A Pottermore Publishing – editora de audiolivros e e-books da série Harry Potter, de J.K. Rowling, e títulos associados do mundo mágico – relatou na última quinta (19) que teve um ano recorde.
A empresa relatou na Companies House que as receitas no ano – contadas até 31 de março de 2024 – aumentaram em £ 0,6 milhões para £ 48,8 milhões – aproximadamente R$ 368 milhões – (2023: £ 48,2 milhões) e os lucros antes dos impostos também aumentaram em 21% para £ 11,4 milhões (2023: £ 9,4 milhões).
"A Pottermore teve um ano recorde graças às suas fortes parcerias comerciais com as vendas dos e-books e audiolivros de Harry Potter agora estabelecidas em um padrão mais regular após os picos durante a pandemia de Covid", diz o relatório. A trajetória financeira da empresa foi volátil após a pandemia, com lucros caindo 40% em 2022 antes de melhorar muito no ano passado.
O relatório da Companies House frisa também que foi também um ano com menos lançamentos de conteúdo e que o custo das vendas caiu para £ 32,6 milhões ante os £ 35,3 milhões em 2023, incluindo comissões e royalties.
A Pottermore Publishing disponibiliza seu catálogo por meio de uma rede de distribuição global, incluindo parceiros de varejo e biblioteca online, incluindo Amazon, Apple, Audible, BookBeat, Google e Yoto, entre outros.
Novos audiolivros dos títulos da Biblioteca de Hogwarts foram produzidos e lançados em búlgaro, dinamarquês e finlandês, e e-books da série Harry Potter foram publicados em búlgaro e espanhol latino-americano.
“Até o momento, as negociações no ano atual (até 31 de março de 2024) excederam as expectativas da gerência em grande parte devido à Audible. A empresa fechou um acordo de coprodução com a Audible para criar novos audiolivros de edição completa da série Harry Potter em inglês [pela primeira vez, com lançamento previsto para 2025] e os audiolivros de Harry Potter 1-7 também serão produzidos em grego pela primeira vez”, disse a editora ao The Bookseller.
A Pottermore Publishing adiantou ainda que, no geral, as vendas de e-books e audiolivros digitais de Harry Potter permanecem fortes e 2024-25 deve apresentar outro desempenho lucrativo.