Com foco na personalização da entrega, AYA Books ganha espaço no mercado editorial
PublishNews, Talita Facchini, 29/01/2025
Streaming de livros tem investido na tecnologia e na curadoria para democratizar a leitura e se destacar no mercado

© Aleksandr Grechanyuk / Shutterstock
© Aleksandr Grechanyuk / Shutterstock

Presente no mercado editorial brasileiro há pouco mais de dois anos, a AYA Books busca agora sua expansão focando em três pontos: diversificação do conteúdo, da tecnologia – como forma de facilitar o acesso das pessoas –, e da personalização da entrega.

A plataforma oferece mais de 20 mil títulos entre e-books, audiolivros e minilivros e conta com dois modelos de negócio no aplicativo: o de posse, em parceria com a TIM – acionista da Exa – e com outras empresas, no qual o cliente recebe uma obra por mês dependendo do seu plano; e o de assinatura – o streaming de livros – que oferece os 20 mil títulos, por R$ 9,90 mensais.

Muito por conta da parceria com a TIM, em apenas dois anos de atuação, a AYA Books já está disponível para mais de 40 milhões de brasileiros. O desafio, no entanto, é justamente informar aos clientes da existência do aplicativo e fazê-los entender que o acesso é mais simples do que se imagina.

A AYA Books está inserida em um contexto maior: faz parte do Grupo FS, que por sua vez tem a Exa – empresa de soluções digitais em cibersegurança – como subsidiária. Assim, o sistema AYA Conteúdos conta com apps como o AYA Books – oferecendo livros digitais e audiolivros –; AYA Books Kids, voltado para o público infantojuvenil; AYA Bancah, com jornais e revistas digitais; e o AYA Ensinah, pioneiro no setor educacional e editorial do Brasil via assinatura digital. “A nossa ideia é entender como o usuário quer receber o conteúdo e como podemos peneirar e criar um acervo que, de fato, tenha uma boa qualidade a ponto de alguém tirar R$ 10 do bolso para comprar o nosso produto”, explica Laura Rocha Barros, COO da Exa.

Pensando na personalização de entrega, a AYA tem construído uma equipe para colocar essas ideias em prática. Biatriz Machado, por exemplo, se juntou ao Grupo nos últimos dois anos como executiva e diretora de conteúdos. Ela explica que a ideia central da empresa é conseguir justamente trazer para o cliente o que ele precisa. “Quando falamos em leitura e acesso, temos que pensar que não vamos conseguir evoluir se não tivermos a maior parceria possível com as editoras. Então, na verdade, a grande engrenagem que vai nos fazer andar para frente é essa parceria”, destaca. “Muito por conta disso, temos tido resultados significativos no nosso app nos últimos tempos”, compartilhou com o PN.

De janeiro a novembro de 2024, o volume de downloads no app da AYA Books dobrou e a base de usuários ativos triplicou, em comparação ao mesmo período no ano anterior.

Além disso, o app já ultrapassou grandes players do mercado na categoria de apps de livros gratuitos, saindo da posição 58ª para a 4ª na Play Store e alcançando a 11ª na Apple Store, mostrando uma curva de crescimento acelerado. “Isso porque começamos a conseguir fazer alianças muito fortes com as editoras”, destaca Bia. Entre as ações realizadas pela AYA, estão, por exemplo, o apoio às editoras em eventos diversos, oferecendo dentro dos estandes degustação de audiolivros e patrocínio em noite de autógrafos. “Somos o meio que une as duas pontas: o leitor e o cliente”, define.

A plataforma conta hoje com um acervo de mais de 150 editoras e a cada mês vem acrescentando novas parcerias para um portfólio robusto que atinja a todos os públicos.

“A ideia para 2025, depois de todas essas mudanças estruturais que fizemos, é focar no gosto dos nossos clientes e realizar uma curadoria mais criteriosa. Ou seja, a ideia é customizar ainda mais”, conta Machado.

Também para 2025, buscando o crescimento e democratização da leitura no país, o time está focado em ações relevantes do mercado editorial como, por exemplo, a Bienal do Livro Rio, em junho.

[29/01/2025 11:00:00]