
Desde a última edição da reunião, realizada em 2024 e dedicada à França, o mercado de áudio continua a crescer internacionalmente. Os audiolivros seguem ganhando popularidade e afirmando-se como um complemento essencial ao formato tradicional, em linha com a mudança dos hábitos de consumo dos leitores. Com conteúdo inovador, ofertas de assinaturas em constante evolução e integração de inteligência artificial, como os editores podem se posicionar nesta indústria em constante evolução? Essas são algumas das questões que vão estar em pauta.
Serão cinco painéis pensados para entender mais sobre os principais temas e tendências atuais do setor de áudio no mundo editorial. O evento é realizado de maneira digital e tem inscrições gratuitas aqui.
Confira o programa completo:
- 10h: Giulia Lo Monaco (Bookwire): Moderadora
- 10h10: Informações de mercado: uma análise aprofundada dos dados sobre o mercado italiano de audiolivros
Com Bruno Giancarli (Associação Italiana de Editores) e Marco Ferrario (Bookwire)
- 10h40: Compreendendo o mercado italiano de audiolivros: desenvolvimentos e oportunidades, especificidades e semelhanças com mercados vizinhos
Com Juan Baixeras (Audible Espanha e Itália)
- 11h10: Como chamar a atenção das crianças: entretenimento sem tela e as vantagens da mídia dedicada
Ramona Palumbo (Disney Publishing) e Matteo Fabbrini (FABA)
- 11h40: IA e narrativa: experimentando novas oportunidades para áudio
Com Marco Novali (Storytel)
- 12h15: Uma nova fase do mercado italiano de audiolivros: especialistas e protagonistas do setor compartilham opiniões e expectativas para 2025
Com Miriam Spinnato (Mondadori) e Sergio Polimene (Officine Emons)
13h05: Encerramento do evento
Revista digital
A empresa também divulgou a nova edição da sua revista digital sobre a indústria editorial, com o título: "The future of book publishing – 2025 and beyond" (O futuro do editorial – 2025 e além).
"O início de um novo ano é uma ótima época para fazer um balanço e olhar para o que o caminho adiante pode representar sobre mudanças, mas também no que pode permanecer o mesmo", diz o texto de apresentação da revista, escrito por Andrew Rhomberg, da Jellybooks. "Em grande parte, o mercado editorial, especialmente o trade, testemunhou mais uma evolução gradual do que uma mudança disruptiva nos últimos 25 anos. Em um esforço de ver além do hype e da emoção, elaborei uma lista com onze grandes tendências – algumas novas e outras mais antigas – que estão moldando o mercado:
- IA
- Audiolivros
- HQs, Graphic Novels e Mangá
- Livros como objetos de luxo
- Uma nova forma de comércio online varejista
- Escala e consolidação
- Globalização
- Redes Sociais
- Streaming
- Acessibilidade
- A questão da leitura (The Reading Gap)".
Clique aqui para acessar a revista (em inglês).