Publicidade
Publicidade
Área indie: A poesia nordestina de Wagner Leal Guimarães
PublishNews, Redação, 12/03/2025
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana a obra de Wagner Leal Guimarães, que transita entre a tradição e a modernidade

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial no e-mail comercial@publishnews.com.br. Essa semana temos uma novidade.

Wagner Leal Guimarães é um cordelista de mão cheia, um verdadeiro maestro da métrica que se derrama por todo este livro rio, que percorre a trajetória literária do paulistano mais nordestino do Brasil. Homem da matemática contradiz o senso comum recitando o agreste pernambucano em versos fortes de quem tem orgulho de ser nordestino.

Em Seleta poética, o poeta dispara todo seu arsenal matemático poético trilhando os caminhos das Septilhas, Décimas, Versos livres, Motes, Sonetos, Galope à beira-mar, Trovas e Sextilhas, abordando temas românticos, políticos, tecnológicos e filosóficos com seu estilo matuto moderno pesqueirense. Enfim, todx aqueles que se debruçarem na leitura deste livro jamais serão os mesmos, pois serão transformados pelas palavras aqui rimadas. (Daniel Andrade)

Sobre o autor: Nascido em São Paulo, mas com alma nordestina, morando em Lagoinha desde seu primeiro ano, Wagner Leal Guimarães é um poeta cordelista que encontrou sua verdadeira essência em Pesqueira, Pernambuco.

Filho de Antônio Severino e Quitéria Leal Guimarães, Wagner mistura a métrica precisa com o calor da poesia popular. Membro ativo da ASPEL (Associação Pesqueirense de Literatura) e presença em diversas coletâneas de poesia, ele leva o sertão para o papel, enchendo suas estrofes de paixão, orgulho e o típico humor matuto.

Nos versos de Wagner, cada tema ganha um tempero especial: romance, política, filosofia e tecnologia se encontram de forma bem-humorada e cheia de identidade. Ele é um verdadeiro mestre das palavras, transformando quem se aventura em seus cordéis, sonetos e trovas. Suas rimas deixam uma marca, encantando e provocando reflexões sobre a vida, com um toque de nordestinidade que só ele sabe dar.

Seleta poética
Autor: Wagner Leal Guimarães
Editora: Uiclap
Páginas: 86
Preço: R$ 37,71
Onde comprar: https://loja.uiclap.com/titulo/ua63669/

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Nessa semana, o destaque é a obra 'O prazer de dizer não' que mistura ciência, psicologia e espiritualidade com uma escrita leve e acolhedora
Nesta semana, o destaque vai para a obra de estreia de J. P. Resende
Nessa semana, espaço publieditorial traz quatro livros da Ases da Literatura e um da Literare Books
Escritora, roteirista e pesquisadora das artes da cena, Nayara Farias nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e encontrou na escrita um espaço de expressão e criação
Ao longo do livro, a autora aborda situações comuns do cotidiano e propõe novas formas de olhar para os desafios
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras, uma nova tirinha de Estevão Ribeiro
Indústria de audiolivros não está só aumentando em market share, receita e número de ouvintes, mas igualmente em nível de inovação, tipos de novos entrantes e em complexidade
Nessa semana, o destaque é a obra 'O prazer de dizer não' que mistura ciência, psicologia e espiritualidade com uma escrita leve e acolhedora
Nos últimos anos, a sustentabilidade deixou de ser um tema periférico no setor editorial. Mas ainda há um ponto pouco explorado — e decisivo: o livro sustentável não começa na editora, nem na gráfica
Episódio especial tem participação de finalistas da 10ª edição da maior premiação do mercado editorial brasileiro
Se eu tivesse que optar entre escrever e ler, sem dúvida nenhuma, escolheria a leitura.
Paulo Scott
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar