Sem novos títulos, Lista Nielsen PublishNews vê retorno dos clássicos
PublishNews, Talita Facchini, 05/02/2025
Obras como 'A hora da estrela', 'Auto da Compadecida', 'Felpo Filva' e 'Meu pé de laranja lima' são algumas das que subiram no ranking ou reapareceram na primeira lista de 2025

A primeira Lista Nielsen PublishNews de 2025 – que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – veio sem novidades, mas algumas mudanças no ranking merecem destaque. O período analisado nesta primeira lista é referente ao período entre 30 de dezembro de 2024 e 26 de janeiro de 2025.

Em Ficção, depois de vários meses, quem assumiu o primeiro lugar do pódio foi Clarice Lispector com A hora da estrela – edição comemorativa (Rocco). A obra, que está sempre presente na lista há mais de dois anos, conta a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa. A última vez que A hora da estrela assumiu a liderança da Lista foi em setembro de 2024.

Este mês, completam o pódio Tudo é rio (Record), de Carla Madeira e A cabeça do santo (Companhia das Letras), de Socorro Acioli.

Outra obra que merece destaque é Auto da Compadecida (Nova Fronteira), de Ariano Suassuna, que ocupa a 5ª posição em Ficção. A obra já esteve presente na lista apenas outras seis vezes desde 2020, mas sempre acima da nona posição. Além de ser leitura obrigatória em várias escolas, o filme O auto da Compadecida 2 estreou nos cinemas em dezembro passado, fator que pode ter ajudado no retorno do livro na apuração.

Além do Auto da Compadecida, os livros Felpo Filva (Moderna), de Eva Furnari; O meu pé de laranja lima (Melhoramentos), de José Mauro de Vasconcelos, e A droga da obediência (Moderna), de Pedro Bandeira, são outros clássicos que sempre retornam à lista no início do ano.

Em Não Ficção, destaque novamente para os devocionais e “conversas com Deus”. Café com Deus Pai 2025 (Vélos), de Junior Rostirola, ocupa a primeira posição. O Deus que destrói sonhos (Thomas Nelson), de Rodrigo Bibo; Devocional mulheres (Vida), de Viviane Martinello; Café com Deus Pai 2025 Kids (Vélos) e Conversa com Deus Pai (Principis), de Amanda Veras, também estão presentes na lista.

E às vésperas da cerimônia do Oscar – que ocorre no dia 2 de março – a abra Ainda estou aqui (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva, se mantém na lista. Neste mês, na terceira posição.

No ranking das editoras, a Planeta inicia o ano na primeira colocação com sete obras emplacadas nas listas. O segundo lugar ficou com o Grupo Editorial Record, e o terceiro com o Grupo Companhia das Letras.

A lista Nielsen PublishNews baseia-se nos dados da solução Nielsen BookScan oferecida no Brasil, para autores nacionais. São consolidadas mensalmente as vendas de livros nacionais na base de livrarias e varejistas onde a Nielsen mede o número de livros vendidos na boca do caixa.

A lista de lojas analisadas inclui:

A Página
Amazon
Americanas.com (+Submarino e ShopTime)
Livraria Cultura
Livrarias Curitiba
Disal
Escariz
Lojas Americanas
Lojas Americanas Express
Leitura
Livraria da Travessa
Livraria da Vila
Dois Pontos
Drummond Livraria
Loyola
Livruz
Magazine Luiza
Martins Fontes
Nobel
Zastras
Carrefour
Pão de Açúcar

[05/02/2025 10:00:00]