Com participação brasileira, 2º Audio Forum da Feira de Bolonha amplia discussão sobre o segmento
PublishNews, Talita Facchini, 26/02/2025
Como parte da programação do BolognaBookPlus, Fórum trará novos nomes e especialistas do setor para abordar tópicos como novos formatos, serialização, direitos e IA e terá participação de Fabio Uehara, da Aya Books

Há alguns anos, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (BCBF - 31 de março a 3 de abril), tem investido no BolognaBookPlus, sua área voltada para o mercado internacional e gerenciada por Jacks Thomas, ex-diretora da Feira do Livro de Londres. Nesta 62ª edição da BCBF, no geral, o projeto continua sua evolução com um programa abrangente e com foco na sustentabilidade da indústria editorial.

Depois do sucesso da sua primeira edição, o Audio Forum - parte do BBPlus - também retorna com discussões para aprofundar dados e fornecer insights sobre o segmento de áudio ao redor do mundo. Novamente com curadoria de Nathan Hull, da Beat Technology, o evento está marcado para o dia 2 de abril e terá uma participação brasileira.

Fabio Uehara
Fabio Uehara
Fabio Uehara, novo gerente de conteúdo da plataforma AYA Conteúdos, participará do painel "Encontrando novos leitores: o poder das parcerias", ao lado de Hull; Clara Ferrari, Diretora de Conteúdo da YouScribe (Fança); e Miriam Spinnato, Gerente de Vendas Digitais da Mondadori (Itália).

“Participar do BolognaBookPlus é uma oportunidade ímpar. Este evento tornou-se uma referência global para profissionais do livro”, disse ao PublishNews. “Apresentarei a jornada da AYA na democratização da leitura, com foco especial em audiolivros, e as parcerias que expandem o acesso a e-books e audiolivros para um público cada vez maior. Também me interessa profundamente conhecer as iniciativas de outros países, com suas realidades distintas na Europa, EUA e Egito”.

“Ter a responsabilidade de reunir anualmente o melhor do melhor no mundo do áudio é um verdadeiro prazer. Estamos tentando criar o melhor fórum global para debater, exibir e celebrar todas as nuances da palavra falada. Como tal, o desafio é selecionar o equilíbrio perfeito para se adequar aos tópicos escolhidos do ano. Procurei trazer novos rostos ao lado de nomes já conhecidos. Tentei garantir a igualdade de gênero e garantir a representação de uma distribuição geográfica diversificada. Incluindo o próprio brasileiro Fabio Uehara, da Aya Books”, explica Nathan. Ele adianta ainda que o objetivo é fazer com que a conferência se aprofunde mais nos temas relacionados ao áudio. "Entraremos em novos formatos, serialização, direitos, novos modelos, IA e parcerias de marketing, bem como uma seção com foco em oportunidades de língua árabe".

O Audio Forum terá ainda um bate-papo com Kelly Garner, fundadora do premiado estúdio de podcast TreeFort FM (EUA) sobre como o áudio em si pode ser a principal fonte de novas propriedades intelectuais em livros, filmes e mais; e como o entretenimento falado pode nos levar a fontes de informações.

Outro painel que merece destaque abordará os direitos de áudio, com a participação de Colin Hauer, CEO da Hörbuch Hamburg (Alemanha); Sonia Draga, CEO da Draga (Polônia) e Heather Alexander, da Audible (USA). A moderação será de Emma House, da Oreham Group (UK).

"Em vez de apenas as estatísticas e gráficos usuais, quero um fórum que incentive o debate e permita que os painelistas e participantes compartilhem experiências e conhecimento. E, acima de tudo, que aprendam algo que pareça tangível e possa ser levado para casa e posto em prática", especifica Hull.

O Audio Forum conta com patrocínio Arabookverse, Bookwire, Pozotron e Zebralution.

Confira a programação completa:

2º Audio Forum - 2 de abril

13h | Introdução
Jack Thomas, Diretora BolognaBookPlus
Nathan Hull, Diretor de Estratégia, Beat Technology (Noruega)

13:10 | Em Conversa com…
Como o áudio em si pode ser a principal fonte de novas PIs em livros, filmes e além disso. E como o entretenimento falado pode nos levar a maravilhosas "tocas de coelho" de informação.
Kelly Garner, Fundadora e CEO, TreeFort FM (EUA)
Nathan Hull, Diretor de Estratégia, Beat Technology (Noruega)

13:40 | Conteúdo serializado em audiolivros, livros e podcasts
Tina Jürgens, co-CEO, Zebralution (Alemanha)
13:50 | Além do audiolivro básico
Da publicação somente de áudio e gravações multicast, à publicação de audiolivros de formato curto e serializados – como e por que os audiolivros devem ser vistos (e ouvidos) em sua própria luz.
Moderação: Nathan Hull
Lance Fitzgerald, vice-presidente sênior, desenvolvimento de conteúdo e negócios, PRH (EUA)
Ann Scantlebury, editora, Pottermore (Reino Unido)
Søren Brinch Vestergaard, editor de áudio, Politiken (DK)

14:30 | Intervalo

14:40 | Direitos de áudio: uma nova fronteira
Editoras de livros, editoras de áudio e plataformas estão todas lutando pelo humilde direito ao audiolivro. Quem tem quais cartas? Como o autor se beneficia? O ouvinte se importa?
Moderação: Emma House, Oreham Group (Reino Unido)
Colin Hauer, CEO, Hörbuch Hamburg (Alemanha)
Sonia Draga, CEO, Draga (Polônia)
Heather Alexander, Audible (EUA)

15:20 | Mais de 420 milhões de falantes – a oportunidade árabe
O árabe é a quinta língua mais falada no planeta, e as fundações culturais de seus países são baseadas em narrativas verbais. O áudio árabe está prestes a florescer.
Ahmed Riwehel, cofundador, Arabookverse (Egito)

15:40 | O papel da IA no áudio
Da produção e aprimoramentos de processo às próprias gravações, o papel da IA na publicação de áudio será fundamental para o crescimento do formato, particularmente em mercados nascentes.
Moderação: Jon Watt, Chefe de Comercial e Áudio, Bonnier Books (Reino Unido)
Laure Saget, MD Audiolib, Hachette (França)
Ani Attamian, Fundadora, LEMA Collective (Reino Unido)
Hugo Rayne, Gerente Geral Europa, ElevenLabs (Reino Unido)

16:20 | O que vem a seguir: novos players, modelos e como expandir mercados
Mariana Féged, Gerente Geral para Espanha, França e EMEA, Bookwire (Alemanha)

16:30 | Encontrando novos leitores: o poder das parcerias
Parcerias, B2B e mais: No mundo complexo das plataformas para nossa audiência, como as plataformas podem oferecer novas rotas para o mercado, encontrar novos ouvintes e oferecer mais alcance; e como as editoras podem capitalizar isso. Descoberta, marketing e parcerias.
Moderação: Emma House, Oreham Group (Reino Unido)
Clara Ferrari, Diretora de conteúdo, YouScribe (França)
Miriam Spinnato, Gerente de Vendas Digitais, Mondadori (Itália)
Fabio Uhera, AYA Books (Brasil)

17:10 | Comentários finais

17:15 | Recepção com bebidas para networking

[26/02/2025 08:00:00]