Casa Cosmos terá obras só de mulheres durante ação no mês de março
PublishNews, Redação, 07/03/2025
Iniciativa vai até 14 de março e tem como objetivo valorizar o papel das autoras e ilustradoras na literatura para crianças

Até o dia 14 de março, autores homens sairão de seus postos nas prateleiras da Casa Cosmos | © Divulgação
Até o dia 14 de março, autores homens sairão de seus postos nas prateleiras da Casa Cosmos | © Divulgação

Até o dia 14 de março, autores homens sairão de seus postos nas prateleiras da Casa Cosmos (Rua Natingui, 544 – São Paulo / SP), livraria paulistana com ênfase em literatura infantil, para dar lugar a obras escritas ou ilustradas exclusivamente por mulheres. A ação vai ao encontro do tema da ONU Mulher para o Dia Internacional da Mulher: “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento". Haverá também, durante toda a semana, uma programação de atividades para crianças e seus cuidadores no espaço físico da livraria, no bairro da Vila Madalena.

No dia oficial, 8 de março, a Casa contará com uma programação especial durante todo o dia para homenagear as mulheres. E, no dia 13, das 19h30 às 22h, acontecerá a reunião de mulheres do mercado editorial numa grande roda de conversa com autoras, ilustradoras, tradutoras, donas de editoras, produtoras gráficas e livreiras, com Isabel Malzoni, Aline Bei, ⁠Janaina Tokitaka e Cecilia Arbolave.

Segundo Jessica Nolte, sócia fundadora da Casa Cosmos, a escolha pela exclusividade de autoras e ilustradoras durante a semana da mulher não nega a literatura infantil feita por homens, que voltarão a dividir as prateleiras depois do dia 14: “Trata-se de, antes, levar a mais pessoas e dar maior visibilidade ao que muitas vezes ainda não se conhece, mas principalmente, homenagear a potência das mulheres”.

Nesse sentido, a lista 100% feminina contemplará escritoras e ilustradoras brasileiras, tais como Aline Abreu, Suzy Lee, Lúcia Hiratsuka, Janaina Tokitaka, Natália Gregorini, Carol Fernandes, Kiusam de Oliveira, Ciça Fittipaldi, Anabella López, Elisa Carareto e Nina Rizzi. “Sem dúvida, temos que seguir trabalhando todos os dias para garantir a visibilidade do trabalho dessas mulheres incríveis.”, alerta Jessica.

Mariana Torres, também sócia da Casa Cosmos, acrescenta que a literatura infantil também é uma ferramenta de reflexão e transformação social. “Explorar a existência de múltiplas infâncias e construir um ambiente receptivo a diferentes realidades, sociais, culturais, raciais e de gênero é um compromisso que levamos a sério”.

[07/03/2025 10:00:00]