um grande público para a sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Uma fila longa se formou do lado de fora do prédio e o auditório principal ficou lotado para assistir ao recital que abriu a programação cultural de 2025 da ABL.
No evento chamado Uma Academia toda prosa, Fernanda leu contos e crônicas acadêmicos atuais e do passado: Ailton Krenak, Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Antônio Torres, Domício Proença Filho, Edgard Telles Ribeiro, Godofredo de Oliveira Neto, Heloisa Teixeira, Ignácio de Loyola Brandão, João Almino, Paulo Coelho, Rosiska Darcy de Oliveira, Ruy Castro e Machado de Assis.
Em uma sala escura, com palco, cenário e roupas pretas, a luz realçou ainda mais rosto, mãos e cabelos brancos da atriz. E evidenciou a habilidade de alternar entre diferentes tons e expressões que os textos escolhidos para o recital pediam. Em cerca de uma hora e quarenta minutos ininterruptos de apresentação, ela apresentou um fôlego invejável para alguém com 95 anos de idade, afirma reportagem da Agência Brasil.
Os ingressos para o evento foram distribuídos de forma gratuita no dia 7 de março e se esgotaram rapidamente. A ABL emitiu na terça-feira (11) uma nota de esclarecimento, se desculpando pelos problemas técnicos de quem tentou adquirir o ingresso para o evento. Uma reportagem no g1 afirma que 700 pessoas estiveram presentes no recital de Fernanda.
A escolha de Fernanda Montenegro para o primeiro evento do ano vem pouco tempo depois de o filme brasileiro Ainda estou aqui, no qual a atriz atua, vencer o Oscar de melhor filme internacional. Ela também estará nos cinemas a partir da próxima quinta-feira (13), com o filme Vitória. Fernanda ocupa atualmente a cadeira 17 da ABL, e tomou posse em 2022.
Durante o ano, estão previstas 38 conferências na ABL nos ciclos das terças-feiras às 16h. Às quintas-feiras, às 17h30, mesas-redondas, peças de teatro, lançamento de livros e filmes. Além do carro-chefe, a literatura, também há espaço para música popular, dramaturgia, mercado editorial, questão ambiental e memorialismo.
Confira a lista de próximos eventos da ABL:
- 13/03 – 17h30 – Lançamento de uma nova edição da gramática de Evanildo Bechara Um Bechara renovado em nova edição da Moderna Gramática Portuguesa, por Ricardo Cavaliere, com coordenação de Antonio Carlos Secchin.
- 18/03 – 16h – Conferência Samba de enredo e literatura, por Luiz Antonio Simas.
- 20/03 – 17h30 - Leitura dramática de Nausícaa de Gilberto Schwartsmann. Com os atores José Adão Barbosa, Sandra Dani e Luis Paulo Vasconcellos.
- 25/03 – 16h – Conferência Direito e Literatura, por José Roberto de Castro Neves.
- 27/03 – 17h30 - Caravanas Euclidianas, com Noilton Nunes, Regina Abreu e Ivana Bentes.