Publicidade
Publicidade
Luciane Mustafá recebe o prêmio Ler é Legal 2024 na categoria Literatura Geral
PublishNews, Redação, 15/01/2025
Premiada com a obra 'Uma vitória interrompida', Luciane se consagra como 'uma voz potente que celebra a literatura como transformação'

Luciane Mustafá recebeu o Prêmio "Ler é Legal" em sua 4ª edição, promovido pela Divisão de Cultura (Dicult) do MPDFT, e se consagrou como uma das grandes vozes da literatura no Distrito Federal.

Em 28 de novembro de 2024, o Espaço Cultural do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) foi palco da cerimônia de entrega do prêmio a escritores locais que contribuem significativamente para a cultura e a literatura. Na categoria Literatura Geral, o troféu foi concedido à escritora Luciane Mustafá, em reconhecimento à excelência de sua obra e seu impacto transformador no cenário literário.

Com honrarias nacionais e internacionais, incluindo o Ouro no 24º International Latino Book Awards, em Los Angeles, por seu romance para adolescentes Uma vitória interrompida e Menção Honrosa pelo livro de contos Jovens & Sábias, Luciane Mustafá é agora laureada pelo Prêmio Ler é Legal 2024. Essa premiação anual valoriza a produção literária do DF e Territórios, incentivando a leitura e destacando os talentos locais, com base em critérios como originalidade, criatividade, relevância do tema, clareza e objetividade textual.

Exposição aberta ao público

Além da cerimônia, a premiação marcou a abertura da exposição das obras selecionadas, sob a coordenação de Crygina Bandeira, curadora do Espaço Cultural do MPDFT. A exposição ficará aberta para visitação no Espaço Cultural do MPDFT até o dia 2 de março de 2025, das 12h às 19h.

Dr. Fausto Rodrigues, promotor de justiça e idealizador do prêmio, exaltou a relevância do trabalho de Luciane e a qualidade das suas obras. Para ele, com uma narrativa envolvente e repleta de mensagens relevantes, a escritora surpreende o leitor, e em seu livro Uma vitória interrompida, cada página trata de temas sensíveis como adolescência, álcool e drogas de maneira emocionante e impactante. A obra transcende a literatura juvenil e dialoga com leitores de todas as idades.

Luciane também foi elogiada por seu livro de contos Jovens & Sábias, descrito como uma coletânea de histórias cativantes e reflexivas, que nos faz sentir parte das histórias. Emocionada, expressou a relevância deste reconhecimento: “A literatura transforma vidas, e receber este prêmio é uma honra que reforça minha missão como escritora. Escrever é uma forma de inspirar, provocar reflexões e incentivar as pessoas a encontrarem o melhor de si.”

A escritora dá palestras em escolas abordando temas pertinentes à adolescência e ressalta a necessidade de se discutirem assuntos sensíveis. “Como ferramenta de formação, a literatura desempenha um papel fundamental na formação do jovem, transcendendo as páginas dos livros para moldar mentes, estimular a imaginação e fornecer valiosas descobertas sobre a complexidade da condição humana”, ressalta.

“Infelizmente, há uma enorme carência de um programa efetivo nas escolas em todas as esferas sociais para discussão das vertentes da adolescência. É necessário se criar um espaço de acolhimento para jovens para tratar temas como relacionamentos inter e intrapessoais, inúmeros desafios das transformações próprias dessa fase e riscos como o uso de álcool, drogas e cigarros. É o que eu faço nas escolas por meio de minhas palestras e a leitura afetiva da obra, e os resultados superaram todas as expectativas. É incrível como o jovem está sedento por um acolhimento que ressoe com suas inquietações.", explica Luciane.

Mustafá, goianiense residente em Brasília desde 2008, tem uma trajetória marcada por conquistas literárias, e além de escritora, é também palestrante, musicoterapeuta e especializada em gestão de pessoas, e se dedica a inspirar mulheres, jovens, pais e professores em suas palestras.

Sobre a obra

Premiado com Ouro em um dos maiores concursos internacionais - O International Latino Book Awards - em 2022, o romance Uma vitória interrompida, escrito por Luciane Mustafá, conta a história de três famílias, uma High School em São Paulo, e cinco jovens cujos destinos serão determinados pela fé, coragem e paixão...

A história se inicia com Lucas, 15 anos, curado de câncer, que recebe alta do seu tratamento nos EUA e volta à mesma escola em que sempre estudou no Brasil. Ferido, considera-se um mártir e terá que aprender a lidar com suas dores e frustrações. Então temos Felipe, seu amigo de infância, que o espera para compartilharem as aventuras que sempre os uniram: os torneios esportivos, o cotidiano na escola e a convivência com os amigos de sempre. Lud e Mari, ambas com 13 anos, são amigas desde pequenas e anseiam o reencontro para prosseguirem suas vidas cheias de sonhos e planos. Evelyn, amiga de Lucas e Felipe, sonha com o retorno de Lucas. Seu relacionamento com os pais é fragilizado e enfrentará algumas provações que nos mostrarão o poder do amor e do perdão.

Mais que um livro, uma lição de vida que, além de abordar o submundo do álcool e das drogas na adolescência, explana também sobre os encantos dessa fase, como a descoberta do primeiro amor, as amizades fraternas, os conflitos, as inseguranças e a paixão por esportes.

A história de Lucas confronta-nos sobre a importância do apoio familiar e/ou profissional em um momento delicado na vida de um jovem, a fim de auxiliá-lo a gerenciar seus conflitos e suas emoções. Ao descrever a saga de jovens como Felipe, Evelyn, Lud e Mari, Luciane Mustafá leva-nos a repensar jargões sociais preestabelecidos como a tal “aborrescência” e nos ensina, definitivamente, que a adolescência pode, com o suporte adequado, ser mais uma das belas fases da vida.

Uma vitória interrompida
Autora: Luciana Mustafá
Editora: Up Solutions
Páginas: 280
Preço: R$ 54,90 (físico)
Onde comprar: Amazon, e-book (R$ 29,90)

Contato da escritora para palestras e vivências: luciane@gpup.com.br
Instagram: @escritoraluciane

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
​ Leticya Pires apresenta em 'Você gosta de ganhar presente?' uma história que desperta a curiosidade e o encantamento sobre o significado dos presentes
O livro conta a história de Mathias Rodrigues, um menino superdotado de sete anos que, mesmo cercado por amor, enfrenta os desafios de crescer em uma família de pais separados
P.S. Florêncio apresenta em 'O menino da cesta: como se tornar num vencedor' a emocionante trajetória de Pepeu
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
Pra mim, a literatura é uma forma de produzir prazer.
Yala Araújo
Livreira da Gato sem Rabo

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar